Entre os dias 31 de março e 2 de abril, Viana do Castelo acolhe mais um Fim-de-semana Gastronómico, que inclui feirão, animação musical, workshop de palmitos, visitas a adegas e vinho a bordo, para além de descontos em alojamento.
Em Viana do Castelo, o “Fim-de-semana Gastronómico” é organizado pela Câmara Municipal e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Inclui um diversificado programa de animação para acompanhar o tradicional prato “Bacalhau à Viana“, servido nos restaurantes aderentes a esta iniciativa. As “Pataniscas de Bacalhau“, a “Torta de Viana“, doce típico e produto certificado, são sugestão para almoço ou jantar, assim como os vinhos dos diversos produtores deste concelho.
No âmbito da iniciativa, será promovido um desconto de 10% nos alojamentos aderentes nas noites de sexta-feira e sábado. Nos restaurantes aderentes, os clientes terão direito a oferta de um copo de vinho, precisando apenas de se apresentar no âmbito do Fim-de-semana Gastronómico.
A 1 de abril, o Feirão da Patanisca acontece entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da República, numa organização da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, com o apoio da Câmara Municipal.
No mesmo dia, e no mesmo horário, a praça rainha acolhe um Workshop de Palmitos, promovido pela Vianafestas.
No sábado, das 10h00 às 17h00, será também organizada uma Visita à Adega e Provas de Vinho, no Solar de Merufe, em Santa Maria de Geraz do Lima, numa iniciativa limitada a 16 pessoas, mediante inscrição (solardemerufe@gmail.com, 966 125 666 ou 258 731 525).
Já no domingo, 2 de abril, o centro histórico vianense acolhe, das 10h30 às 12h30, animação musical com Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço.
Nessa tarde, acontece a iniciativa Vinho a Bordo, das 15h00 às 16h30, sendo que o ponto de encontro acontece no pontão junto ao complexo da Marina (marcação prévia até 29 março para geral@atriumareias.com ou 967 130 119), numa organização Atrium Areias com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.