A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber amanhã, no dia 10 de junho, a 11ª edição da Festa Gastronómica da Savelha.
Arroz de bulho com savelha frita, savelha grelhada na brasa, savelha em escabeche e vitela assada no espeto compõem a oferta gastronómica deste evento.
A iniciativa decorre no Parque de Lazer Pesqueira dos Frades, em Ganfei e inicia às 8h00 com uma concentração dos pescadores para a jornada de pesca apeada e em embarcação. Pelas 12h00 está marcada a benção das canas, seguida do almoço convívio.
A animação está ainda a cargo da Equipa Cachadinha constituída por Peixoto de Braga, Sara Cristina e Joel Ruteia. Para as 17h00 está programado o reconhecimento dos melhores exemplares, da jornada de pesca, nas categorias: savelha mais pesada capturada de barco e savelha mais pesada capturada na margem.
As savelhas do Rio Minho são peixes de dimensão considerável, atingindo com facilidade os dois quilos.
A iniciativa da festa gastronómica é do Grupo Desportivo Ganfeiense e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Ganfei.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.