O Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte- CCDRN, Carlos Cunha e mais de 50 entidades da euro região marcaram presença na defesa da declaração conjunta "Ligação de Alta Velocidade Galiza – Norte de Portugal: Uma Prioridade", em Valença.
O salão central da antiga Alfândega de Valença foi o palco para este ato simbólico e estratégico, das forças vivas do Norte de Portugal e da Galiza, na defesa de uma infraestrutura considerada vital para todo o eixo atlântico peninsular.
Coube à vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, abrir a sessão, dar as boas-vindas e fazer a primeira defesa de uma infra-estrutura muito desejada e vital para a dinâmica de Valença e de todo este território transfronteiriço.
Para o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, a ligação de Alta Velocidade de Vigo ao Porto e a Lisboa é uma infraestrutura à altura da aproximação dos nossos povos, uma realidade que não pode ter volta atrás, um esforço conjunto vertebral para Portugal e a Galiza.
O Presidente da CCDRN, Carlos Cunha, relembrou que o espaço da antiga Alfândega de Valença nos confronta com a história e o futuro dos dois povos. Carlos Cunha considera a Alta Velocidade um projeto vertebrador com um impacto estruturante em todo o Noroeste Peninsular.
Todas as entidades presentes foram unânimes na defesa da declaração conjunta da priorização da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo, com paragem em Valença, bem como na necessidade urgente de reforçar / melhorar as atuais ligações ferroviárias internacionais, sobretudo, o emblemático comboio Celta.
O evento foi organizado pela CCDR Norte e pela Xunta de Galicia e contou com o apoio do Município de Valença.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.