O Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte- CCDRN, Carlos Cunha e mais de 50 entidades da euro região marcaram presença na defesa da declaração conjunta "Ligação de Alta Velocidade Galiza – Norte de Portugal: Uma Prioridade", em Valença.
O salão central da antiga Alfândega de Valença foi o palco para este ato simbólico e estratégico, das forças vivas do Norte de Portugal e da Galiza, na defesa de uma infraestrutura considerada vital para todo o eixo atlântico peninsular.
Coube à vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, abrir a sessão, dar as boas-vindas e fazer a primeira defesa de uma infra-estrutura muito desejada e vital para a dinâmica de Valença e de todo este território transfronteiriço.
Para o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, a ligação de Alta Velocidade de Vigo ao Porto e a Lisboa é uma infraestrutura à altura da aproximação dos nossos povos, uma realidade que não pode ter volta atrás, um esforço conjunto vertebral para Portugal e a Galiza.
O Presidente da CCDRN, Carlos Cunha, relembrou que o espaço da antiga Alfândega de Valença nos confronta com a história e o futuro dos dois povos. Carlos Cunha considera a Alta Velocidade um projeto vertebrador com um impacto estruturante em todo o Noroeste Peninsular.
Todas as entidades presentes foram unânimes na defesa da declaração conjunta da priorização da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo, com paragem em Valença, bem como na necessidade urgente de reforçar / melhorar as atuais ligações ferroviárias internacionais, sobretudo, o emblemático comboio Celta.
O evento foi organizado pela CCDR Norte e pela Xunta de Galicia e contou com o apoio do Município de Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.