Decorreu, na noite de quinta-feira, no auditório do Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a Gala do Centenário da Associação de Futebol de Viana.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, foi um dos cerca de 200 convidados que estiveram presentes na cerimónia.
Fernando Gomes destacou o Plano estratégico para 2030, a construção da Cidade do Futebol e os resultados desportivos das seleções nacionais como marcos notáveis, mas reconheceu que “nada disto teria sido possível sem o trabalho realizado pelas associações distritais”.

O Presidente da FPF sublinhou ainda o trabalho realizado pela atual direção da AFVC, especialmente pelo esforço feito nos últimos três anos, destacando a certificação, o projeto Superquinas e o aumento do número de praticantes.
O Presidente da AFVC, Jorge Sárria, dirigiu-se a todos os presentes e destacou que “os últimos 12 anos não deixam qualquer dúvida sobre a qualidade do trabalho associativo e federativo. O enorme contributo de todos os clubes, dirigentes e atletas deixam uma marca indelével no futebol nacional. Entre os muitos feitos alcançados, destaque para a certificação, elemento crucial para o desenvolvimento do futebol em todas as associações”

O Presidente também enalteceu o “contributo crucial da FPF para o desenvolvimento das associações e do número de praticantes em todos os distritos do país, bem como o trabalho desenvolvido na própria Associação”.
Durante o decorrer da cerimónia os Clubes, Atletas, Dirigentes, Colaboradores, Câmaras Municipais e Associações Federativas foram distinguidos pelos seus feitos e suas contribuições desportivas/associativas.
A Viana TV transmitiu a cerimonia em direto.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.