Decorreu, na noite de quinta-feira, no auditório do Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a Gala do Centenário da Associação de Futebol de Viana.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, foi um dos cerca de 200 convidados que estiveram presentes na cerimónia.
Fernando Gomes destacou o Plano estratégico para 2030, a construção da Cidade do Futebol e os resultados desportivos das seleções nacionais como marcos notáveis, mas reconheceu que “nada disto teria sido possível sem o trabalho realizado pelas associações distritais”.

O Presidente da FPF sublinhou ainda o trabalho realizado pela atual direção da AFVC, especialmente pelo esforço feito nos últimos três anos, destacando a certificação, o projeto Superquinas e o aumento do número de praticantes.
O Presidente da AFVC, Jorge Sárria, dirigiu-se a todos os presentes e destacou que “os últimos 12 anos não deixam qualquer dúvida sobre a qualidade do trabalho associativo e federativo. O enorme contributo de todos os clubes, dirigentes e atletas deixam uma marca indelével no futebol nacional. Entre os muitos feitos alcançados, destaque para a certificação, elemento crucial para o desenvolvimento do futebol em todas as associações”

O Presidente também enalteceu o “contributo crucial da FPF para o desenvolvimento das associações e do número de praticantes em todos os distritos do país, bem como o trabalho desenvolvido na própria Associação”.
Durante o decorrer da cerimónia os Clubes, Atletas, Dirigentes, Colaboradores, Câmaras Municipais e Associações Federativas foram distinguidos pelos seus feitos e suas contribuições desportivas/associativas.
A Viana TV transmitiu a cerimonia em direto.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.