A 7ª edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo e o Encerramento da Cidade Europeia 2023 vai realizar-se, este sábado, no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Trata-se de um evento que pretende reconhecer o mérito dos diversos agentes desportivos que, ao longo do ano tiveram um papel preponderante no Desporto do concelho. Este ano o evento volta a contar com o desporto escolar que esteve nos anos anteriores condicionado pela pandemia.
A VII Gala do Desporto de Viana do Castelo presta homenagem a 154 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundiais.
Serão galardoados 125 atletas que conquistaram títulos nacionais por clubes de Viana do castelo e 15 por clubes de outras localidades, 7 atletas com títulos escolares e universitários e 18 atletas com títulos ou com pódios a nível europeu, mundial ou Intercontinental e ainda 2 atletas militares com títulos nacionais conquistados.
Serão ainda distinguidos 17 clubes vianenses campeões nacionais ou com atletas campeões.
Este evento anual, organizado pelo Município vianense, vai voltar a distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos, que durante a época passada mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados ao desporto de Viana do Castelo.
Este sábado, 6 de janeiro, serão ainda atribuídos prémios especiais do Júri para, Atleta do Ano (feminino e masculino); Treinador do Ano; Atleta revelação do Ano (masculino e feminino); Dirigente; Equipa e Clube do Ano.
Serão ainda atribuídos, o Prémio Homenagem e um Prémio Especial, indicados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre.
A VII Gala de Desporto marcará ainda o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2023, sendo que Viana do Castelo foi considerada a melhor da Europa.
Em 2024, será Viseu, a Cidade Europeia do Desporto. O Presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, marcará presença, esta noite, em Viana do Castelo, para participar na gala de encerramento e para receber o testemunho para 2024.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.