A 7ª edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo e o Encerramento da Cidade Europeia 2023 vai realizar-se, este sábado, no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Trata-se de um evento que pretende reconhecer o mérito dos diversos agentes desportivos que, ao longo do ano tiveram um papel preponderante no Desporto do concelho. Este ano o evento volta a contar com o desporto escolar que esteve nos anos anteriores condicionado pela pandemia.
A VII Gala do Desporto de Viana do Castelo presta homenagem a 154 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundiais.
Serão galardoados 125 atletas que conquistaram títulos nacionais por clubes de Viana do castelo e 15 por clubes de outras localidades, 7 atletas com títulos escolares e universitários e 18 atletas com títulos ou com pódios a nível europeu, mundial ou Intercontinental e ainda 2 atletas militares com títulos nacionais conquistados.
Serão ainda distinguidos 17 clubes vianenses campeões nacionais ou com atletas campeões.
Este evento anual, organizado pelo Município vianense, vai voltar a distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos, que durante a época passada mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados ao desporto de Viana do Castelo.
Este sábado, 6 de janeiro, serão ainda atribuídos prémios especiais do Júri para, Atleta do Ano (feminino e masculino); Treinador do Ano; Atleta revelação do Ano (masculino e feminino); Dirigente; Equipa e Clube do Ano.
Serão ainda atribuídos, o Prémio Homenagem e um Prémio Especial, indicados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre.
A VII Gala de Desporto marcará ainda o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2023, sendo que Viana do Castelo foi considerada a melhor da Europa.
Em 2024, será Viseu, a Cidade Europeia do Desporto. O Presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, marcará presença, esta noite, em Viana do Castelo, para participar na gala de encerramento e para receber o testemunho para 2024.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.