A 7ª edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo e o Encerramento da Cidade Europeia 2023 vai realizar-se, este sábado, no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Trata-se de um evento que pretende reconhecer o mérito dos diversos agentes desportivos que, ao longo do ano tiveram um papel preponderante no Desporto do concelho. Este ano o evento volta a contar com o desporto escolar que esteve nos anos anteriores condicionado pela pandemia.
A VII Gala do Desporto de Viana do Castelo presta homenagem a 154 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundiais.
Serão galardoados 125 atletas que conquistaram títulos nacionais por clubes de Viana do castelo e 15 por clubes de outras localidades, 7 atletas com títulos escolares e universitários e 18 atletas com títulos ou com pódios a nível europeu, mundial ou Intercontinental e ainda 2 atletas militares com títulos nacionais conquistados.
Serão ainda distinguidos 17 clubes vianenses campeões nacionais ou com atletas campeões.
Este evento anual, organizado pelo Município vianense, vai voltar a distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos, que durante a época passada mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados ao desporto de Viana do Castelo.
Este sábado, 6 de janeiro, serão ainda atribuídos prémios especiais do Júri para, Atleta do Ano (feminino e masculino); Treinador do Ano; Atleta revelação do Ano (masculino e feminino); Dirigente; Equipa e Clube do Ano.
Serão ainda atribuídos, o Prémio Homenagem e um Prémio Especial, indicados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre.
A VII Gala de Desporto marcará ainda o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2023, sendo que Viana do Castelo foi considerada a melhor da Europa.
Em 2024, será Viseu, a Cidade Europeia do Desporto. O Presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, marcará presença, esta noite, em Viana do Castelo, para participar na gala de encerramento e para receber o testemunho para 2024.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.