A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte, informa que se encontram abertos três avisos no âmbito do programa MAR 2030, com uma dotação global superior a 1 milhão de euros.
Estes avisos destinam-se a apoiar projetos locais inovadores e sustentáveis, com impacto direto nas comunidades costeiras dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.
A área de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte abrange estes cinco concelhos, que têm uma forte ligação ao mar e à atividade piscatória, englobando as sub-regiões do Alto Minho e do Cávado. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro de 2025.
Os avisos lançados integram a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) do GAL Costeiro do Litoral Norte e refletem uma visão de desenvolvimento sustentável, com enfoque na valorização das comunidades costeiras, conservação ambiental e promoção da identidade marítima do território, incentivando novas dinâmicas de desenvolvimento económico e criação de emprego.
O GAL aposta na valorização dos recursos, tradições marítimas e piscatórias do território através de três avisos específicos. O primeiro, denominado “Turismo Azul” (Concurso MAR2030-2025-19), conta com uma dotação de 498.455 euros e destina-se ao apoio a iniciativas de valorização turística sustentável com base nos recursos naturais e culturais da faixa costeira. Este aviso inclui a estruturação de produtos e experiências de turismo náutico, criação de rotas e percursos entre as Aldeias de Mar e o Caminho da Costa, certificação e promoção de alojamento e restauração associada a produtos do mar, bem como valorização do património cultural das comunidades piscatórias. As entidades elegíveis são autarquias, associações, empresas (micro e pequenas) e entidades privadas com ou sem fins lucrativos.
O segundo aviso, “Comunidades do Litoral” (Concurso MAR2030-2025-18), com uma dotação de 329.475 euros, incentiva ações de inclusão social, capacitação e valorização cultural ligadas ao território e à tradição marítima. Este concurso promove as Aldeias de Mar, valoriza saberes e práticas costeiras, apoia redes colaborativas locais e desenvolve ações dirigidas ao envelhecimento ativo e promoção da saúde, especialmente junto da fileira da pesca. Podem candidatar-se autarquias, associações sem fins lucrativos e cooperativas.
O terceiro aviso, “O Mar do Litoral Norte” (Concurso MAR2030-2025-17), dotado com 214.542 euros, foca-se na qualidade ambiental, literacia dos oceanos e economia circular. Apoia ações de mitigação das alterações climáticas com soluções baseadas na natureza, prevenção da poluição marinha e sensibilização ambiental, recolha e reciclagem de artes de pesca, bem como atividades escolares e eventos de valorização dos produtos do mar. As entidades elegíveis são autarquias, instituições de ensino superior e associações sem fins lucrativos.
A muita aguardada Festa da Truta de Paredes de Coura é já este fim de semana, 30 e 31 de maio e 1 de junho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe este sábado, dia 31 de maio, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, o espetáculo “Amadeo(s)”, uma criação do Teatro Art’Imagem que propõe uma abordagem singular à vida e obra do pintor modernista Amadeo de Souza-Cardoso.
O Centro Municipal de Atletismo de Vila Nova de Cerveira transforma-se, esta sexta-feira, num parque de diversões para celebrar o Dia Mundial da Criança 2025. Cerca de 600 crianças do ensino pré-escolar (público e privado) e do 1.º ciclo do concelho vão viver um dia repleto de animação, sob o mote de uma nostálgica e alegre Feira Popular.
O Município de Viana do Castelo foi reconhecido com o Selo de Mérito – categoria Ouro (2025-2026) pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), do Movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais”! Este prémio destaca as melhores práticas de apoio aos cuidadores informais, num total de 70 autarquias avaliadas.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte, informa que se encontram abertos três avisos no âmbito do programa MAR 2030, com uma dotação global superior a 1 milhão de euros.
Os votos dos emigrantes portugueses, que decidirão qual o segundo partido mais votado nas últimas legislativas em Portugal, começam hoje a ser contabilizados em Lisboa, estando marcado o seu apuramento final para quarta-feira. Foram quase 300 mil votos de emigrantes que chegaram a Lisboa
Ana Filipa Silva, docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida com o Prémio Investigação pela Portugal Activo pelo trabalho inovador no projeto europeu Fit4Alz – Fitness for Alzheimer.