A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte, informa que se encontram abertos três avisos no âmbito do programa MAR 2030, com uma dotação global superior a 1 milhão de euros.
Estes avisos destinam-se a apoiar projetos locais inovadores e sustentáveis, com impacto direto nas comunidades costeiras dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.
A área de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte abrange estes cinco concelhos, que têm uma forte ligação ao mar e à atividade piscatória, englobando as sub-regiões do Alto Minho e do Cávado. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro de 2025.
Os avisos lançados integram a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) do GAL Costeiro do Litoral Norte e refletem uma visão de desenvolvimento sustentável, com enfoque na valorização das comunidades costeiras, conservação ambiental e promoção da identidade marítima do território, incentivando novas dinâmicas de desenvolvimento económico e criação de emprego.
O GAL aposta na valorização dos recursos, tradições marítimas e piscatórias do território através de três avisos específicos. O primeiro, denominado “Turismo Azul” (Concurso MAR2030-2025-19), conta com uma dotação de 498.455 euros e destina-se ao apoio a iniciativas de valorização turística sustentável com base nos recursos naturais e culturais da faixa costeira. Este aviso inclui a estruturação de produtos e experiências de turismo náutico, criação de rotas e percursos entre as Aldeias de Mar e o Caminho da Costa, certificação e promoção de alojamento e restauração associada a produtos do mar, bem como valorização do património cultural das comunidades piscatórias. As entidades elegíveis são autarquias, associações, empresas (micro e pequenas) e entidades privadas com ou sem fins lucrativos.
O segundo aviso, “Comunidades do Litoral” (Concurso MAR2030-2025-18), com uma dotação de 329.475 euros, incentiva ações de inclusão social, capacitação e valorização cultural ligadas ao território e à tradição marítima. Este concurso promove as Aldeias de Mar, valoriza saberes e práticas costeiras, apoia redes colaborativas locais e desenvolve ações dirigidas ao envelhecimento ativo e promoção da saúde, especialmente junto da fileira da pesca. Podem candidatar-se autarquias, associações sem fins lucrativos e cooperativas.
O terceiro aviso, “O Mar do Litoral Norte” (Concurso MAR2030-2025-17), dotado com 214.542 euros, foca-se na qualidade ambiental, literacia dos oceanos e economia circular. Apoia ações de mitigação das alterações climáticas com soluções baseadas na natureza, prevenção da poluição marinha e sensibilização ambiental, recolha e reciclagem de artes de pesca, bem como atividades escolares e eventos de valorização dos produtos do mar. As entidades elegíveis são autarquias, instituições de ensino superior e associações sem fins lucrativos.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.