Logo
Regional

GAF de Viana do Castelo vai promover “reflexão sobre o papel das instituições sociais”

17 Maio, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo vai promover, na próxima semana, uma reflexão sobre o papel das instituições sociais, organizando uma marcha de reconhecimento de um setor “nem sempre valorizado”.

“Não é uma marcha com uma lógica de reivindicação, mas para dizer que existimos, temos um impacto muito significativo na sociedade, contribuímos de forma muito positiva para a sociedade, em termos de Produto Interno Bruto (PIB) e de mercado de trabalho, e, por esse motivo, é importante que nos valorizem e reconheçam o nosso trabalho”, afirmou hoje à agência Lusa a coordenadora do GAF, Leandra Rodrigues.

A iniciativa abre a 30.ª edição das jornadas da instituição, com sede em Viana do Castelo, que decorrem na próxima quinta e sexta-feira, como o tema “3.º Setor: Na linha da frente…e depois?”.

Os participantes na marcha pelo reconhecimento do setor social, que está marcada para o dia 23, vão envergar uma camisola numa iniciativa sem palavras de ordem ou cartazes.

A partida acontecerá às 09:30 do auditório professor Lima de Carvalho e terá a duração de cerca de uma hora e meia.

A ação vai percorrer as principais artérias da cidade que estarão fechadas à circulação automóvel, para “dar mais visibilidade à mensagem que o GAF pretende passar”.

“É um momento em que as pessoas vão sair para as ruas para dar visibilidade ao trabalho que as instituições sociais desenvolvem, por percebermos que não é valorizado por diferentes setores da sociedade. Os nossos parceiros mais diretos, as entidades públicas, reconhecem o trabalho das instituições sociais, mas percebemos que este trabalho não é devidamente valorizado pela própria comunidade”, afirmou Leandra Rodrigues.

Para a coordenadora do GAF, “o Estado, muitas vezes é o primeiro a não reconhecer o trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

“Muito do nosso trabalho é desenvolvido em substituição do Estado. É um trabalho que o Estado assume mas que depois contratualiza com as instituições sociais, mas nem sempre a forma como contratualiza faz jus ao que efetivamente é feito pelo setor. Há estudos que revelam que o trabalho feito pelo setor social é mais profissionalizado, com bastante rigor, mas que muitas vezes, até financeiramente, é mal pago”, sublinhou.

O GAF, que no dia 24 cumpre 30 anos de atividade, está a apelar à participação através das redes sociais e de convites enviados a diversas entidades do setor social do distrito de Viana do Castelo e até de concelhos vizinhos de outros distritos, estimando que a iniciativa possa vir a contar com mais de 100 participantes.

O gabinete “ao serviço da promoção da dignidade da pessoa humana” desenvolve intervenções diversificadas para garantirem aos mais desfavorecidos o direito pleno de cidadania e respeito incondicional pela igualdade na diversidade.

A 30.ª edição das jornadas do GAF, este ano sob a responsabilidade das equipas técnicas que coordenam as várias áreas de intervenção da instituição, vai “abordar a temática das organizações comunitárias e sociais do 3.º Setor (IPSS)”.

Estas instituições pretendem ser “organizações que fazem uma opção pelas grandes causas sociais de inclusão, demarcando-se das organizações que visam a produtividade ao serviço dos grandes grupos económicos/minorias dominadoras, com marcas de competição desenfreada, focalizada na produção de resultados, excluindo os cidadãos vulneráveis, inviabilizando ou dificultando a promoção da justiça social”.

As “jornadas, abertas preferencialmente à comunidade local do distrito, pretendem proporcionar momentos de reflexão e formação aos profissionais das áreas sociais e humanas que intervêm em equipas multidisciplinares nas várias instituições das comunidades locais, com grupos-alvos mais vulneráveis, em ordem a devolver-lhes a condição de plenos direitos e deveres”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.