Gabriela Morais Sampaio, de 26 anos, é a Mordoma escolhida para o cartaz deste ano. Residente em Vila Nova de Anha e gerontóloga de profissão, Gabriela expressa o significado profundo da Romaria d'Agonia, descrevendo-a como a identidade do povo vianense, um legado que honra os antepassados e uma manifestação de fé e devoção.
Para Gabriela, ser a Mordoma do cartaz é uma enorme responsabilidade e um grande orgulho, representando todas as mulheres vianenses.
A Mordoma do cartaz foi selecionada, no passado mês de maio, numa cerimónia que juntou 20 candidatas, que antecedeu a conceção do cartaz a que a mordoma dá o rosto. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela concretiza o sonho de representar as mulheres de Viana do Castelo.
“Prometo que vou tentar transmitir todo o amor, toda a alegria, fé e devoção, que se vive e sente na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, afirmou a jovem, que se apresentará na romaria com o seu traje à vianesa, vermelho de Carreço, e com ouro da família ao peito.
Gabriela enverga o traje de lavradeira vermelho, característico da freguesia de Carreço, uma indumentária que data dos finais dos anos 30 e início dos anos 40.
“Este traje foi sendo adquirido aos poucos, e é constituído por peças antigas graças a recolhas feitas. Nesta freguesia, este traje era usado exclusivamente em ocasiões e eventos especiais. A particularidade deste traje está na simplicidade da barra preta da saia sem qualquer bordado, do colete apenas ornamentado com missangas no veludo e do lenço do peito trespassado à frente, ficando traçado a rematar o decote tão característico de Carreço e Afife. Por este decote, as raparigas destas freguesias eram intituladas de «descamisadas», explicou a mordoma.
Este traje, simples mas significativo, é complementado pelo ouro que carrega ao peito, peças com histórias familiares que passam de geração em geração. Destaca-se um cordão com uma medalha centenária, “que é passado sempre para a primeira neta”. Uma herança especial na sua família.
A Romaria d’Agonia 2024 realiza-se entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.