Gabriela Morais Sampaio, de 26 anos, é a Mordoma escolhida para o cartaz deste ano. Residente em Vila Nova de Anha e gerontóloga de profissão, Gabriela expressa o significado profundo da Romaria d'Agonia, descrevendo-a como a identidade do povo vianense, um legado que honra os antepassados e uma manifestação de fé e devoção.
Para Gabriela, ser a Mordoma do cartaz é uma enorme responsabilidade e um grande orgulho, representando todas as mulheres vianenses.
A Mordoma do cartaz foi selecionada, no passado mês de maio, numa cerimónia que juntou 20 candidatas, que antecedeu a conceção do cartaz a que a mordoma dá o rosto. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela concretiza o sonho de representar as mulheres de Viana do Castelo.
“Prometo que vou tentar transmitir todo o amor, toda a alegria, fé e devoção, que se vive e sente na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, afirmou a jovem, que se apresentará na romaria com o seu traje à vianesa, vermelho de Carreço, e com ouro da família ao peito.
Gabriela enverga o traje de lavradeira vermelho, característico da freguesia de Carreço, uma indumentária que data dos finais dos anos 30 e início dos anos 40.
“Este traje foi sendo adquirido aos poucos, e é constituído por peças antigas graças a recolhas feitas. Nesta freguesia, este traje era usado exclusivamente em ocasiões e eventos especiais. A particularidade deste traje está na simplicidade da barra preta da saia sem qualquer bordado, do colete apenas ornamentado com missangas no veludo e do lenço do peito trespassado à frente, ficando traçado a rematar o decote tão característico de Carreço e Afife. Por este decote, as raparigas destas freguesias eram intituladas de «descamisadas», explicou a mordoma.
Este traje, simples mas significativo, é complementado pelo ouro que carrega ao peito, peças com histórias familiares que passam de geração em geração. Destaca-se um cordão com uma medalha centenária, “que é passado sempre para a primeira neta”. Uma herança especial na sua família.
A Romaria d’Agonia 2024 realiza-se entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo.

A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.