Gabriela Morais Sampaio, de 26 anos, é a Mordoma escolhida para o cartaz deste ano. Residente em Vila Nova de Anha e gerontóloga de profissão, Gabriela expressa o significado profundo da Romaria d'Agonia, descrevendo-a como a identidade do povo vianense, um legado que honra os antepassados e uma manifestação de fé e devoção.
Para Gabriela, ser a Mordoma do cartaz é uma enorme responsabilidade e um grande orgulho, representando todas as mulheres vianenses.
A Mordoma do cartaz foi selecionada, no passado mês de maio, numa cerimónia que juntou 20 candidatas, que antecedeu a conceção do cartaz a que a mordoma dá o rosto. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela concretiza o sonho de representar as mulheres de Viana do Castelo.
“Prometo que vou tentar transmitir todo o amor, toda a alegria, fé e devoção, que se vive e sente na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, afirmou a jovem, que se apresentará na romaria com o seu traje à vianesa, vermelho de Carreço, e com ouro da família ao peito.
Gabriela enverga o traje de lavradeira vermelho, característico da freguesia de Carreço, uma indumentária que data dos finais dos anos 30 e início dos anos 40.
“Este traje foi sendo adquirido aos poucos, e é constituído por peças antigas graças a recolhas feitas. Nesta freguesia, este traje era usado exclusivamente em ocasiões e eventos especiais. A particularidade deste traje está na simplicidade da barra preta da saia sem qualquer bordado, do colete apenas ornamentado com missangas no veludo e do lenço do peito trespassado à frente, ficando traçado a rematar o decote tão característico de Carreço e Afife. Por este decote, as raparigas destas freguesias eram intituladas de «descamisadas», explicou a mordoma.
Este traje, simples mas significativo, é complementado pelo ouro que carrega ao peito, peças com histórias familiares que passam de geração em geração. Destaca-se um cordão com uma medalha centenária, “que é passado sempre para a primeira neta”. Uma herança especial na sua família.
A Romaria d’Agonia 2024 realiza-se entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.