Prosseguindo com o objetivo de devolver o Castelo a Cerveira e aos Cerveirenses - revertendo a decisão de ser transformado numa unidade hoteleira ao abrigo do programa REVIVE -, Vila Nova de Cerveira acolhe o Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV.
Enquadrada nesta rede europeia de promoção de boas-práticas aplicadas ao património dissonante, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a desenvolver um Plano de Ação Local focado na revitalização e valorização do Castelo de Cerveira, assumindo-o como um ponto de encontro para a comunidade local e visitantes, além de o alavancar como um motor para o desenvolvimento social, cultural e económico, consolidando a vila criativa de Cerveira no contexto nacional e internacional.
Sob a premissa “O Castelo é Nosso”, o executivo cerveirense liderado por Rui Teixeira pretende transformar o Castelo de Cerveira “num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura e desenvolvimento económico local”. Para essa concretização, e evocando que “um monumento classificado de interesse público (1974) deve fazer jus à sua utilidade pública”, é preciso reverter o projeto REVIVE e “devolver o Castelo de Cerveira ao usufruto de toda a população e dos turistas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, mostra-se satisfeito com a visita deste grupo de representantes europeus, “com ideias, testemunhos e experiências diversificadas na revitalização de património dissonante, corroborando in loco a beleza, imponência e importância do Castelo para a vila, vendo como o abandono a que está sujeito e debatendo as potencialidades”. Não obstante, este Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS acolhe um momento essência ade avaliação intermédia do trabalho desenvolvido por esta rede europeia, contando com a presença da estrutura técnica do programa URBACT.

Durante três dias, Vila Nova de Cerveira recebe representantes do Município de Cesena (Itália), na qualidade de líder da parceria, e das cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).
Além das reuniões exploratórias e de avaliação, o programa engloba uma sessão de boas-vindas pelo Presidente Rui Teixeira, e de uma visita guiada ao Castelo de Cerveira e à Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2024.
De salientar que projeto AR.C.H.ETHICS – Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV prolonga-se até dezembro de 2025, com várias ações a serem promovidas pelos parceiros europeus envolvidos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.