Prosseguindo com o objetivo de devolver o Castelo a Cerveira e aos Cerveirenses - revertendo a decisão de ser transformado numa unidade hoteleira ao abrigo do programa REVIVE -, Vila Nova de Cerveira acolhe o Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV.
Enquadrada nesta rede europeia de promoção de boas-práticas aplicadas ao património dissonante, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a desenvolver um Plano de Ação Local focado na revitalização e valorização do Castelo de Cerveira, assumindo-o como um ponto de encontro para a comunidade local e visitantes, além de o alavancar como um motor para o desenvolvimento social, cultural e económico, consolidando a vila criativa de Cerveira no contexto nacional e internacional.
Sob a premissa “O Castelo é Nosso”, o executivo cerveirense liderado por Rui Teixeira pretende transformar o Castelo de Cerveira “num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura e desenvolvimento económico local”. Para essa concretização, e evocando que “um monumento classificado de interesse público (1974) deve fazer jus à sua utilidade pública”, é preciso reverter o projeto REVIVE e “devolver o Castelo de Cerveira ao usufruto de toda a população e dos turistas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, mostra-se satisfeito com a visita deste grupo de representantes europeus, “com ideias, testemunhos e experiências diversificadas na revitalização de património dissonante, corroborando in loco a beleza, imponência e importância do Castelo para a vila, vendo como o abandono a que está sujeito e debatendo as potencialidades”. Não obstante, este Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS acolhe um momento essência ade avaliação intermédia do trabalho desenvolvido por esta rede europeia, contando com a presença da estrutura técnica do programa URBACT.

Durante três dias, Vila Nova de Cerveira recebe representantes do Município de Cesena (Itália), na qualidade de líder da parceria, e das cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).
Além das reuniões exploratórias e de avaliação, o programa engloba uma sessão de boas-vindas pelo Presidente Rui Teixeira, e de uma visita guiada ao Castelo de Cerveira e à Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2024.
De salientar que projeto AR.C.H.ETHICS – Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV prolonga-se até dezembro de 2025, com várias ações a serem promovidas pelos parceiros europeus envolvidos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.