Prosseguindo com o objetivo de devolver o Castelo a Cerveira e aos Cerveirenses - revertendo a decisão de ser transformado numa unidade hoteleira ao abrigo do programa REVIVE -, Vila Nova de Cerveira acolhe o Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV.
Enquadrada nesta rede europeia de promoção de boas-práticas aplicadas ao património dissonante, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a desenvolver um Plano de Ação Local focado na revitalização e valorização do Castelo de Cerveira, assumindo-o como um ponto de encontro para a comunidade local e visitantes, além de o alavancar como um motor para o desenvolvimento social, cultural e económico, consolidando a vila criativa de Cerveira no contexto nacional e internacional.
Sob a premissa “O Castelo é Nosso”, o executivo cerveirense liderado por Rui Teixeira pretende transformar o Castelo de Cerveira “num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura e desenvolvimento económico local”. Para essa concretização, e evocando que “um monumento classificado de interesse público (1974) deve fazer jus à sua utilidade pública”, é preciso reverter o projeto REVIVE e “devolver o Castelo de Cerveira ao usufruto de toda a população e dos turistas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, mostra-se satisfeito com a visita deste grupo de representantes europeus, “com ideias, testemunhos e experiências diversificadas na revitalização de património dissonante, corroborando in loco a beleza, imponência e importância do Castelo para a vila, vendo como o abandono a que está sujeito e debatendo as potencialidades”. Não obstante, este Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS acolhe um momento essência ade avaliação intermédia do trabalho desenvolvido por esta rede europeia, contando com a presença da estrutura técnica do programa URBACT.

Durante três dias, Vila Nova de Cerveira recebe representantes do Município de Cesena (Itália), na qualidade de líder da parceria, e das cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).
Além das reuniões exploratórias e de avaliação, o programa engloba uma sessão de boas-vindas pelo Presidente Rui Teixeira, e de uma visita guiada ao Castelo de Cerveira e à Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2024.
De salientar que projeto AR.C.H.ETHICS – Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV prolonga-se até dezembro de 2025, com várias ações a serem promovidas pelos parceiros europeus envolvidos.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.