Logo
Regional

Futuro do Castelo de Cerveira debatido no Encontro Internacional AR.C.H.ETHICS

6 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Prosseguindo com o objetivo de devolver o Castelo a Cerveira e aos Cerveirenses - revertendo a decisão de ser transformado numa unidade hoteleira ao abrigo do programa REVIVE -, Vila Nova de Cerveira acolhe o Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS - Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV.

Enquadrada nesta rede europeia de promoção de boas-práticas aplicadas ao património dissonante, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem vindo a desenvolver um Plano de Ação Local focado na revitalização e valorização do Castelo de Cerveira, assumindo-o como um ponto de encontro para a comunidade local e visitantes, além de o alavancar como um motor para o desenvolvimento social, cultural e económico, consolidando a vila criativa de Cerveira no contexto nacional e internacional.

Sob a premissa “O Castelo é Nosso”, o executivo cerveirense liderado por Rui Teixeira pretende transformar o Castelo de Cerveira “num espaço vivo, culturalmente rico e acessível, servindo como um motor para a educação, cultura e desenvolvimento económico local”. Para essa concretização, e evocando que “um monumento classificado de interesse público (1974) deve fazer jus à sua utilidade pública”, é preciso reverter o projeto REVIVE e “devolver o Castelo de Cerveira ao usufruto de toda a população e dos turistas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, mostra-se satisfeito com a visita deste grupo de representantes europeus, “com ideias, testemunhos e experiências diversificadas na revitalização de património dissonante, corroborando in loco a beleza, imponência e importância do Castelo para a vila, vendo como o abandono a que está sujeito e debatendo as potencialidades”. Não obstante, este Encontro Internacional do projeto AR.C.H.ETHICS acolhe um momento essência ade avaliação intermédia do trabalho desenvolvido por esta rede europeia, contando com a presença da estrutura técnica do programa URBACT.

Durante três dias, Vila Nova de Cerveira recebe representantes do Município de Cesena (Itália), na qualidade de líder da parceria, e das cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).

Além das reuniões exploratórias e de avaliação, o programa engloba uma sessão de boas-vindas pelo Presidente Rui Teixeira, e de uma visita guiada ao Castelo de Cerveira e à Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2024.

De salientar que projeto AR.C.H.ETHICS – Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European Cities, do programa URBACT IV prolonga-se até dezembro de 2025, com várias ações a serem promovidas pelos parceiros europeus envolvidos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

IPVC estreia-se na plataforma NAU com curso online sobre Diabetes

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.