Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, assegurou hoje que o funicular de Santa Luzia vai voltar a estar em funcionamento para assinalar o seu centésimo aniversário, no dia 2 de junho. A garantia foi dada durante a reunião de Câmara, em Viana, antes do período da ordem do dia.
Cláudia Marinho, vereadora da CDU, questionou o presidente da Câmara Municipal de Viana sobre a prolongada paragem, há cerca de seis meses, do funicular e sugeriu que circulasse mais informação sobre a sua interrupção. “Recebi a informação que há várias pessoas a dirigirem-se à estação de comboios a solicitar informações sobre o funicular”, expôs.
Luís Nobre explicou que o funicular se encontra, neste momento, numa “reabilitação profunda” e que estará pronto aquando a celebração dos seus 100 anos de funcionamento. “Decidimos parar e fazer uma reabilitação profunda, quer física quer do material circulante, nomeadamente, das carruagens do funicular. Vai aparecer mais bonito, apelativo e certamente continuará a cumprir com a sua função que é transportar mais de um milhão e meio de passageiros”, afirmou. “Eu acho que merece que seja colocado em condições e com dignidade para a população no centésimo aniversário”, exprimiu o presidente da Câmara Municipal de Viana.

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.