Logo
Regional

Funicular de Santa Luzia regressa para comemorar o centésimo aniversário

7 Fevereiro, 2023 | 15:23
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, assegurou hoje que o funicular de Santa Luzia vai voltar a estar em funcionamento para assinalar o seu centésimo aniversário, no dia 2 de junho. A garantia foi dada durante a reunião de Câmara, em Viana, antes do período da ordem do dia.

Cláudia Marinho, vereadora da CDU, questionou o presidente da Câmara Municipal de Viana sobre a prolongada paragem, há cerca de seis meses, do funicular e sugeriu que circulasse mais informação sobre a sua interrupção. “Recebi a informação que há várias pessoas a dirigirem-se à estação de comboios a solicitar informações sobre o funicular”, expôs. 

Luís Nobre explicou que o funicular se encontra, neste momento, numa “reabilitação profunda” e que estará pronto aquando a celebração dos seus 100 anos de funcionamento. “Decidimos parar e fazer uma reabilitação profunda, quer física quer do material circulante, nomeadamente, das carruagens do funicular. Vai aparecer mais bonito, apelativo e certamente continuará a cumprir com a sua função que é transportar mais de um milhão e meio de passageiros”, afirmou. “Eu acho que merece que seja colocado em condições e com dignidade para a população no centésimo aniversário”, exprimiu o presidente da Câmara Municipal de Viana. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.

Regional 2 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Alvarães vai receber alojamento para animais de companhia

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Feriado e fim de semana prolongam prazo do IMI até hoje

Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.