Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, assegurou hoje que o funicular de Santa Luzia vai voltar a estar em funcionamento para assinalar o seu centésimo aniversário, no dia 2 de junho. A garantia foi dada durante a reunião de Câmara, em Viana, antes do período da ordem do dia.
Cláudia Marinho, vereadora da CDU, questionou o presidente da Câmara Municipal de Viana sobre a prolongada paragem, há cerca de seis meses, do funicular e sugeriu que circulasse mais informação sobre a sua interrupção. “Recebi a informação que há várias pessoas a dirigirem-se à estação de comboios a solicitar informações sobre o funicular”, expôs.
Luís Nobre explicou que o funicular se encontra, neste momento, numa “reabilitação profunda” e que estará pronto aquando a celebração dos seus 100 anos de funcionamento. “Decidimos parar e fazer uma reabilitação profunda, quer física quer do material circulante, nomeadamente, das carruagens do funicular. Vai aparecer mais bonito, apelativo e certamente continuará a cumprir com a sua função que é transportar mais de um milhão e meio de passageiros”, afirmou. “Eu acho que merece que seja colocado em condições e com dignidade para a população no centésimo aniversário”, exprimiu o presidente da Câmara Municipal de Viana.

Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.