Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, assegurou hoje que o funicular de Santa Luzia vai voltar a estar em funcionamento para assinalar o seu centésimo aniversário, no dia 2 de junho. A garantia foi dada durante a reunião de Câmara, em Viana, antes do período da ordem do dia.
Cláudia Marinho, vereadora da CDU, questionou o presidente da Câmara Municipal de Viana sobre a prolongada paragem, há cerca de seis meses, do funicular e sugeriu que circulasse mais informação sobre a sua interrupção. “Recebi a informação que há várias pessoas a dirigirem-se à estação de comboios a solicitar informações sobre o funicular”, expôs.
Luís Nobre explicou que o funicular se encontra, neste momento, numa “reabilitação profunda” e que estará pronto aquando a celebração dos seus 100 anos de funcionamento. “Decidimos parar e fazer uma reabilitação profunda, quer física quer do material circulante, nomeadamente, das carruagens do funicular. Vai aparecer mais bonito, apelativo e certamente continuará a cumprir com a sua função que é transportar mais de um milhão e meio de passageiros”, afirmou. “Eu acho que merece que seja colocado em condições e com dignidade para a população no centésimo aniversário”, exprimiu o presidente da Câmara Municipal de Viana.

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.