As cerimónia fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10 horas locais (9 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou o Vaticano.
O féretro vai ser depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o mesmo comunicado.
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos.
A cerimónia, que deve contar com a presença de chefes de Estado de todo o mundo, vai ser celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.
Após uma oração, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, decorreu a transladação do corpo.
A procissão passou pela Praça de Santa Marta, Praça dos Mártires Romanos, Arco dos Sinos e depois entrou na Basílica do Vaticano pela porta central.
Em seguida, no Altar da Confissão, sob o baldaquino (dossel colocado no altar), o cardeal Camerlengo – responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa – presidiu à Liturgia da Palavra, no final da qual começou a visita dos fiéis.
Ainda não se sabe por quanto tempo o corpo do Papa Francisco, que introduziu algumas alterações nas regras dos funerais dos pontífices, vai ficar exposto.
O corpo do Papa foi colocado num caixão de madeira com interior de zinco.
A férula papal (bordão em forma de crucifixo) fica colocada ao lado do caixão.
No sábado, após o funeral, o caixão vai ser imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, tal como Francisco deixou escrito.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal”, indica o testamento.
O túmulo, escreveu o Papa argentino, deve ser na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: “Franciscus”.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.