As cerimónia fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10 horas locais (9 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou o Vaticano.
O féretro vai ser depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o mesmo comunicado.
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos.
A cerimónia, que deve contar com a presença de chefes de Estado de todo o mundo, vai ser celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.
Após uma oração, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, decorreu a transladação do corpo.
A procissão passou pela Praça de Santa Marta, Praça dos Mártires Romanos, Arco dos Sinos e depois entrou na Basílica do Vaticano pela porta central.
Em seguida, no Altar da Confissão, sob o baldaquino (dossel colocado no altar), o cardeal Camerlengo – responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa – presidiu à Liturgia da Palavra, no final da qual começou a visita dos fiéis.
Ainda não se sabe por quanto tempo o corpo do Papa Francisco, que introduziu algumas alterações nas regras dos funerais dos pontífices, vai ficar exposto.
O corpo do Papa foi colocado num caixão de madeira com interior de zinco.
A férula papal (bordão em forma de crucifixo) fica colocada ao lado do caixão.
No sábado, após o funeral, o caixão vai ser imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, tal como Francisco deixou escrito.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal”, indica o testamento.
O túmulo, escreveu o Papa argentino, deve ser na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: “Franciscus”.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.