Homenageado pelo Município, Evaristo Cardoso, natural de Monção, fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro, terá uma rua com o seu nome.
Após três anos sem celebrações, devido à pandemia, realizou-se, esta manhã, no Auditório do Cine Teatro João Verde, a sessão solene do Foral Municipal, outorgado pelo Rei D. Afonso III, em 1261. Uma comemoração onde exaltamos a nossa identidade coletiva e homenageamos os monçanenses que deixam marca no concelho, no pais e no mundo.
Este ano, distinguimos o Centro Paroquial e Social de Barbeita como Instituição de Mérito – Medalha de Cobre. A condecoração foi entregue ao Padre Américo Alves, principal artífice do trabalho solidário e frutuoso desenvolvido pela instituição junto da comunidade.
Um reconhecimento justo e merecido por 25 anos de dedicação ao próximo, através das valências de estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio e creche.
Votos de louvor a nove heróis da Subzone
Aprovados na reunião de Câmara Municipal, no passado dia 22 de fevereiro, entregamos votos de louvor aos elementos da Subzone – Search and Rescue Team que participaram nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo verificado na fronteira entre a Turquia e a Síria.
Desta forma, com orgulho, enaltecemos a coragem, determinação, altruísmo e humanismo dos nove heróis: Gonçalo Nuno Oliveira, João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.
Homenagem a Evaristo Cardoso
Na passagem do 762º aniversário da fundação do concelho, prestamos uma homenagem simbólica e sentida ao nosso conterrâneo e amigo Evaristo Cardoso, embaixador da gastronomia monçanense e nacional, falecido no passado dia 20 de dezembro.
Cidadão de Mérito do Município de Monção, foi padrinho da candidatura vencedora do “Cordeiro à Moda de Monção”, no concurso”7 Maravilhas à Mesa”, participando numa das mais importantes conquistas da nossa história mais recente.
Ao longo da sua vida, nos mais variados palcos e mesas, o “Evaristo do Lila” ou “Evaristo do Solar”, como era conhecido, defendeu e promoveu, com total dedicação e imensurável paixão, a sua terra, Monção. Para ele, a capital de Portugal.
Neste dia, António Barbosa ofereceu à família, a esposa, Dona Graça, e os filhos, Pedro e Márcia, um painel de azulejos, criado por Ricardo Campos, com poema de Ilídio Castro. O mesmo que foi audível na plateia numa declamação, em vídeo, do ator António Capelo.
No futuro, anunciou António Barbosa, uma rua de Monção terá o nome de Evaristo Cardoso. “Vamos apresentar a proposta à Comissão de Toponímia e, estou certo, que será aceite por todos”. adiantou
Antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o dia comemorativo da celebração do Foral Afonsino continuou, na parte de tarde, com a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas e a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.
“Estou orgulhoso com o passado, esperançado no presente e confiante no futuro da nossa terra. É um sentimento que cresce de dia para dia. Alicerçado nas minhas convicções pessoais, na competência e visão das pessoas que estão comigo neste desafio aliciante e na capacidade empreendedora, cívica e associativa dos monçanenses”.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.