Homenageado pelo Município, Evaristo Cardoso, natural de Monção, fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro, terá uma rua com o seu nome.
Após três anos sem celebrações, devido à pandemia, realizou-se, esta manhã, no Auditório do Cine Teatro João Verde, a sessão solene do Foral Municipal, outorgado pelo Rei D. Afonso III, em 1261. Uma comemoração onde exaltamos a nossa identidade coletiva e homenageamos os monçanenses que deixam marca no concelho, no pais e no mundo.
Este ano, distinguimos o Centro Paroquial e Social de Barbeita como Instituição de Mérito – Medalha de Cobre. A condecoração foi entregue ao Padre Américo Alves, principal artífice do trabalho solidário e frutuoso desenvolvido pela instituição junto da comunidade.
Um reconhecimento justo e merecido por 25 anos de dedicação ao próximo, através das valências de estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio e creche.
Votos de louvor a nove heróis da Subzone
Aprovados na reunião de Câmara Municipal, no passado dia 22 de fevereiro, entregamos votos de louvor aos elementos da Subzone – Search and Rescue Team que participaram nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo verificado na fronteira entre a Turquia e a Síria.
Desta forma, com orgulho, enaltecemos a coragem, determinação, altruísmo e humanismo dos nove heróis: Gonçalo Nuno Oliveira, João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.
Homenagem a Evaristo Cardoso
Na passagem do 762º aniversário da fundação do concelho, prestamos uma homenagem simbólica e sentida ao nosso conterrâneo e amigo Evaristo Cardoso, embaixador da gastronomia monçanense e nacional, falecido no passado dia 20 de dezembro.
Cidadão de Mérito do Município de Monção, foi padrinho da candidatura vencedora do “Cordeiro à Moda de Monção”, no concurso”7 Maravilhas à Mesa”, participando numa das mais importantes conquistas da nossa história mais recente.
Ao longo da sua vida, nos mais variados palcos e mesas, o “Evaristo do Lila” ou “Evaristo do Solar”, como era conhecido, defendeu e promoveu, com total dedicação e imensurável paixão, a sua terra, Monção. Para ele, a capital de Portugal.
Neste dia, António Barbosa ofereceu à família, a esposa, Dona Graça, e os filhos, Pedro e Márcia, um painel de azulejos, criado por Ricardo Campos, com poema de Ilídio Castro. O mesmo que foi audível na plateia numa declamação, em vídeo, do ator António Capelo.
No futuro, anunciou António Barbosa, uma rua de Monção terá o nome de Evaristo Cardoso. “Vamos apresentar a proposta à Comissão de Toponímia e, estou certo, que será aceite por todos”. adiantou
Antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o dia comemorativo da celebração do Foral Afonsino continuou, na parte de tarde, com a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas e a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.
“Estou orgulhoso com o passado, esperançado no presente e confiante no futuro da nossa terra. É um sentimento que cresce de dia para dia. Alicerçado nas minhas convicções pessoais, na competência e visão das pessoas que estão comigo neste desafio aliciante e na capacidade empreendedora, cívica e associativa dos monçanenses”.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.