Homenageado pelo Município, Evaristo Cardoso, natural de Monção, fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro, terá uma rua com o seu nome.
Após três anos sem celebrações, devido à pandemia, realizou-se, esta manhã, no Auditório do Cine Teatro João Verde, a sessão solene do Foral Municipal, outorgado pelo Rei D. Afonso III, em 1261. Uma comemoração onde exaltamos a nossa identidade coletiva e homenageamos os monçanenses que deixam marca no concelho, no pais e no mundo.
Este ano, distinguimos o Centro Paroquial e Social de Barbeita como Instituição de Mérito – Medalha de Cobre. A condecoração foi entregue ao Padre Américo Alves, principal artífice do trabalho solidário e frutuoso desenvolvido pela instituição junto da comunidade.
Um reconhecimento justo e merecido por 25 anos de dedicação ao próximo, através das valências de estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio e creche.
Votos de louvor a nove heróis da Subzone
Aprovados na reunião de Câmara Municipal, no passado dia 22 de fevereiro, entregamos votos de louvor aos elementos da Subzone – Search and Rescue Team que participaram nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo verificado na fronteira entre a Turquia e a Síria.
Desta forma, com orgulho, enaltecemos a coragem, determinação, altruísmo e humanismo dos nove heróis: Gonçalo Nuno Oliveira, João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.
Homenagem a Evaristo Cardoso
Na passagem do 762º aniversário da fundação do concelho, prestamos uma homenagem simbólica e sentida ao nosso conterrâneo e amigo Evaristo Cardoso, embaixador da gastronomia monçanense e nacional, falecido no passado dia 20 de dezembro.
Cidadão de Mérito do Município de Monção, foi padrinho da candidatura vencedora do “Cordeiro à Moda de Monção”, no concurso”7 Maravilhas à Mesa”, participando numa das mais importantes conquistas da nossa história mais recente.
Ao longo da sua vida, nos mais variados palcos e mesas, o “Evaristo do Lila” ou “Evaristo do Solar”, como era conhecido, defendeu e promoveu, com total dedicação e imensurável paixão, a sua terra, Monção. Para ele, a capital de Portugal.
Neste dia, António Barbosa ofereceu à família, a esposa, Dona Graça, e os filhos, Pedro e Márcia, um painel de azulejos, criado por Ricardo Campos, com poema de Ilídio Castro. O mesmo que foi audível na plateia numa declamação, em vídeo, do ator António Capelo.
No futuro, anunciou António Barbosa, uma rua de Monção terá o nome de Evaristo Cardoso. “Vamos apresentar a proposta à Comissão de Toponímia e, estou certo, que será aceite por todos”. adiantou
Antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o dia comemorativo da celebração do Foral Afonsino continuou, na parte de tarde, com a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas e a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.
“Estou orgulhoso com o passado, esperançado no presente e confiante no futuro da nossa terra. É um sentimento que cresce de dia para dia. Alicerçado nas minhas convicções pessoais, na competência e visão das pessoas que estão comigo neste desafio aliciante e na capacidade empreendedora, cívica e associativa dos monçanenses”.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.