Logo
Regional

Fundación MAPFRE junta-se à Proteção Civil de Viana do Castelo para ensinar a reagir a incêndios em casa

27 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).

Trata-se da Casa de Fumo, uma atividade da Fundación MAPFRE que existe em Espanha desde 2006, e que se centra na educação e sensibilização dos mais novos para aumentar a sua preparação e capacidade de resposta perante emergências, nomeadamente incêndios urbanos.
A Casa de Fumo consiste num simulador insuflável que recria uma casa com várias divisões onde acaba por decorrer um incêndio. Crianças e adultos têm, desta forma, oportunidade para aprender a reconhecer e a reagir da forma mais correta possível a esta situação.  Para além deste espaço, a Fundación MAPFRE vai ter ainda vários workshops com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo: Incêndios, Riscos Elétricos, Produtos Químicos Domésticos e Incêndio em cozinha.
Inspirada no sucesso de um programa de prevenção de incêndios desenvolvido em Espanha, esta ação estará em Viana do Castelo entre os dias 27 e 30 de março, integrada no mês da Proteção Civil deste município.
Através de simulações realistas e atividades interativas, alunos de várias escolas da localidade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, aprenderão a reconhecer riscos, a evitá-los e, em caso de emergência, a atuar de forma eficaz para minimizar as consequências. Durante o fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, todas as famílias estão convidadas a participar e a conhecer melhor o trabalho da Fundación MAPFRE na área da prevenção.
“A Fundación MAPFRE traz esta iniciativa para Portugal, em colaboração com o Município de Viana de Castelo, com a Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, por acreditar que a prevenção, através da educação, é a chave para reduzir o número de incêndios e as suas consequências”, afirma João Gama, representante da Fundación MAPFRE em Portugal e diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE. “Ao capacitar os jovens com as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos a investir no futuro da segurança em Portugal. Esta parceria complementa o trabalho da Fundación MAPFRE na sensibilização e formação junto das comunidades.”
Alinhada com a estratégia de prevenção de incêndios e promoção da segurança da Fundación MAPFRE, esta iniciativa sublinha a importância de:
  • Consciencializar para o risco universal associado aos incêndios e as suas consequências;
  • Contribuir para o alinhamento de uma estratégia nacional de prevenção;
  • Garantir que a prevenção e a segurança sejam reconhecidos como direitos básicos.
Entre os dias 27 e 30 de março a Casa de Fumo está na Feira de Proteção Civil Municipal no Centro Cultural de Viana do Castelo entre as 9h e as 18h. As atividades abertas ao público decorrem a 29 e a 30 de março. A Fundación MAPFRE e a Proteção Civil de Viana do Castelo convidam a comunidade a participar nesta iniciativa e a juntar-se ao esforço de construir um futuro mais seguro para todos.
Em 2025, a Fundación MAPFRE celebra 50 anos de compromisso com a melhoria da vida das pessoas, tendo investido mais de 1,14 mil milhões de euros em saúde, educação e cultura, impactando quase 180 milhões de cidadãos a nível mundial. Presente em Portugal desde 2009 com vários projetos, a Fundación MAPFRE marca ainda presença noutros 31 países da América, Europa e Ásia com iniciativas desenvolvidas em torno de cinco áreas – Ação Social, Seguro e Previdência Social, Cultura, Promoção da Saúde e Prevenção e Segurança Rodoviária – promovendo a prevenção, educação e sensibilização como instrumentos para um futuro mais humano e cheio de oportunidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.