Logo
Regional

Fundación MAPFRE junta-se à Proteção Civil de Viana do Castelo para ensinar a reagir a incêndios em casa

27 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).

Trata-se da Casa de Fumo, uma atividade da Fundación MAPFRE que existe em Espanha desde 2006, e que se centra na educação e sensibilização dos mais novos para aumentar a sua preparação e capacidade de resposta perante emergências, nomeadamente incêndios urbanos.
A Casa de Fumo consiste num simulador insuflável que recria uma casa com várias divisões onde acaba por decorrer um incêndio. Crianças e adultos têm, desta forma, oportunidade para aprender a reconhecer e a reagir da forma mais correta possível a esta situação.  Para além deste espaço, a Fundación MAPFRE vai ter ainda vários workshops com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo: Incêndios, Riscos Elétricos, Produtos Químicos Domésticos e Incêndio em cozinha.
Inspirada no sucesso de um programa de prevenção de incêndios desenvolvido em Espanha, esta ação estará em Viana do Castelo entre os dias 27 e 30 de março, integrada no mês da Proteção Civil deste município.
Através de simulações realistas e atividades interativas, alunos de várias escolas da localidade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, aprenderão a reconhecer riscos, a evitá-los e, em caso de emergência, a atuar de forma eficaz para minimizar as consequências. Durante o fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, todas as famílias estão convidadas a participar e a conhecer melhor o trabalho da Fundación MAPFRE na área da prevenção.
“A Fundación MAPFRE traz esta iniciativa para Portugal, em colaboração com o Município de Viana de Castelo, com a Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, por acreditar que a prevenção, através da educação, é a chave para reduzir o número de incêndios e as suas consequências”, afirma João Gama, representante da Fundación MAPFRE em Portugal e diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE. “Ao capacitar os jovens com as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos a investir no futuro da segurança em Portugal. Esta parceria complementa o trabalho da Fundación MAPFRE na sensibilização e formação junto das comunidades.”
Alinhada com a estratégia de prevenção de incêndios e promoção da segurança da Fundación MAPFRE, esta iniciativa sublinha a importância de:
  • Consciencializar para o risco universal associado aos incêndios e as suas consequências;
  • Contribuir para o alinhamento de uma estratégia nacional de prevenção;
  • Garantir que a prevenção e a segurança sejam reconhecidos como direitos básicos.
Entre os dias 27 e 30 de março a Casa de Fumo está na Feira de Proteção Civil Municipal no Centro Cultural de Viana do Castelo entre as 9h e as 18h. As atividades abertas ao público decorrem a 29 e a 30 de março. A Fundación MAPFRE e a Proteção Civil de Viana do Castelo convidam a comunidade a participar nesta iniciativa e a juntar-se ao esforço de construir um futuro mais seguro para todos.
Em 2025, a Fundación MAPFRE celebra 50 anos de compromisso com a melhoria da vida das pessoas, tendo investido mais de 1,14 mil milhões de euros em saúde, educação e cultura, impactando quase 180 milhões de cidadãos a nível mundial. Presente em Portugal desde 2009 com vários projetos, a Fundación MAPFRE marca ainda presença noutros 31 países da América, Europa e Ásia com iniciativas desenvolvidas em torno de cinco áreas – Ação Social, Seguro e Previdência Social, Cultura, Promoção da Saúde e Prevenção e Segurança Rodoviária – promovendo a prevenção, educação e sensibilização como instrumentos para um futuro mais humano e cheio de oportunidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.