Logo
Regional

Fundación MAPFRE junta-se à Proteção Civil de Viana do Castelo para ensinar a reagir a incêndios em casa

27 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).

Trata-se da Casa de Fumo, uma atividade da Fundación MAPFRE que existe em Espanha desde 2006, e que se centra na educação e sensibilização dos mais novos para aumentar a sua preparação e capacidade de resposta perante emergências, nomeadamente incêndios urbanos.
A Casa de Fumo consiste num simulador insuflável que recria uma casa com várias divisões onde acaba por decorrer um incêndio. Crianças e adultos têm, desta forma, oportunidade para aprender a reconhecer e a reagir da forma mais correta possível a esta situação.  Para além deste espaço, a Fundación MAPFRE vai ter ainda vários workshops com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo: Incêndios, Riscos Elétricos, Produtos Químicos Domésticos e Incêndio em cozinha.
Inspirada no sucesso de um programa de prevenção de incêndios desenvolvido em Espanha, esta ação estará em Viana do Castelo entre os dias 27 e 30 de março, integrada no mês da Proteção Civil deste município.
Através de simulações realistas e atividades interativas, alunos de várias escolas da localidade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, aprenderão a reconhecer riscos, a evitá-los e, em caso de emergência, a atuar de forma eficaz para minimizar as consequências. Durante o fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, todas as famílias estão convidadas a participar e a conhecer melhor o trabalho da Fundación MAPFRE na área da prevenção.
“A Fundación MAPFRE traz esta iniciativa para Portugal, em colaboração com o Município de Viana de Castelo, com a Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, por acreditar que a prevenção, através da educação, é a chave para reduzir o número de incêndios e as suas consequências”, afirma João Gama, representante da Fundación MAPFRE em Portugal e diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE. “Ao capacitar os jovens com as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos a investir no futuro da segurança em Portugal. Esta parceria complementa o trabalho da Fundación MAPFRE na sensibilização e formação junto das comunidades.”
Alinhada com a estratégia de prevenção de incêndios e promoção da segurança da Fundación MAPFRE, esta iniciativa sublinha a importância de:
  • Consciencializar para o risco universal associado aos incêndios e as suas consequências;
  • Contribuir para o alinhamento de uma estratégia nacional de prevenção;
  • Garantir que a prevenção e a segurança sejam reconhecidos como direitos básicos.
Entre os dias 27 e 30 de março a Casa de Fumo está na Feira de Proteção Civil Municipal no Centro Cultural de Viana do Castelo entre as 9h e as 18h. As atividades abertas ao público decorrem a 29 e a 30 de março. A Fundación MAPFRE e a Proteção Civil de Viana do Castelo convidam a comunidade a participar nesta iniciativa e a juntar-se ao esforço de construir um futuro mais seguro para todos.
Em 2025, a Fundación MAPFRE celebra 50 anos de compromisso com a melhoria da vida das pessoas, tendo investido mais de 1,14 mil milhões de euros em saúde, educação e cultura, impactando quase 180 milhões de cidadãos a nível mundial. Presente em Portugal desde 2009 com vários projetos, a Fundación MAPFRE marca ainda presença noutros 31 países da América, Europa e Ásia com iniciativas desenvolvidas em torno de cinco áreas – Ação Social, Seguro e Previdência Social, Cultura, Promoção da Saúde e Prevenção e Segurança Rodoviária – promovendo a prevenção, educação e sensibilização como instrumentos para um futuro mais humano e cheio de oportunidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Janeiro, 2026

Arroz de Sarrabulho certificado impulsiona economia de Ponte de Lima

O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Ponte de Lima promove atelier de broa de milho

No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Termas esta noite no Pavilhão José Natário

A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.

Nacional 17 Janeiro, 2026

IPVC e SEDES assinam protocolo para reforçar desenvolvimento do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Teatro do Noroeste promove sessão intergeracional nas Oficinas Regulares de Teatro

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram hoje em ação na Taça de Portugal

O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.