Logo
Regional

Fundación MAPFRE junta-se à Proteção Civil de Viana do Castelo para ensinar a reagir a incêndios em casa

27 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).

Trata-se da Casa de Fumo, uma atividade da Fundación MAPFRE que existe em Espanha desde 2006, e que se centra na educação e sensibilização dos mais novos para aumentar a sua preparação e capacidade de resposta perante emergências, nomeadamente incêndios urbanos.
A Casa de Fumo consiste num simulador insuflável que recria uma casa com várias divisões onde acaba por decorrer um incêndio. Crianças e adultos têm, desta forma, oportunidade para aprender a reconhecer e a reagir da forma mais correta possível a esta situação.  Para além deste espaço, a Fundación MAPFRE vai ter ainda vários workshops com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo: Incêndios, Riscos Elétricos, Produtos Químicos Domésticos e Incêndio em cozinha.
Inspirada no sucesso de um programa de prevenção de incêndios desenvolvido em Espanha, esta ação estará em Viana do Castelo entre os dias 27 e 30 de março, integrada no mês da Proteção Civil deste município.
Através de simulações realistas e atividades interativas, alunos de várias escolas da localidade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, aprenderão a reconhecer riscos, a evitá-los e, em caso de emergência, a atuar de forma eficaz para minimizar as consequências. Durante o fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, todas as famílias estão convidadas a participar e a conhecer melhor o trabalho da Fundación MAPFRE na área da prevenção.
“A Fundación MAPFRE traz esta iniciativa para Portugal, em colaboração com o Município de Viana de Castelo, com a Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, por acreditar que a prevenção, através da educação, é a chave para reduzir o número de incêndios e as suas consequências”, afirma João Gama, representante da Fundación MAPFRE em Portugal e diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE. “Ao capacitar os jovens com as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos a investir no futuro da segurança em Portugal. Esta parceria complementa o trabalho da Fundación MAPFRE na sensibilização e formação junto das comunidades.”
Alinhada com a estratégia de prevenção de incêndios e promoção da segurança da Fundación MAPFRE, esta iniciativa sublinha a importância de:
  • Consciencializar para o risco universal associado aos incêndios e as suas consequências;
  • Contribuir para o alinhamento de uma estratégia nacional de prevenção;
  • Garantir que a prevenção e a segurança sejam reconhecidos como direitos básicos.
Entre os dias 27 e 30 de março a Casa de Fumo está na Feira de Proteção Civil Municipal no Centro Cultural de Viana do Castelo entre as 9h e as 18h. As atividades abertas ao público decorrem a 29 e a 30 de março. A Fundación MAPFRE e a Proteção Civil de Viana do Castelo convidam a comunidade a participar nesta iniciativa e a juntar-se ao esforço de construir um futuro mais seguro para todos.
Em 2025, a Fundación MAPFRE celebra 50 anos de compromisso com a melhoria da vida das pessoas, tendo investido mais de 1,14 mil milhões de euros em saúde, educação e cultura, impactando quase 180 milhões de cidadãos a nível mundial. Presente em Portugal desde 2009 com vários projetos, a Fundación MAPFRE marca ainda presença noutros 31 países da América, Europa e Ásia com iniciativas desenvolvidas em torno de cinco áreas – Ação Social, Seguro e Previdência Social, Cultura, Promoção da Saúde e Prevenção e Segurança Rodoviária – promovendo a prevenção, educação e sensibilização como instrumentos para um futuro mais humano e cheio de oportunidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.

Cultura 5 Dezembro, 2025

“O Soldadinho de Chumbo” chega ao Cineteatro João Verde em Monção

O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.

Regional 5 Dezembro, 2025

Pai Natal chega hoje a Vila Nova de Cerveira em grande desfile

O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.