Logo
Regional

Fundación MAPFRE junta-se à Proteção Civil de Viana do Castelo para ensinar a reagir a incêndios em casa

27 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).

Trata-se da Casa de Fumo, uma atividade da Fundación MAPFRE que existe em Espanha desde 2006, e que se centra na educação e sensibilização dos mais novos para aumentar a sua preparação e capacidade de resposta perante emergências, nomeadamente incêndios urbanos.
A Casa de Fumo consiste num simulador insuflável que recria uma casa com várias divisões onde acaba por decorrer um incêndio. Crianças e adultos têm, desta forma, oportunidade para aprender a reconhecer e a reagir da forma mais correta possível a esta situação.  Para além deste espaço, a Fundación MAPFRE vai ter ainda vários workshops com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo: Incêndios, Riscos Elétricos, Produtos Químicos Domésticos e Incêndio em cozinha.
Inspirada no sucesso de um programa de prevenção de incêndios desenvolvido em Espanha, esta ação estará em Viana do Castelo entre os dias 27 e 30 de março, integrada no mês da Proteção Civil deste município.
Através de simulações realistas e atividades interativas, alunos de várias escolas da localidade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, aprenderão a reconhecer riscos, a evitá-los e, em caso de emergência, a atuar de forma eficaz para minimizar as consequências. Durante o fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, todas as famílias estão convidadas a participar e a conhecer melhor o trabalho da Fundación MAPFRE na área da prevenção.
“A Fundación MAPFRE traz esta iniciativa para Portugal, em colaboração com o Município de Viana de Castelo, com a Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, por acreditar que a prevenção, através da educação, é a chave para reduzir o número de incêndios e as suas consequências”, afirma João Gama, representante da Fundación MAPFRE em Portugal e diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE. “Ao capacitar os jovens com as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos a investir no futuro da segurança em Portugal. Esta parceria complementa o trabalho da Fundación MAPFRE na sensibilização e formação junto das comunidades.”
Alinhada com a estratégia de prevenção de incêndios e promoção da segurança da Fundación MAPFRE, esta iniciativa sublinha a importância de:
  • Consciencializar para o risco universal associado aos incêndios e as suas consequências;
  • Contribuir para o alinhamento de uma estratégia nacional de prevenção;
  • Garantir que a prevenção e a segurança sejam reconhecidos como direitos básicos.
Entre os dias 27 e 30 de março a Casa de Fumo está na Feira de Proteção Civil Municipal no Centro Cultural de Viana do Castelo entre as 9h e as 18h. As atividades abertas ao público decorrem a 29 e a 30 de março. A Fundación MAPFRE e a Proteção Civil de Viana do Castelo convidam a comunidade a participar nesta iniciativa e a juntar-se ao esforço de construir um futuro mais seguro para todos.
Em 2025, a Fundación MAPFRE celebra 50 anos de compromisso com a melhoria da vida das pessoas, tendo investido mais de 1,14 mil milhões de euros em saúde, educação e cultura, impactando quase 180 milhões de cidadãos a nível mundial. Presente em Portugal desde 2009 com vários projetos, a Fundación MAPFRE marca ainda presença noutros 31 países da América, Europa e Ásia com iniciativas desenvolvidas em torno de cinco áreas – Ação Social, Seguro e Previdência Social, Cultura, Promoção da Saúde e Prevenção e Segurança Rodoviária – promovendo a prevenção, educação e sensibilização como instrumentos para um futuro mais humano e cheio de oportunidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Fevereiro, 2026

Presidente da Câmara de Caminha critica posição do PS sobre árvores em Lanhelas

A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Dinamarca, Noruega e País de Gales no caminho de Portugal na Liga das Nações

A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.

Nacional 13 Fevereiro, 2026

TAP reforça ponte aérea entre Lisboa e Porto após corte da A1

A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Juventude Viana joga “oitavos” da Taça de Portugal esta sexta-feira nos Açores

A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez recebe reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho

Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira mantém redução de taxas para feirantes em 2026

Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Ricardo Afonso é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate

Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.