Logo
Nacional

Fundação EDP promove intercâmbios entre 360 alunos de várias escolas do país

8 Junho, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Dezenas de alunos entre os 15 e os 19 anos celebram, em Tomar, a 7ª edição do programa “Partilha com Energia”. O programa desafiou-os a desenvolver competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano letivo. O Agrupamento Escolas Ponte da Barca vai estar representado.

Alguns dos 360 alunos de escolas de várias regiões do país, vão subir ao palco do Instituto Politécnico de Tomar, dia 7 de junho, para partilhar as suas experiências de intercâmbio escolar.

A 7ª edição do “Partilha com Energia”, é um programa promovido pela EDP desde 2014 e que integra o portefólio de iniciativas de Educação para a Energia que a Fundação EDP disponibiliza às escolas. Em parceria com a Direção Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional.

No ano letivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.

Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo.

As equipas são desafiadas a planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.

Criado em 2014, o programa ‘Partilha com Energia’ é uma das inúmeras iniciativas de impacto social que a EDP promove junto das comunidades, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade e com o imperativo da transição energética.

Este programa educativo já mobilizou perto de 2.360 alunos e 320 professores de 48 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 78 intercâmbios entre regiões.

Escolas participantes programa no ano letivo 2022/2023:

Escola Secundária Poeta Al’Berto Sines
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
Agrupamento de Escolas de Constância
Agrupamento de Escolas Sertã
Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Escola Secundária/3 Professor Dr. Flávio F. Pinto Resende
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Escola Secundária da Azambuja
Agrupamento Escolas Póvoa de Lanhoso
EPAVE Escola Profissional de Vale do Ave
Agrupamento Escolas Ponte da Barca
Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.