Dezenas de alunos entre os 15 e os 19 anos celebram, em Tomar, a 7ª edição do programa “Partilha com Energia”. O programa desafiou-os a desenvolver competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano letivo. O Agrupamento Escolas Ponte da Barca vai estar representado.
Alguns dos 360 alunos de escolas de várias regiões do país, vão subir ao palco do Instituto Politécnico de Tomar, dia 7 de junho, para partilhar as suas experiências de intercâmbio escolar.
A 7ª edição do “Partilha com Energia”, é um programa promovido pela EDP desde 2014 e que integra o portefólio de iniciativas de Educação para a Energia que a Fundação EDP disponibiliza às escolas. Em parceria com a Direção Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional.
No ano letivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.
Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo.
As equipas são desafiadas a planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.
Criado em 2014, o programa ‘Partilha com Energia’ é uma das inúmeras iniciativas de impacto social que a EDP promove junto das comunidades, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade e com o imperativo da transição energética.
Este programa educativo já mobilizou perto de 2.360 alunos e 320 professores de 48 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 78 intercâmbios entre regiões.
Escolas participantes programa no ano letivo 2022/2023:
Escola Secundária Poeta Al’Berto Sines
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
Agrupamento de Escolas de Constância
Agrupamento de Escolas Sertã
Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Escola Secundária/3 Professor Dr. Flávio F. Pinto Resende
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Escola Secundária da Azambuja
Agrupamento Escolas Póvoa de Lanhoso
EPAVE Escola Profissional de Vale do Ave
Agrupamento Escolas Ponte da Barca
Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.