Dezenas de alunos entre os 15 e os 19 anos celebram, em Tomar, a 7ª edição do programa “Partilha com Energia”. O programa desafiou-os a desenvolver competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano letivo. O Agrupamento Escolas Ponte da Barca vai estar representado.
Alguns dos 360 alunos de escolas de várias regiões do país, vão subir ao palco do Instituto Politécnico de Tomar, dia 7 de junho, para partilhar as suas experiências de intercâmbio escolar.
A 7ª edição do “Partilha com Energia”, é um programa promovido pela EDP desde 2014 e que integra o portefólio de iniciativas de Educação para a Energia que a Fundação EDP disponibiliza às escolas. Em parceria com a Direção Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional.
No ano letivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.
Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo.
As equipas são desafiadas a planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.
Criado em 2014, o programa ‘Partilha com Energia’ é uma das inúmeras iniciativas de impacto social que a EDP promove junto das comunidades, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade e com o imperativo da transição energética.
Este programa educativo já mobilizou perto de 2.360 alunos e 320 professores de 48 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 78 intercâmbios entre regiões.
Escolas participantes programa no ano letivo 2022/2023:
Escola Secundária Poeta Al’Berto Sines
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
Agrupamento de Escolas de Constância
Agrupamento de Escolas Sertã
Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Escola Secundária/3 Professor Dr. Flávio F. Pinto Resende
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Escola Secundária da Azambuja
Agrupamento Escolas Póvoa de Lanhoso
EPAVE Escola Profissional de Vale do Ave
Agrupamento Escolas Ponte da Barca
Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.