Dezenas de alunos entre os 15 e os 19 anos celebram, em Tomar, a 7ª edição do programa “Partilha com Energia”. O programa desafiou-os a desenvolver competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano letivo. O Agrupamento Escolas Ponte da Barca vai estar representado.
Alguns dos 360 alunos de escolas de várias regiões do país, vão subir ao palco do Instituto Politécnico de Tomar, dia 7 de junho, para partilhar as suas experiências de intercâmbio escolar.
A 7ª edição do “Partilha com Energia”, é um programa promovido pela EDP desde 2014 e que integra o portefólio de iniciativas de Educação para a Energia que a Fundação EDP disponibiliza às escolas. Em parceria com a Direção Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional.
No ano letivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.
Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo.
As equipas são desafiadas a planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.
Criado em 2014, o programa ‘Partilha com Energia’ é uma das inúmeras iniciativas de impacto social que a EDP promove junto das comunidades, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade e com o imperativo da transição energética.
Este programa educativo já mobilizou perto de 2.360 alunos e 320 professores de 48 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 78 intercâmbios entre regiões.
Escolas participantes programa no ano letivo 2022/2023:
Escola Secundária Poeta Al’Berto Sines
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
Agrupamento de Escolas de Constância
Agrupamento de Escolas Sertã
Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Escola Secundária/3 Professor Dr. Flávio F. Pinto Resende
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Escola Secundária da Azambuja
Agrupamento Escolas Póvoa de Lanhoso
EPAVE Escola Profissional de Vale do Ave
Agrupamento Escolas Ponte da Barca
Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.