Dezenas de alunos entre os 15 e os 19 anos celebram, em Tomar, a 7ª edição do programa “Partilha com Energia”. O programa desafiou-os a desenvolver competências de cidadania e de empreendedorismo ao longo do ano letivo. O Agrupamento Escolas Ponte da Barca vai estar representado.
Alguns dos 360 alunos de escolas de várias regiões do país, vão subir ao palco do Instituto Politécnico de Tomar, dia 7 de junho, para partilhar as suas experiências de intercâmbio escolar.
A 7ª edição do “Partilha com Energia”, é um programa promovido pela EDP desde 2014 e que integra o portefólio de iniciativas de Educação para a Energia que a Fundação EDP disponibiliza às escolas. Em parceria com a Direção Geral de Educação, este programa vai ao Encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional.
No ano letivo de 2022/23 participaram no “Partilha com Energia” 16 escolas e 40 professores de Sines Azambuja, Tomar, Constância, Sertã, Figueira da Foz, Peso da Régua, Cinfães, Lamego, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca, Marinha Grande e Proença-a-Nova.
Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente, junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização, proporcionando aos alunos uma experiência real de empreendedorismo.
As equipas são desafiadas a planear, a gerir (logística e orçamento) e a executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.
Criado em 2014, o programa ‘Partilha com Energia’ é uma das inúmeras iniciativas de impacto social que a EDP promove junto das comunidades, reforçando assim o seu compromisso com a sociedade e com o imperativo da transição energética.
Este programa educativo já mobilizou perto de 2.360 alunos e 320 professores de 48 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 78 intercâmbios entre regiões.
Escolas participantes programa no ano letivo 2022/2023:
Escola Secundária Poeta Al’Berto Sines
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
Agrupamento de Escolas de Constância
Agrupamento de Escolas Sertã
Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia
Escola Secundária/3 Professor Dr. Flávio F. Pinto Resende
Agrupamento de Escolas Latino Coelho
Escola Secundária da Azambuja
Agrupamento Escolas Póvoa de Lanhoso
EPAVE Escola Profissional de Vale do Ave
Agrupamento Escolas Ponte da Barca
Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.