A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai retomar a sua atividade expositiva, no dia 13 de maio, com alguns dos maiores nomes da arte contemporânea nacional e internacional: Andy Warhol, Nikias Skapinakis, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros.

O 1º Ciclo Expositivo de 2023 do Museu Bienal de Cerveira inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira, e contará com a presença do diretor da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
Em 2023, a programação expositiva da FBAC é composta por dois grandes ciclos expositivos. O espaço do Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) acolhem aquele que será o primeiro grande momento da programação, com a inauguração simultânea de três exposições, num total de mais de 115 artistas representados.
“Esta grande reabertura será o pontapé de saída da nossa atividade para o biénio e vai ao encontro da nossa atual estratégia de programação: promover a produção e criação artística contemporânea de uma forma sólida, coerente e com qualidade. Vamos apresentar ao público obras de uma coleção privada, trabalhos criados em residência artística e voltar a apresentar a nossa Coleção. É esta a cadência que queremos manter e afirmar na «Vila das Artes»”, explica o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
Com curadoria de Helena Mendes Pereira, a exposição “Uma terna (e política) contemplação do que vive” da Coleção Norlinda e José Lima, apresentará cerca de uma centena de obras, onde se propõe uma viagem pela História da Arte dos últimos 50 anos, com especial destaque para um núcleo de artistas espanhóis. Uma seleção improvável e excecional, que junta a nomes internacionais como Andy Warhol, Sol LeWitt, Rafael Canogar, Ferrán García Sevilla, Antón Lamazares ou Eduardo Arroyo, aos portugueses Nikias Skapinakis, Fernando Lanhas, João Cutileiro, Gerardo Burmester, Manuel Cargaleiro, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros.
A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira e o diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira da dupla Bärbel Praun (DE) e Flaminia Celata (IT) e de Francisco Vidal (PT).
Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição “Espectro” que reúne 14 trabalhos da Coleção da FBAC que têm a luz como elemento essencial. A curadoria é de Raphael Fonseca (BR), curador de arte latino-americana moderna e contemporânea no Denver Art Museum, nos Estados Unidos, e apresenta artistas como Silvestre Pestana, Alexandre Delmar e os coletivos Os Espacialistas e UTUTU.
Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974.
A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.
A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.