A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, vai retomar a sua atividade expositiva, no dia 13 de maio, com alguns dos maiores nomes da arte contemporânea nacional e internacional: Andy Warhol, Nikias Skapinakis, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros.

O 1º Ciclo Expositivo de 2023 do Museu Bienal de Cerveira inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira, e contará com a presença do diretor da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
Em 2023, a programação expositiva da FBAC é composta por dois grandes ciclos expositivos. O espaço do Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) acolhem aquele que será o primeiro grande momento da programação, com a inauguração simultânea de três exposições, num total de mais de 115 artistas representados.
“Esta grande reabertura será o pontapé de saída da nossa atividade para o biénio e vai ao encontro da nossa atual estratégia de programação: promover a produção e criação artística contemporânea de uma forma sólida, coerente e com qualidade. Vamos apresentar ao público obras de uma coleção privada, trabalhos criados em residência artística e voltar a apresentar a nossa Coleção. É esta a cadência que queremos manter e afirmar na «Vila das Artes»”, explica o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
Com curadoria de Helena Mendes Pereira, a exposição “Uma terna (e política) contemplação do que vive” da Coleção Norlinda e José Lima, apresentará cerca de uma centena de obras, onde se propõe uma viagem pela História da Arte dos últimos 50 anos, com especial destaque para um núcleo de artistas espanhóis. Uma seleção improvável e excecional, que junta a nomes internacionais como Andy Warhol, Sol LeWitt, Rafael Canogar, Ferrán García Sevilla, Antón Lamazares ou Eduardo Arroyo, aos portugueses Nikias Skapinakis, Fernando Lanhas, João Cutileiro, Gerardo Burmester, Manuel Cargaleiro, Joana Vasconcelos, Vhils e Bordalo II, entre outros.
A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira e o diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira da dupla Bärbel Praun (DE) e Flaminia Celata (IT) e de Francisco Vidal (PT).
Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição “Espectro” que reúne 14 trabalhos da Coleção da FBAC que têm a luz como elemento essencial. A curadoria é de Raphael Fonseca (BR), curador de arte latino-americana moderna e contemporânea no Denver Art Museum, nos Estados Unidos, e apresenta artistas como Silvestre Pestana, Alexandre Delmar e os coletivos Os Espacialistas e UTUTU.
Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974.
A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.
O Município de Valença está a liderar um processo que poderá resultar na criação de uma nova sub-região da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, abrangendo os concelhos de Valença, Caminha, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. A iniciativa ganhou novo impulso após a realização da terceira edição dos Vinhos do Atlântico – Festa da Ribeira Minho, que decorreu nos dias 5 e 6 de junho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do dispositivo de vigilância e prevenção de incêndios rurais em todo o território continental, na sequência das previsões meteorológicas que apontam para uma subida acentuada das temperaturas, vento forte e baixos níveis de humidade nos próximos dias.
O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.
Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.