Logo
Regional

Fundação AEP e CIM Alto Minho debatem cooperação transfronteiriça  

14 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Esta segunda-feira 15 de julho, a Fundação AEP e a Fundação Serralves promovem mais uma edição do Think Tank “PORTUGAL POR INTEIRO” com a conferência “Cooperação Transfronteiriça na Perspetiva Económica e Social”. O encontro está agendado para as 16h30 no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença e integra o programa de comemorações dos 15 anos da CIM Alto Minho - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Luis Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP destaca: ‘Esta conferência é uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre a cooperação transfronteiriça e explorar novas formas de fortalecer as relações económicas e sociais entre as regiões de Portugal e a Galiza. O evento conta com a presença de figuras destacadas do mundo empresarial, académico e político, que trarão perspetivas valiosas para o debate. Este Think Tank Portugal por Inteiro é apenas um expediente facilitador para que os agentes territoriais e não só, convirjam nesse novo modelo que nos coloque numa nova era de cooperação.’

Para Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, ‘A cooperação transfronteiriça é fundamental para o desenvolvimento harmonioso das nossas regiões, permitindo-nos enfrentar desafios comuns e aproveitar oportunidades de crescimento conjunto.’

Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho Estratégico do Think Tank Portugal por Inteiro, e Juan Manuel Vieites presidente da Conf. Empresários da Galiza, são os Keynote Speakers da sessão, que terá como comentadores Ricardo Simões, diretor da Unidade de Inovação, CCDR-N; Jorge Gonzalez Gurriarán, professor jubilado da Universidade de Vigo; Luís Ceia, presidente da CEVAL; e Alfonso Rubio, em representação da Xunta de Galicia. O encontro, moderado por Maria Cerqueira, jornalista da RTP, pretende fomentar a discussão e a troca de ideias sobre a importância da colaboração entre regiões transfronteiriças para o desenvolvimento económico e social.

A nova dinâmica económica transfronteiriça e as oportunidades crescentes de estreitar laços de cooperação, sobretudo ao nível industrial, irão seguramente dar mais dar mais um contributo para, numa Europa em reinvenção, assegurar, neste ambiente regional, uma trajetória de crescimento robusto, sustentado e sustentável, que permita promover a coesão territorial e melhorar o nível de vida dos cidadãos.

O Think Tank Portugal por Inteiro/Territórios de Futuro é um laboratório de ideias criado pela Fundação AEP. A sua missão é promover uma reflexão prospetiva e estratégica sobre o futuro do país a partir dos seus territórios. Mobilizando o saber e a experiência de empresários, académicos, profissionais liberais, dirigentes associativos e inúmeras personalidades da sociedade civil, esta reflexão está focada nos problemas estruturais do país, com particular incidência na coesão, na competitividade e na sustentabilidade territorial, à luz dos desafios e oportunidades geradas pelas mutações demográficas, climáticas, digitais e energéticas. Os seus trabalhos serão disseminados através da realização de estudos e relatórios e da organização de conferências e debates.

A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no site da CIM Alto Minho (AQUI).

A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. A CIM Alto Minho visa promover o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial dos municípios que a compõem. Ao longo dos seus 15 anos, tem implementado diversas iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e fomentar o crescimento económico da região.

A Fundação AEP tem como missão a promoção e o desenvolvimento económico e social de Portugal, apoiando a criação de políticas e iniciativas que fomentem a competitividade, a inovação e a sustentabilidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Castelense ganha em Paredes de Coura e reforça liderança da 1ª divisão distrital

Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora seguem lado a lado na frente da 2ª divisão distrital

A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.