Logo
Regional

Funcionários municipais plantaram 200 espécies no Monte de Santa Luzia

22 Março, 2024 | 14:41
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Para celebrar o Dia Internacional das Florestas, assinalado a 21 de março, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu atividades que visaram a consciencialização sobre a importância das florestas para o planeta, no sentido de recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas florestais, destacando-se a plantação de duas centenas de espécies florestais no Monte de Santa Luzia.

As comemorações deste dia, que este ano tiveram como tema ‘’Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor’’, iniciaram, assim, com uma plantação de 200 espécies florestais pelos funcionários dos diferentes departamentos do Município, que uniram forças e contribuíram na reflorestação de uma área de cerca de 5000 m2 no monte mais icónico de Viana do Castelo, o Monte de Santa Luzia.

A ação foi organizada pelo Gabinete Florestal, da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, com o apoio dos restantes setores daquela Divisão, da Unidade Orgânica da Gestão dos Espaços Verdes e ainda da equipa de Sapadores Florestais SF 08-111.

Foram plantadas diferentes espécies, na sua maioria autóctones, como o Pinus pinea (pinheiro manso), Laurus nobilis (Loureiro), Ilex aquifolium (Azevinho), Arbutus unedo (Medronheiro), Pinus pinea (Pinheiro manso), Cupressus lusitanica (Cedro do Buçaco) e Acer pseudoplatanus (Padreiro).

Nesta atividade juntaram-se ainda elementos da GNR, do Comando Territorial de Viana do Castelo que, para assinalar este dia, realizaram uma “Caminhada pela Floresta” e simbolicamente procederam também à plantação de árvores.

Noutro local, nomeadamente no Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha (Monte Galeão), no período da tarde foi executada uma plantação de aproximadamente 50 espécies florestais autóctones características daquela área classificada como o Pinus pinaster (Pinheiro bravo), o Quercus robur (Carvalho alvarinho) e o Arbutus unedo (Medronheiro). A iniciativa foi dinamizada pelo Gabinete de Gestão de Áreas Classificadas, com o apoio do Gabinete Florestal, e contou com a participação de vinte colaboradores da empresa Painhas, que estabeleceu com o Município um protocolo de cooperação para a Manutenção Ecológica desta área. Este esforço conjunto visa não só preservar a biodiversidade única deste ecossistema, mas também promover a consciencialização ambiental e a responsabilidade coletiva na conservação dos recursos naturais.

Ainda integrada na Comemoração do Dia Internacional das Florestas, foi dinamizada na Escola Secundária de Monserrate, esta semana, por iniciativa da Associação de Pais desta, envolvendo alunos e professores de vários anos, uma plantação de uma área de jardim com cerca de 200m2 utilizando espécies autóctones.

Para encerrar as comemorações, realiza-se no dia 23 de março, sábado uma atividade no Cabedelo, promovida pela empresa BorgWarner, com o Centro de Acolhimento Temporário de Bebés e Crianças em Risco – Berço e com o apoio do Gabinete Florestal do Município.

Com os desafios que o planeta enfrenta, cada vez com mais expressão, relacionados com as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, o Dia Internacional das Florestas serve como uma importante lembrança para a necessidade urgente de proteger e preservar esses ecossistemas cruciais para o bem-estar de todos os seres vivos. Ao comemorar-se este dia dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, como o ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 26 Janeiro, 2026

Direitos Humanos em Risco: Amnistia Internacional lança sinal de alerta global

Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe a 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” com homenagem a campeões mundiais e europeus

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.

Música 25 Janeiro, 2026

Feira do Fumeiro de Ponte da Barca regressa em fevereiro com Rosinha e Siga a Farra

Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.

Regional 25 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima

O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.

Desporto 25 Janeiro, 2026

Olímpico Vianense em destaque no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.

Regional 25 Janeiro, 2026

Valença debate o Futuro da Mobilidade Urbana

Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.

Música 25 Janeiro, 2026

Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria participa em videoclipe

O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.