Os funcionários da Câmara Municipal de Monção procederam à entrega de um cheque solidário à Associação "Mão de Mimos". O donativo, no valor de 1.150,00 €, resultou da inscrição dos funcionários da autarquia monçanense no último Jantar de Natal.
Cada funcionário municipal entregou 5 euros e escolheu uma associação para receber o donativo. A Associação “Mão de Mimos” recolheu o maior número de votos, sucedendo, assim, à APPACDM de Monção, em 2017, à Associação Rafeiros e Companhia, em 2018, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, em 2019 e 2022, e à Associação “Aldeia Inclusiva”, em 2023.
O donativo foi entregue pelo Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, acompanhado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, e por vários/as colaboradores/as afetos a cada divisão orgânica da autarquia monçanense.
A entrega teve lugar na Quinta da Vila Nova, em Pias, contando com as presenças de vários elementos da associação, encarregados de educação e meninos apoiados pela “Mão de Mimos”, bem como do casal proprietário da quinta, Nuno Reis e Maria Ângela Reis, local onde decorrem as atividades da associação.
A “certidão de nascimento” da “Mão de Mimos” é de 9 de abril de 2024, tendo os órgãos diretivos tomado posse no dia 12 de dezembro de 2024, numa cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia de Monção.
O compromisso da Associação “Mão de Mimos” assenta na construção de uma sociedade mais inclusiva, onde cada criança e jovem tenha oportunidades iguais e o suporte necessário para alcançar o seu potencial.
Ainda recente, com 119 associados, o plano de atividades da associação abrange projetos de educação inclusiva, capacitação profissional e campanhas de consciencialização junto da comunidade. Consta, ainda, a realização de momentos culturais abertos ao público.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.