As Festas em Honra de São Pedro em Barroselas, realiza-se este ano de 26 a 30 de junho. Este é um momento importante na dinamização da freguesia, promovendo e divulgando a sua identidade à comunidade local e a todos os visitantes.
Para quarta-feira, dia 26 de junho, está marcado para as 8h00 a Alvorada Festiva com Salvas, seguida da entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” fazendo a visita á feira semanal.
Na quinta-feira, dia 27 de junho, volta a Alvorada Festiva com Salvas também às 8h00.
Para sexta-feira, dia 28 de junho, às 8hoo dá início a Alvorada Festiva com Salvas e às 16h00 é a abertura ao público da Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva, para apresentação exposição do Museu do Linho e da Lã organizada por Terapias Alexandra Carvalho.
Às 20h30 inicia a programação noturna com a atuação da Escola de Cavaquinhos do Grupo S.Paulo de Barroselas, seguido da atuação da Banda “D’ALMA&CORAZON” às 22h00. Às 24h00h a sessão de Fogo de Artificio e a partir da 01h00 a animação noturna fica a cargo do DJ “Marss Hal.
No sábado, dia 29 de junho, como já é habitual a Alvorada Festiva com Salvas às 08h00 e às 8h30 a entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” seguindo para a arruada pela freguesia. Às 9h00 a festa é para as crianças com insufláveis.
Da parte da tarde às 17h00 é feita a tradicional receção aos andores, acompanhados pela Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas. Às 18h30 é feita a Coroação de S.Pedro seguindo-se Eucaristia e Romagem ao cemitério.
A festa continua pela noite dentro e às 22h00 é a Orquestra “Magma” que inicia a animação noturna. Às 00h30 há mais Fogo de Artifício e à 01h30 o DJ Kevu encerra as festividades.
Já no dia 30 de junho, domingo, último dia da Festa em Honra de S. Pedro, às 08h00 a Alvorada Festiva com Salvas e às 14h30 é feita a concentração da Comissão de Festas, da Banda Musical Velha de Barroselas, Banda Nova de Barroselas e Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas no Largo de S.Sebastião, fazendo um cortejo com destino á Igreja Paroquial.
A Eucaristia com sermão em honra de S.Pedro está marcada para as 16h00 e às 17h00 a Majestosa Procissão Solene.
Às 21h30 o Concerto da “Banda Musical Velha de Barroselas” e da “Banda Nova de Barroselas”, Sessão de Fogo de Artifício às ooh00 e termina com a despedida das Bandas de Música às 00h30.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.