As Festas em Honra de São Pedro em Barroselas, realiza-se este ano de 26 a 30 de junho. Este é um momento importante na dinamização da freguesia, promovendo e divulgando a sua identidade à comunidade local e a todos os visitantes.
Para quarta-feira, dia 26 de junho, está marcado para as 8h00 a Alvorada Festiva com Salvas, seguida da entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” fazendo a visita á feira semanal.
Na quinta-feira, dia 27 de junho, volta a Alvorada Festiva com Salvas também às 8h00.
Para sexta-feira, dia 28 de junho, às 8hoo dá início a Alvorada Festiva com Salvas e às 16h00 é a abertura ao público da Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva, para apresentação exposição do Museu do Linho e da Lã organizada por Terapias Alexandra Carvalho.
Às 20h30 inicia a programação noturna com a atuação da Escola de Cavaquinhos do Grupo S.Paulo de Barroselas, seguido da atuação da Banda “D’ALMA&CORAZON” às 22h00. Às 24h00h a sessão de Fogo de Artificio e a partir da 01h00 a animação noturna fica a cargo do DJ “Marss Hal.
No sábado, dia 29 de junho, como já é habitual a Alvorada Festiva com Salvas às 08h00 e às 8h30 a entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” seguindo para a arruada pela freguesia. Às 9h00 a festa é para as crianças com insufláveis.
Da parte da tarde às 17h00 é feita a tradicional receção aos andores, acompanhados pela Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas. Às 18h30 é feita a Coroação de S.Pedro seguindo-se Eucaristia e Romagem ao cemitério.
A festa continua pela noite dentro e às 22h00 é a Orquestra “Magma” que inicia a animação noturna. Às 00h30 há mais Fogo de Artifício e à 01h30 o DJ Kevu encerra as festividades.
Já no dia 30 de junho, domingo, último dia da Festa em Honra de S. Pedro, às 08h00 a Alvorada Festiva com Salvas e às 14h30 é feita a concentração da Comissão de Festas, da Banda Musical Velha de Barroselas, Banda Nova de Barroselas e Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas no Largo de S.Sebastião, fazendo um cortejo com destino á Igreja Paroquial.
A Eucaristia com sermão em honra de S.Pedro está marcada para as 16h00 e às 17h00 a Majestosa Procissão Solene.
Às 21h30 o Concerto da “Banda Musical Velha de Barroselas” e da “Banda Nova de Barroselas”, Sessão de Fogo de Artifício às ooh00 e termina com a despedida das Bandas de Música às 00h30.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.