As Festas em Honra de São Pedro em Barroselas, realiza-se este ano de 26 a 30 de junho. Este é um momento importante na dinamização da freguesia, promovendo e divulgando a sua identidade à comunidade local e a todos os visitantes.
Para quarta-feira, dia 26 de junho, está marcado para as 8h00 a Alvorada Festiva com Salvas, seguida da entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” fazendo a visita á feira semanal.
Na quinta-feira, dia 27 de junho, volta a Alvorada Festiva com Salvas também às 8h00.
Para sexta-feira, dia 28 de junho, às 8hoo dá início a Alvorada Festiva com Salvas e às 16h00 é a abertura ao público da Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva, para apresentação exposição do Museu do Linho e da Lã organizada por Terapias Alexandra Carvalho.
Às 20h30 inicia a programação noturna com a atuação da Escola de Cavaquinhos do Grupo S.Paulo de Barroselas, seguido da atuação da Banda “D’ALMA&CORAZON” às 22h00. Às 24h00h a sessão de Fogo de Artificio e a partir da 01h00 a animação noturna fica a cargo do DJ “Marss Hal.
No sábado, dia 29 de junho, como já é habitual a Alvorada Festiva com Salvas às 08h00 e às 8h30 a entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” seguindo para a arruada pela freguesia. Às 9h00 a festa é para as crianças com insufláveis.
Da parte da tarde às 17h00 é feita a tradicional receção aos andores, acompanhados pela Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas. Às 18h30 é feita a Coroação de S.Pedro seguindo-se Eucaristia e Romagem ao cemitério.
A festa continua pela noite dentro e às 22h00 é a Orquestra “Magma” que inicia a animação noturna. Às 00h30 há mais Fogo de Artifício e à 01h30 o DJ Kevu encerra as festividades.
Já no dia 30 de junho, domingo, último dia da Festa em Honra de S. Pedro, às 08h00 a Alvorada Festiva com Salvas e às 14h30 é feita a concentração da Comissão de Festas, da Banda Musical Velha de Barroselas, Banda Nova de Barroselas e Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas no Largo de S.Sebastião, fazendo um cortejo com destino á Igreja Paroquial.
A Eucaristia com sermão em honra de S.Pedro está marcada para as 16h00 e às 17h00 a Majestosa Procissão Solene.
Às 21h30 o Concerto da “Banda Musical Velha de Barroselas” e da “Banda Nova de Barroselas”, Sessão de Fogo de Artifício às ooh00 e termina com a despedida das Bandas de Música às 00h30.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.