As Festas em Honra de São Pedro em Barroselas, realiza-se este ano de 26 a 30 de junho. Este é um momento importante na dinamização da freguesia, promovendo e divulgando a sua identidade à comunidade local e a todos os visitantes.
Para quarta-feira, dia 26 de junho, está marcado para as 8h00 a Alvorada Festiva com Salvas, seguida da entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” fazendo a visita á feira semanal.
Na quinta-feira, dia 27 de junho, volta a Alvorada Festiva com Salvas também às 8h00.
Para sexta-feira, dia 28 de junho, às 8hoo dá início a Alvorada Festiva com Salvas e às 16h00 é a abertura ao público da Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva, para apresentação exposição do Museu do Linho e da Lã organizada por Terapias Alexandra Carvalho.
Às 20h30 inicia a programação noturna com a atuação da Escola de Cavaquinhos do Grupo S.Paulo de Barroselas, seguido da atuação da Banda “D’ALMA&CORAZON” às 22h00. Às 24h00h a sessão de Fogo de Artificio e a partir da 01h00 a animação noturna fica a cargo do DJ “Marss Hal.
No sábado, dia 29 de junho, como já é habitual a Alvorada Festiva com Salvas às 08h00 e às 8h30 a entrada do Grupo de Bombos “Os Nacionais de Fragoso” seguindo para a arruada pela freguesia. Às 9h00 a festa é para as crianças com insufláveis.
Da parte da tarde às 17h00 é feita a tradicional receção aos andores, acompanhados pela Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas. Às 18h30 é feita a Coroação de S.Pedro seguindo-se Eucaristia e Romagem ao cemitério.
A festa continua pela noite dentro e às 22h00 é a Orquestra “Magma” que inicia a animação noturna. Às 00h30 há mais Fogo de Artifício e à 01h30 o DJ Kevu encerra as festividades.
Já no dia 30 de junho, domingo, último dia da Festa em Honra de S. Pedro, às 08h00 a Alvorada Festiva com Salvas e às 14h30 é feita a concentração da Comissão de Festas, da Banda Musical Velha de Barroselas, Banda Nova de Barroselas e Fanfarra dos Escuteiros de Barroselas no Largo de S.Sebastião, fazendo um cortejo com destino á Igreja Paroquial.
A Eucaristia com sermão em honra de S.Pedro está marcada para as 16h00 e às 17h00 a Majestosa Procissão Solene.
Às 21h30 o Concerto da “Banda Musical Velha de Barroselas” e da “Banda Nova de Barroselas”, Sessão de Fogo de Artifício às ooh00 e termina com a despedida das Bandas de Música às 00h30.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.