Logo
Nacional

Frente fria vai atingir Viana do Castelo com chuva forte, vento e mar muito agitado

5 Novembro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O distrito de Viana do Castelo vai ser um dos mais afetados pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte que atravessa o país esta quarta-feira, provocando chuva intensa, trovoadas, vento forte e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva forte e persistente, sobretudo entre a madrugada e a manhã de quarta-feira, período em que se prevê precipitação intensa acompanhada de trovoada.

A partir da tarde, a frente fria dará lugar a aguaceiros frequentes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, com especial incidência no litoral e nas zonas altas do distrito.

“Durante a passagem da frente fria, o vento poderá soprar forte com rajadas que atingirão 100 a 110 quilómetros por hora nas terras altas do norte, incluindo o Alto Minho”, indica o IPMA.

No mar, a situação será particularmente adversa. A costa de Viana do Castelo estará sob aviso laranja de agitação marítima entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, com ondas de oeste entre cinco e seis metros, podendo atingir nove metros de altura máxima.

As autoridades marítimas e de proteção civil apelam à população ribeirinha e costeira para que evite deslocações junto à orla marítima, molhes e zonas expostas ao mar, bem como atividades de pesca lúdica e desportiva.

O IPMA recomenda ainda o acompanhamento das previsões meteorológicas atualizadas através do seu site oficial, lembrando que o mau tempo deverá manter-se até à madrugada de quinta-feira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.