O distrito de Viana do Castelo vai ser um dos mais afetados pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte que atravessa o país esta quarta-feira, provocando chuva intensa, trovoadas, vento forte e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva forte e persistente, sobretudo entre a madrugada e a manhã de quarta-feira, período em que se prevê precipitação intensa acompanhada de trovoada.
A partir da tarde, a frente fria dará lugar a aguaceiros frequentes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, com especial incidência no litoral e nas zonas altas do distrito.
“Durante a passagem da frente fria, o vento poderá soprar forte com rajadas que atingirão 100 a 110 quilómetros por hora nas terras altas do norte, incluindo o Alto Minho”, indica o IPMA.
No mar, a situação será particularmente adversa. A costa de Viana do Castelo estará sob aviso laranja de agitação marítima entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, com ondas de oeste entre cinco e seis metros, podendo atingir nove metros de altura máxima.
As autoridades marítimas e de proteção civil apelam à população ribeirinha e costeira para que evite deslocações junto à orla marítima, molhes e zonas expostas ao mar, bem como atividades de pesca lúdica e desportiva.
O IPMA recomenda ainda o acompanhamento das previsões meteorológicas atualizadas através do seu site oficial, lembrando que o mau tempo deverá manter-se até à madrugada de quinta-feira.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.