A freguesia de Montaria, em Viana do Castelo, acolheu ações de fogo controlado, no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ), que visam a renovação de pastagens, numa perspetiva de redução das ignições e da promoção de um ecossistema mais resiliente.
As ações, que combinaram o fogo controlado com o pastoreio estratégico, foram promovidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em estreita articulação com o Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo, envolvendo diretamente os pastores locais, assim como, as equipas de Bombeiros Sapadores e Voluntários, as equipas de Sapadores Florestais, as equipas da Companhia de Intervenção de Proteção e Socorro 11 (UEPS-GNR), a Junta de Freguesia da Montaria e o Baldio da Montaria.
“A renovação de pastagens contribui para a criação de pastagens mais nutritivas para o gado, resultando assim num ciclo sustentável que beneficia tanto o ecossistema quanto a comunidade pastorícia”, justificou o Município numa nota.
As iniciativas contaram ainda com a presença de elementos da Xunta de Galicia, que trabalham no Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, numa partilha de conhecimentos sobre o fogo prescrito em áreas de Rede Natura 2000.

Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
O Município de Ponte de Lima continua a apostar na cultura e no lazer como eixos estruturantes, promovendo iniciativas que atraem famílias e incentivam a criatividade. Neste âmbito, regressa o ciclo de “Oficinas Criativas”, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, num espaço informal de experimentação e expressão manual.
Vila Nova de Cerveira subiu da 41.ª para a 35.ª posição no ranking dos 50 melhores municípios de pequena dimensão em Portugal, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, alcançando 1.112 pontos — à frente de municípios como Ponte de Lima.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, no dia 10 de novembro, no Quartel do Carmo, em Lisboa, um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar a segurança rodoviária em todo o país.