A freguesia de Montaria, em Viana do Castelo, acolheu ações de fogo controlado, no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ), que visam a renovação de pastagens, numa perspetiva de redução das ignições e da promoção de um ecossistema mais resiliente.
As ações, que combinaram o fogo controlado com o pastoreio estratégico, foram promovidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em estreita articulação com o Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo, envolvendo diretamente os pastores locais, assim como, as equipas de Bombeiros Sapadores e Voluntários, as equipas de Sapadores Florestais, as equipas da Companhia de Intervenção de Proteção e Socorro 11 (UEPS-GNR), a Junta de Freguesia da Montaria e o Baldio da Montaria.
“A renovação de pastagens contribui para a criação de pastagens mais nutritivas para o gado, resultando assim num ciclo sustentável que beneficia tanto o ecossistema quanto a comunidade pastorícia”, justificou o Município numa nota.
As iniciativas contaram ainda com a presença de elementos da Xunta de Galicia, que trabalham no Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, numa partilha de conhecimentos sobre o fogo prescrito em áreas de Rede Natura 2000.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.