A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a coordenação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável (PAEAS) celebraram um protocolo de cooperação para promover estilos de vida saudáveis através da prática de Walking Football.
Na sequência desse entendimento, esta variante de futebol para maiores de 50 será integrada como uma das atividades do Plano, cujo objetivo é maximizar a longevidade e a qualidade de vida dos cidadãos portugueses.
O Walking Football tem sido promovido e dinamizado em Portugal pela FPF, em estreita articulação com as Associações de Futebol Distritais e Regionais. Num país que entra no Top 4 dos mais envelhecidos do mundo, a modalidade tem tido um crescimento elevado, contando, atualmente, com quase 1.500 atletas federados.
A média de idades dos jogadores situa-se nos 67 anos e há registo de uma atleta com 93, na Associação de Futebol de Viseu. Além disso, 45 por cento dos praticantes em Portugal são mulheres.
O protocolo que levará o Walking Football a ainda mais portugueses foi celebrado entre a FPF e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, a instituição que está a executar o PAEAS e que dispõe de 18 polos representados em cada um dos distritos.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, considera que “integrar o Walking Football no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo importante na nossa missão de encorajar a prática desportiva em todas as idades.”
Para o presidente da FPF, “este formato de futebol, adaptado para cidadãos com mais de 50 anos, não só promove a atividade física, mas também o convívio social, a inclusão e o bem-estar emocional, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população sénior”.
“Acreditamos que o desporto é um poderoso aliado na promoção da saúde e na construção de comunidades coesas e solidárias. O Walking Football é um exemplo claro de como podemos adaptar as nossas práticas desportivas para incluir todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou condição física”, conclui Fernando Gomes.
Já para Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, “o Walking Football é uma atividade que vem complementar o que existe atualmente, criando uma oferta atrativa de exercício físico para todos, com impacto físico, mental e social de grande relevância”.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.