A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a coordenação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável (PAEAS) celebraram um protocolo de cooperação para promover estilos de vida saudáveis através da prática de Walking Football.
Na sequência desse entendimento, esta variante de futebol para maiores de 50 será integrada como uma das atividades do Plano, cujo objetivo é maximizar a longevidade e a qualidade de vida dos cidadãos portugueses.
O Walking Football tem sido promovido e dinamizado em Portugal pela FPF, em estreita articulação com as Associações de Futebol Distritais e Regionais. Num país que entra no Top 4 dos mais envelhecidos do mundo, a modalidade tem tido um crescimento elevado, contando, atualmente, com quase 1.500 atletas federados.
A média de idades dos jogadores situa-se nos 67 anos e há registo de uma atleta com 93, na Associação de Futebol de Viseu. Além disso, 45 por cento dos praticantes em Portugal são mulheres.
O protocolo que levará o Walking Football a ainda mais portugueses foi celebrado entre a FPF e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, a instituição que está a executar o PAEAS e que dispõe de 18 polos representados em cada um dos distritos.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, considera que “integrar o Walking Football no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo importante na nossa missão de encorajar a prática desportiva em todas as idades.”
Para o presidente da FPF, “este formato de futebol, adaptado para cidadãos com mais de 50 anos, não só promove a atividade física, mas também o convívio social, a inclusão e o bem-estar emocional, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população sénior”.
“Acreditamos que o desporto é um poderoso aliado na promoção da saúde e na construção de comunidades coesas e solidárias. O Walking Football é um exemplo claro de como podemos adaptar as nossas práticas desportivas para incluir todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou condição física”, conclui Fernando Gomes.
Já para Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, “o Walking Football é uma atividade que vem complementar o que existe atualmente, criando uma oferta atrativa de exercício físico para todos, com impacto físico, mental e social de grande relevância”.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.