Logo
Regional

Fotojornalista Alfredo Cunha deu aula em Caminha sobre o 25 de Abril

3 Dezembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O fotojornalista Alfredo Cunha esteve na Escola Básica e Secundária de Caminha para falar com cerca de uma centena de estudantes do 6º ano sobre o 25 de Abril. O mote foi a exibição de um filme, produzido especificamente para as comemorações dos 50 anos da Revolução pela Comissão Comemorativa.

A iniciativa enquadra-se no programa que está a ser levado a cabo pela Câmara Municipal, parceira da Comissão neste cinquentenário.   

Muitas perguntas, muita curiosidade sobre os protagonistas, sobre o fotojornalista e sobre o 25 de Abril. Foi assim a sessão desta quinta-feira na EBS de Caminha. Recorde-se que a associação da Câmara Municipal de Caminha à edição do livro “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, de Alfredo Cunha, trouxe vários benefícios, entre eles o direito de exibição pública de três filmes produzidos especificamente para as comemorações dos 50 anos de Abril pela Comissão, com imagens do referido livro, com design de Alexandre Farto/Vhils, e banda sonora de Rodrigo Leão.

Depois de assistirem à exibição de um destes filmes, abriu-se o período de perguntas, e foram muitas, num escrutínio muito salutar. Alfredo Cunha entusiasmou-se e respondeu a todas, numa manhã diferente e animada, em que se falou de coisas muito sérias, com vivacidade e na primeira pessoa. E os estudantes quiseram saber um pouco de tudo. Desde logo sobre o dia 25 de abril de 1974 e sobre o que se passou nas ruas. Curiosos, os estudantes questionaram o jornalista, por exemplo, sobre a razão porque estava no local naquele dia; quando decidiu ser fotógrafo e porquê; quantas fotos tirou dos acontecimentos; e em que outros palcos de conflito esteve Alfredo Cunha. Muitos, foi a resposta, entre eles o Iraque, Afeganistão, Síria, Angola ou Moçambique. Alfredo Cunha também teve de explicar como se percebe o ambiente de alegria e a presença simultânea de material de guerra. Apesar do aparente ambiente caótico da Revolução dos Cravos havia muita felicidade, explicou o fotojornalista, que também foi convidado a eleger a figura mais importante da Revolução. Resposta pronta: Salgueiro Maia, amizade que se prolongou por três dezenas de anos.    

No final da sessão houve fotos e autógrafos: uma animada aula de História, ao vivo, revendo os acontecimentos e interpelando os protagonistas. A experiência deverá ainda se repetida, de acordo com o calendário escolar e a disponibilidade de Alfredo Cunha. 

A Câmara Municipal de Caminha associou-se à “Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril” patrocinando, juntamente com outras entidades, a edição especial do livro “25 de abril de 1974, Quinta-Feira”, com fotografias e coordenação do fotógrafo Alfredo Cunha. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Novembro, 2025

GNR sinaliza mais de 43 mil idosos em situação de vulnerabilidade no país

A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.

Desporto 20 Novembro, 2025

Eurocidade Urban Trail Night aproxima-se do recorde histórico de inscritos

As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.

Cultura 20 Novembro, 2025

Debate sobre censura e liberdade artística marca Festival de Teatro de Viana do Castelo

Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.

Regional 20 Novembro, 2025

Ponte de Lima entre os municípios com melhor eficiência financeira do país

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.

Regional 20 Novembro, 2025

Comédias do Minho levam oficinas de teatro a Paredes de Coura para reforçar inclusão social

As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.

Música 20 Novembro, 2025

Ponte da Barca afirma-se como território de música e formação artística

O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Matilde Silva estreia-se pela Seleção Nacional Sub-15 feminina

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.