Entre os dias 20 e 21 de março, Viana do Castelo acolhe o Fórum ANTF - Associação Nacional de Treinadores de Futebol, congresso que vai contar com a participação de alguns dos treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional, contando ainda com ex-jogadores e especialistas. O evento deverá reunir quase um milhar de participantes, tendo 843 treinadores inscritos, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro.
O evento, organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal, acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo. Domingos Paciência, Artur Jorge, Leonardo Jardim, Paulo Bento, Teresa Jordão e Rui Águas são alguns dos nomes confirmados como intervenientes neste fórum.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que Viana do Castelo “vive um ano muito particular em que é Cidade Europeia do Desporto”, pelo que “se compromete a investir ainda mais no desporto, promovendo o bem-estar físico e mental dos vianenses”.
O autarca referiu que sendo esta uma cidade moderna, “quer alcançar os maiores níveis de excelência e é muito importante acolher um evento desta dimensão e relevância, organizado por uma entidade de renome”. “Esperemos que este seja um dos 365 eventos que nos permitirá fazer um percurso neste ano desportivo pautado pela excelência”, considerou.
Já o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, indicou que “não foi difícil escolher Viana do Castelo atendendo ao enorme passo que o concelho deu ao candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto”, indicando que a associação tem dado prioridades às cidades CED para organizar os seus eventos.
“O Fórum ANTF engloba os nossos 7.500 sócios e temos já garantidos 843 treinadores inscritos, mais cerca de uma centena de convidados, pelo que no Centro Cultural de Viana do Castelo vão marcar presença perto de um milhar de pessoas”, explicou. “Queremos realizar aqui o melhor fórum que a ANTF alguma vez promoveu”, frisou, explicando que a formação teórica acontece no pavilhão multiusos e que a formação prática acontece no Estádio Dr. José de Matos para o futebol e no Pavilhão José Natário para o futsal.
O vice-presidente da ANTF, Domingos Paciência, realçou que este fórum “tem enorme importância para os mais jovens, mas também para os treinadores de todos os níveis, já que é um espaço que nos permite partilhar experiências e conhecimento”.
O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.
Inclui palestras com os maiores especialistas mundiais nestas matérias, workshops práticos das modalidades futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais.
No mesmo espaço, reúne-se tudo o que o treinador necessita para reciclar o seu conhecimento, praticar novas metodologias e contatar com novos instrumentos e tecnologias disponíveis na área do Treino.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.