Entre os dias 20 e 21 de março, Viana do Castelo acolhe o Fórum ANTF - Associação Nacional de Treinadores de Futebol, congresso que vai contar com a participação de alguns dos treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional, contando ainda com ex-jogadores e especialistas. O evento deverá reunir quase um milhar de participantes, tendo 843 treinadores inscritos, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro.
O evento, organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal, acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo. Domingos Paciência, Artur Jorge, Leonardo Jardim, Paulo Bento, Teresa Jordão e Rui Águas são alguns dos nomes confirmados como intervenientes neste fórum.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que Viana do Castelo “vive um ano muito particular em que é Cidade Europeia do Desporto”, pelo que “se compromete a investir ainda mais no desporto, promovendo o bem-estar físico e mental dos vianenses”.
O autarca referiu que sendo esta uma cidade moderna, “quer alcançar os maiores níveis de excelência e é muito importante acolher um evento desta dimensão e relevância, organizado por uma entidade de renome”. “Esperemos que este seja um dos 365 eventos que nos permitirá fazer um percurso neste ano desportivo pautado pela excelência”, considerou.
Já o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, indicou que “não foi difícil escolher Viana do Castelo atendendo ao enorme passo que o concelho deu ao candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto”, indicando que a associação tem dado prioridades às cidades CED para organizar os seus eventos.
“O Fórum ANTF engloba os nossos 7.500 sócios e temos já garantidos 843 treinadores inscritos, mais cerca de uma centena de convidados, pelo que no Centro Cultural de Viana do Castelo vão marcar presença perto de um milhar de pessoas”, explicou. “Queremos realizar aqui o melhor fórum que a ANTF alguma vez promoveu”, frisou, explicando que a formação teórica acontece no pavilhão multiusos e que a formação prática acontece no Estádio Dr. José de Matos para o futebol e no Pavilhão José Natário para o futsal.
O vice-presidente da ANTF, Domingos Paciência, realçou que este fórum “tem enorme importância para os mais jovens, mas também para os treinadores de todos os níveis, já que é um espaço que nos permite partilhar experiências e conhecimento”.
O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.
Inclui palestras com os maiores especialistas mundiais nestas matérias, workshops práticos das modalidades futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais.
No mesmo espaço, reúne-se tudo o que o treinador necessita para reciclar o seu conhecimento, praticar novas metodologias e contatar com novos instrumentos e tecnologias disponíveis na área do Treino.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.