O novo Fórum Cultural das Neves implicou um investimento municipal a rondar os 500 mil euros. É o resultado de um antigo anseio das freguesias do Vale do Neiva que vai de encontro ao que o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, classificou como a “estratégia do município de descentralização de equipamentos e de atividades culturais”.
O novo espaço implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo áreas expositivas para promover os valores identitários do Vale do Neiva, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.
Para aquele espaço, o Município está a constituir uma nova entidade municipal nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região. Trata-se de um espaço que visa igualmente, manter a memória de personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito pela dinâmica que levou à criação do espaço que “agregará agora a riqueza cultural e a dinâmica deste território”, lembrando que a política do município tem efetivamente sido no caminho “de descentralizar os espaços culturais e proporcionar momentos culturais em todos os concelhos”.
“A Cultura é muito mais do que a identidade, o património é fundamental e a intervenção, requalificando para diversas espaços para fins que Garantam a herança, a cultura e o património do concelho”, vincou ainda o autarca na sua intervenção, concluindo que “o Fórum Cultural das Neves será um espaço para todos”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de dezenas de personalidades ligadas à cultura local.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.