O novo Fórum Cultural das Neves implicou um investimento municipal a rondar os 500 mil euros. É o resultado de um antigo anseio das freguesias do Vale do Neiva que vai de encontro ao que o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, classificou como a “estratégia do município de descentralização de equipamentos e de atividades culturais”.
O novo espaço implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo áreas expositivas para promover os valores identitários do Vale do Neiva, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.
Para aquele espaço, o Município está a constituir uma nova entidade municipal nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região. Trata-se de um espaço que visa igualmente, manter a memória de personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito pela dinâmica que levou à criação do espaço que “agregará agora a riqueza cultural e a dinâmica deste território”, lembrando que a política do município tem efetivamente sido no caminho “de descentralizar os espaços culturais e proporcionar momentos culturais em todos os concelhos”.
“A Cultura é muito mais do que a identidade, o património é fundamental e a intervenção, requalificando para diversas espaços para fins que Garantam a herança, a cultura e o património do concelho”, vincou ainda o autarca na sua intervenção, concluindo que “o Fórum Cultural das Neves será um espaço para todos”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de dezenas de personalidades ligadas à cultura local.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.