A partir de 10 de agosto, trabalhos fotográficos de Agnès Varda, aclamada cineasta e fotógrafa, e de outros ícones de renome internacional, estarão no Fórum Cultural das Neves, no concelho de Viana do Castelo, lado a lado com retratos das paisagens e das gentes do Neiva, da autoria de filhos da terra.
A inauguração oficial, agendada para as 18h00, vai contar com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, Luís Ferraz, Diretor-geral dos Assuntos Consulares, Paulo Pisco, eurodeputado, Miguel Costa, Adido para a área Social do Consulado de Portugal em Paris, e Edouard Bierry, responsável de Comunicação do Ministério da Cultura Francês.
A exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves” nasce com o propósito de homenagear Diamantino Quintas, artesão revelador analógico, natural da freguesia de Vila de Punhe. Em França desde os 18 anos, a sua mestria tornou-o reconhecido internacionalmente e conquistou a confiança de grandes nomes da fotografia, como Agnès Varda, Gilles Caron, James Barnor e Yan Morvan. Obras destes e de outros 25 reputados fotógrafos que trabalharam com Diamantino poderão ser apreciadas nesta exposição reunida pelo próprio.
Para além destas obras e de uma impressão em grande formato de uma imagem do Neiva do final dos anos 1970, da autoria de Diamantino Quintas, a exposição conta ainda com fotografias de Jaime Pereira, Carlos Novo e Domingos Jaques, captadas ao longo de vários anos. Através das lentes destes três fotógrafos naturais do Vale do Neiva, podem ser apreciadas tanto as vibrantes festas pagãs e religiosas da região, como a beleza das suas paisagens. Coordenam este projeto Domingos Jaques e Rogério Barreto, com assistência de Aida Augusto e Josefina Fernanda Bouças, todos eles filhos do Neiva.
A exposição estará patente no Fórum Cultural das Neves até 30 de dezembro de 2024, com entrada livre.
PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
“Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”
10 e 11 de agosto
Fórum Cultural das Neves, Vila de Punhe, Viana do Castelo
Sábado, 10 de agosto
18h00
Abertura da exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”.
18h15
Momento musical com Cândido Miranda e o seu filho, Pedro Miranda.
18h45
Oferta de Diamantino Quintas ao Fórum Cultural das Neves de fotografia do Rio Neiva.
19h00
Atuação das Cantadeiras do Vale do Neiva com o Clarinetista David Silva.
19h30
Homenagem ao artesão revelador, Diamantino Quintas, por toda a sua carreira e importância na fotografia profissional.
Domingo, 11 de agosto
10h00 – 19h00
(pausa para almoço 12h00 – 14h00)
Oficina de revelação analógica de fotografia com Diamantino Quintas, destinada a crianças a partir dos 6 anos. Entrada livre e sem inscrição prévia.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.