A partir de 10 de agosto, trabalhos fotográficos de Agnès Varda, aclamada cineasta e fotógrafa, e de outros ícones de renome internacional, estarão no Fórum Cultural das Neves, no concelho de Viana do Castelo, lado a lado com retratos das paisagens e das gentes do Neiva, da autoria de filhos da terra.
A inauguração oficial, agendada para as 18h00, vai contar com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, Luís Ferraz, Diretor-geral dos Assuntos Consulares, Paulo Pisco, eurodeputado, Miguel Costa, Adido para a área Social do Consulado de Portugal em Paris, e Edouard Bierry, responsável de Comunicação do Ministério da Cultura Francês.
A exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves” nasce com o propósito de homenagear Diamantino Quintas, artesão revelador analógico, natural da freguesia de Vila de Punhe. Em França desde os 18 anos, a sua mestria tornou-o reconhecido internacionalmente e conquistou a confiança de grandes nomes da fotografia, como Agnès Varda, Gilles Caron, James Barnor e Yan Morvan. Obras destes e de outros 25 reputados fotógrafos que trabalharam com Diamantino poderão ser apreciadas nesta exposição reunida pelo próprio.
Para além destas obras e de uma impressão em grande formato de uma imagem do Neiva do final dos anos 1970, da autoria de Diamantino Quintas, a exposição conta ainda com fotografias de Jaime Pereira, Carlos Novo e Domingos Jaques, captadas ao longo de vários anos. Através das lentes destes três fotógrafos naturais do Vale do Neiva, podem ser apreciadas tanto as vibrantes festas pagãs e religiosas da região, como a beleza das suas paisagens. Coordenam este projeto Domingos Jaques e Rogério Barreto, com assistência de Aida Augusto e Josefina Fernanda Bouças, todos eles filhos do Neiva.
A exposição estará patente no Fórum Cultural das Neves até 30 de dezembro de 2024, com entrada livre.
PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
“Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”
10 e 11 de agosto
Fórum Cultural das Neves, Vila de Punhe, Viana do Castelo
Sábado, 10 de agosto
18h00
Abertura da exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”.
18h15
Momento musical com Cândido Miranda e o seu filho, Pedro Miranda.
18h45
Oferta de Diamantino Quintas ao Fórum Cultural das Neves de fotografia do Rio Neiva.
19h00
Atuação das Cantadeiras do Vale do Neiva com o Clarinetista David Silva.
19h30
Homenagem ao artesão revelador, Diamantino Quintas, por toda a sua carreira e importância na fotografia profissional.
Domingo, 11 de agosto
10h00 – 19h00
(pausa para almoço 12h00 – 14h00)
Oficina de revelação analógica de fotografia com Diamantino Quintas, destinada a crianças a partir dos 6 anos. Entrada livre e sem inscrição prévia.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.