A partir de 10 de agosto, trabalhos fotográficos de Agnès Varda, aclamada cineasta e fotógrafa, e de outros ícones de renome internacional, estarão no Fórum Cultural das Neves, no concelho de Viana do Castelo, lado a lado com retratos das paisagens e das gentes do Neiva, da autoria de filhos da terra.
A inauguração oficial, agendada para as 18h00, vai contar com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, Luís Ferraz, Diretor-geral dos Assuntos Consulares, Paulo Pisco, eurodeputado, Miguel Costa, Adido para a área Social do Consulado de Portugal em Paris, e Edouard Bierry, responsável de Comunicação do Ministério da Cultura Francês.
A exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves” nasce com o propósito de homenagear Diamantino Quintas, artesão revelador analógico, natural da freguesia de Vila de Punhe. Em França desde os 18 anos, a sua mestria tornou-o reconhecido internacionalmente e conquistou a confiança de grandes nomes da fotografia, como Agnès Varda, Gilles Caron, James Barnor e Yan Morvan. Obras destes e de outros 25 reputados fotógrafos que trabalharam com Diamantino poderão ser apreciadas nesta exposição reunida pelo próprio.
Para além destas obras e de uma impressão em grande formato de uma imagem do Neiva do final dos anos 1970, da autoria de Diamantino Quintas, a exposição conta ainda com fotografias de Jaime Pereira, Carlos Novo e Domingos Jaques, captadas ao longo de vários anos. Através das lentes destes três fotógrafos naturais do Vale do Neiva, podem ser apreciadas tanto as vibrantes festas pagãs e religiosas da região, como a beleza das suas paisagens. Coordenam este projeto Domingos Jaques e Rogério Barreto, com assistência de Aida Augusto e Josefina Fernanda Bouças, todos eles filhos do Neiva.
A exposição estará patente no Fórum Cultural das Neves até 30 de dezembro de 2024, com entrada livre.
PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
“Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”
10 e 11 de agosto
Fórum Cultural das Neves, Vila de Punhe, Viana do Castelo
Sábado, 10 de agosto
18h00
Abertura da exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”.
18h15
Momento musical com Cândido Miranda e o seu filho, Pedro Miranda.
18h45
Oferta de Diamantino Quintas ao Fórum Cultural das Neves de fotografia do Rio Neiva.
19h00
Atuação das Cantadeiras do Vale do Neiva com o Clarinetista David Silva.
19h30
Homenagem ao artesão revelador, Diamantino Quintas, por toda a sua carreira e importância na fotografia profissional.
Domingo, 11 de agosto
10h00 – 19h00
(pausa para almoço 12h00 – 14h00)
Oficina de revelação analógica de fotografia com Diamantino Quintas, destinada a crianças a partir dos 6 anos. Entrada livre e sem inscrição prévia.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.