A partir de 10 de agosto, trabalhos fotográficos de Agnès Varda, aclamada cineasta e fotógrafa, e de outros ícones de renome internacional, estarão no Fórum Cultural das Neves, no concelho de Viana do Castelo, lado a lado com retratos das paisagens e das gentes do Neiva, da autoria de filhos da terra.
A inauguração oficial, agendada para as 18h00, vai contar com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, Luís Ferraz, Diretor-geral dos Assuntos Consulares, Paulo Pisco, eurodeputado, Miguel Costa, Adido para a área Social do Consulado de Portugal em Paris, e Edouard Bierry, responsável de Comunicação do Ministério da Cultura Francês.
A exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves” nasce com o propósito de homenagear Diamantino Quintas, artesão revelador analógico, natural da freguesia de Vila de Punhe. Em França desde os 18 anos, a sua mestria tornou-o reconhecido internacionalmente e conquistou a confiança de grandes nomes da fotografia, como Agnès Varda, Gilles Caron, James Barnor e Yan Morvan. Obras destes e de outros 25 reputados fotógrafos que trabalharam com Diamantino poderão ser apreciadas nesta exposição reunida pelo próprio.
Para além destas obras e de uma impressão em grande formato de uma imagem do Neiva do final dos anos 1970, da autoria de Diamantino Quintas, a exposição conta ainda com fotografias de Jaime Pereira, Carlos Novo e Domingos Jaques, captadas ao longo de vários anos. Através das lentes destes três fotógrafos naturais do Vale do Neiva, podem ser apreciadas tanto as vibrantes festas pagãs e religiosas da região, como a beleza das suas paisagens. Coordenam este projeto Domingos Jaques e Rogério Barreto, com assistência de Aida Augusto e Josefina Fernanda Bouças, todos eles filhos do Neiva.
A exposição estará patente no Fórum Cultural das Neves até 30 de dezembro de 2024, com entrada livre.
PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
“Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”
10 e 11 de agosto
Fórum Cultural das Neves, Vila de Punhe, Viana do Castelo
Sábado, 10 de agosto
18h00
Abertura da exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves”.
18h15
Momento musical com Cândido Miranda e o seu filho, Pedro Miranda.
18h45
Oferta de Diamantino Quintas ao Fórum Cultural das Neves de fotografia do Rio Neiva.
19h00
Atuação das Cantadeiras do Vale do Neiva com o Clarinetista David Silva.
19h30
Homenagem ao artesão revelador, Diamantino Quintas, por toda a sua carreira e importância na fotografia profissional.
Domingo, 11 de agosto
10h00 – 19h00
(pausa para almoço 12h00 – 14h00)
Oficina de revelação analógica de fotografia com Diamantino Quintas, destinada a crianças a partir dos 6 anos. Entrada livre e sem inscrição prévia.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.