PAR é o nome do espectáculo, que une música e dança, criado pela EVIC - Escola Vocacional de Interpretação, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e a AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo no Forte Santiago da Barra.Os espetáculos realizam-se esta seta-feira, dia 31 de maio, às 21h30 e no sábado, dia 1 de junho, às 11h30.
O projeto PAR, dirigido por José Silva, Mariana Pombal e Wallace Wong, reúne dezasseis intérpretes, incluindo cinco músicos do Ensemble de Percussão (ARTEAM e AMVC) e onze bailarinas do Corpo de Dança (EVIC), todos com idades entre os 10 e os 25 anos, num espetáculo em formato de percurso pelo Forte Santiago da Barra, sem lugares sentados.
O espetáculo foi produzido durante 4 meses, num processo onde os participantes exploraram a criatividade colaborativa, resultando assim uma exibição original de música e dança.
O projeto surge como um complemento pedagógico, incentivando a cocriação e a troca de experiências entre os alunos das várias instituições envolvidas.
Com a componente de instrução artística, o projeto visa a valorização do património cultural de Viana do Castelo, daí a sua apresentação ser especificamente no Forte Santiago da Barra, pelas diferentes acústicas assim como as particularidades estruturais do monumento como inspiração para o processo criativo.
PAR conta com a coorganização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Nova Integral Seguros, Academia Progresso – Centro de Estudos, Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Ameadella Pastelarias, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Turismo de Portugal – Porto e Norte.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.