PAR é o nome do espectáculo, que une música e dança, criado pela EVIC - Escola Vocacional de Interpretação, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e a AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo no Forte Santiago da Barra.Os espetáculos realizam-se esta seta-feira, dia 31 de maio, às 21h30 e no sábado, dia 1 de junho, às 11h30.
O projeto PAR, dirigido por José Silva, Mariana Pombal e Wallace Wong, reúne dezasseis intérpretes, incluindo cinco músicos do Ensemble de Percussão (ARTEAM e AMVC) e onze bailarinas do Corpo de Dança (EVIC), todos com idades entre os 10 e os 25 anos, num espetáculo em formato de percurso pelo Forte Santiago da Barra, sem lugares sentados.
O espetáculo foi produzido durante 4 meses, num processo onde os participantes exploraram a criatividade colaborativa, resultando assim uma exibição original de música e dança.
O projeto surge como um complemento pedagógico, incentivando a cocriação e a troca de experiências entre os alunos das várias instituições envolvidas.
Com a componente de instrução artística, o projeto visa a valorização do património cultural de Viana do Castelo, daí a sua apresentação ser especificamente no Forte Santiago da Barra, pelas diferentes acústicas assim como as particularidades estruturais do monumento como inspiração para o processo criativo.
PAR conta com a coorganização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Nova Integral Seguros, Academia Progresso – Centro de Estudos, Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Ameadella Pastelarias, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Turismo de Portugal – Porto e Norte.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).
O Pavilhão Multiusos de Valença recebe o IXº Open de Judo da Eurocidade, este fim de semana, com a presença de mais de 440 atletas representativos de clubes de Portugal, Espanha e Andorra.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá desenvolver a Operação Campo Seguro 2025, até 15 de fevereiro de 2026, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.
O Nutrir-IPVC foi distinguido na categoria "Norte Ruris" pelos seus contributos na valorização agroalimentar, proteção da biodiversidade e dinamização da economia local, numa gala que celebrou as iniciativas mais marcantes da Região Norte.
O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que faleceram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar.
A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.