PAR é o nome do espectáculo, que une música e dança, criado pela EVIC - Escola Vocacional de Interpretação, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e a AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo no Forte Santiago da Barra.Os espetáculos realizam-se esta seta-feira, dia 31 de maio, às 21h30 e no sábado, dia 1 de junho, às 11h30.
O projeto PAR, dirigido por José Silva, Mariana Pombal e Wallace Wong, reúne dezasseis intérpretes, incluindo cinco músicos do Ensemble de Percussão (ARTEAM e AMVC) e onze bailarinas do Corpo de Dança (EVIC), todos com idades entre os 10 e os 25 anos, num espetáculo em formato de percurso pelo Forte Santiago da Barra, sem lugares sentados.
O espetáculo foi produzido durante 4 meses, num processo onde os participantes exploraram a criatividade colaborativa, resultando assim uma exibição original de música e dança.
O projeto surge como um complemento pedagógico, incentivando a cocriação e a troca de experiências entre os alunos das várias instituições envolvidas.
Com a componente de instrução artística, o projeto visa a valorização do património cultural de Viana do Castelo, daí a sua apresentação ser especificamente no Forte Santiago da Barra, pelas diferentes acústicas assim como as particularidades estruturais do monumento como inspiração para o processo criativo.
PAR conta com a coorganização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Nova Integral Seguros, Academia Progresso – Centro de Estudos, Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Ameadella Pastelarias, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Turismo de Portugal – Porto e Norte.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.