A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e a AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo apresentam PAR, um espetáculo multidisciplinar que une música e dança, nos próximos dias 31 de maio, às 21h30 e 1 de junho, às 11h30, no Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O projeto PAR, dirigido por José Silva, Mariana Pombal e Wallace Wong, reúne dezasseis intérpretes, incluindo cinco músicos do Ensemble de Percussão (ARTEAM e AMVC) e onze bailarinas do Corpo de Dança (EVIC), todos com idades entre os 10 e os 25 anos, num espetáculo em formato de percurso pelo Forte Santiago da Barra, sem lugares sentados.
Durante 4 meses, os participantes exploraram um processo criativo colaborativo, que resultou num espetáculo original de música e dança. Este projeto surge como um complemento pedagógico, incentivando a cocriação e a troca de experiências entre os alunos das várias instituições envolvidas. Além de fomentar a instrução artística, o projeto visa valorizar o património cultural de Viana do Castelo. Criado especificamente para o Forte Santiago da Barra, o espetáculo utiliza as diferentes acústicas, estéticas e particularidades estruturais do monumento como inspiração para o processo criativo.
PAR conta com a coorganização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Nova Integral Seguros, Academia Progresso – Centro de Estudos, Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Ameadella Pastelarias, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Turismo de Portugal – Porto e Norte.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.