A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e a AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo apresentam PAR, um espetáculo multidisciplinar que une música e dança, nos próximos dias 31 de maio, às 21h30 e 1 de junho, às 11h30, no Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo, com entrada gratuita.
O projeto PAR, dirigido por José Silva, Mariana Pombal e Wallace Wong, reúne dezasseis intérpretes, incluindo cinco músicos do Ensemble de Percussão (ARTEAM e AMVC) e onze bailarinas do Corpo de Dança (EVIC), todos com idades entre os 10 e os 25 anos, num espetáculo em formato de percurso pelo Forte Santiago da Barra, sem lugares sentados.
Durante 4 meses, os participantes exploraram um processo criativo colaborativo, que resultou num espetáculo original de música e dança. Este projeto surge como um complemento pedagógico, incentivando a cocriação e a troca de experiências entre os alunos das várias instituições envolvidas. Além de fomentar a instrução artística, o projeto visa valorizar o património cultural de Viana do Castelo. Criado especificamente para o Forte Santiago da Barra, o espetáculo utiliza as diferentes acústicas, estéticas e particularidades estruturais do monumento como inspiração para o processo criativo.
PAR conta com a coorganização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Nova Integral Seguros, Academia Progresso – Centro de Estudos, Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior, Ameadella Pastelarias, Associação Musical de Vila Nova de Anha, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Turismo de Portugal – Porto e Norte.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.