De 8 a 11 de dezembro terá lugar no Forte de S. João Batista de Esposende e nas Piscinas Municipais Foz do Cávado a exposição do Projeto “Rotas do Oceano - explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”, aberta ao público, entre as 10h00 e as 17h00.
O projeto ‘Rotas do Oceano’, uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul), tem como objetivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, do 1º ao 3º ciclo de ensino, capacitando as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.
Esta aspiração e missão surge do reconhecimento de Esposende enquanto contexto único pelo seu vasto património material e imaterial marítimo. Surge também da necessidade de fomentar uma maior proximidade entre a comunidade escolar e o território onde se insere, através de novos métodos pedagógicos.
A exposição Rotas do Oceano pretende retratar a diversidade de atividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores deste Agrupamento, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e vários agentes locais, contribuindo efetivamente para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.
O projeto Rotas do Oceanos é um projeto financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.