Logo
Internacional

Forte aparato policial marca início de julgamento de alegada rede de assaltos no Alto Minho

24 Janeiro, 2026 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O início do julgamento dos nove arguidos suspeitos de integrarem uma associação criminosa dedicada a assaltos a ourivesarias no Alto Minho ficou esta sexta-feira marcado por uma forte presença policial junto ao Tribunal de Viana do Castelo.

No primeiro dia de julgamento, apenas uma mulher entre os nove arguidos prestou declarações perante o coletivo de juízes, negando todos os crimes de que está acusada pelo Ministério Público (MP). Natural e residente na Galiza, a arguida afirmou conhecer apenas um dos arguidos, por ser colega de trabalho do seu companheiro, também ele arguido no processo.

À chegada dos arguidos ao tribunal, foi visível o reforço de segurança.

Segundo o Ministério Público, os arguidos estão acusados da prática, em coautoria, de um crime de associação criminosa, dois crimes de furto, um crime de furto qualificado na forma tentada, um crime de roubo qualificado na forma tentada, dois crimes de falsificação ou contrafação de documento agravado e um crime de detenção de arma proibida.

A acusação associa o grupo a uma tentativa de assalto a uma ourivesaria em Vila Verde, em fevereiro de 2024, e ao assalto a uma ourivesaria em Valença, em novembro do mesmo ano, ocorrido quando os arguidos já se encontravam sob investigação.

O MP sustenta que a alegada organização criminosa terá sido criada por quatro arguidos residentes na Galiza, um dos quais apontado como líder, com o objetivo de cometer crimes contra o património, em particular assaltos a ourivesarias na região do Alto Minho, recrutando para o efeito outros elementos de várias nacionalidades.

Durante o assalto em Valença, os arguidos terão entrado armados na ourivesaria, ameaçado os proprietários e agredido um deles, sendo impedidos de concretizar o roubo devido à rápida intervenção das autoridades.

O alegado líder do grupo tinha na sua posse 118.830 euros, montante que o Ministério Público considera resultar da atividade criminosa, tendo requerido o seu perdimento a favor do Estado.

Dos nove arguidos, quatro residem em Espanha, um tem nacionalidade albanesa, dois são oriundos de Marrocos e dois de Itália. Todos se encontram em prisão preventiva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Janeiro, 2026

Reformados e Pensionistas de Viana cantam Janeiras na Câmara Municipal

A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo marcou presença, esta quinta-feira, na Câmara Municipal para a tradicional cantoria de Janeiras, oferecendo um momento de animação e música com vozes afinadas.

Desporto 24 Janeiro, 2026

Juventude Viana entra hoje em campo frente ao OC Barcelos B

A Juventude Viana defronta hoje o OC Barcelos B, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, primeira da segunda volta.

Internacional 24 Janeiro, 2026

Forte aparato policial marca início de julgamento de alegada rede de assaltos no Alto Minho

O início do julgamento dos nove arguidos suspeitos de integrarem uma associação criminosa dedicada a assaltos a ourivesarias no Alto Minho ficou esta sexta-feira marcado por uma forte presença policial junto ao Tribunal de Viana do Castelo.

Regional 23 Janeiro, 2026

Biblioteca Municipal de Valença recebe sessão de leitura e oficina para crianças

A Biblioteca Municipal de Valença convida famílias para mais uma edição do programa Histórias em Família, este sábado, 24 de janeiro, às 10h30. A iniciativa promete uma manhã de leitura, criatividade e partilha entre pais e filhos.

Regional 23 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana celebra Dia do Diplomado com quase 1.500 pessoas

Viana do Castelo vai receber este sábado cerca de 1.500 pessoas para a cerimónia do Dia do Diplomado do Politécnico de Viana do Castelo. O evento decorre no Centro Cultural da cidade, a partir das 10h00, numa edição que se anuncia como uma das mais participadas de sempre.

Música 23 Janeiro, 2026

Mickael Carreira anima a Festa das Tradições de Ponte da Barca

Ponte da Barca prepara-se para três dias de muita música, animação e celebração da cultura local com a realização da Festa das Tradições, que decorre de 8 a 10 de maio na Praça Terras da Nóbrega.

Regional 23 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 2 milhões na requalificação e ampliação da Escola do Cabedelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta semana, a abertura de concurso público e a autorização da despesa para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque. O investimento previsto é de 2,061 milhões de euros, com um prazo de execução de 360 dias.