De 5 a 7 de setembro, a Fortaleza de Valença volta a viajar no tempo com mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, um dos eventos mais emblemáticos da cidade raiana. Durante três dias, o centro histórico da cidade mais a norte de Portugal será invadido por cavaleiros, músicos, artesãos, saltimbancos e recriações históricas que prometem envolver milhares de visitantes numa autêntica experiência medieval.
Este ano, o grande destaque vai para o tema “A Peregrinação de D. Manuel I a Santiago de Compostela”, evocando a passagem do monarca por Valença em 1502. Este momento simbólico da história portuguesa e da afirmação do Caminho Português de Santiago será retratado através de várias encenações, com especial realce para o Cortejo Medieval, que deverá atrair a atenção de locais e turistas.
O evento inclui um programa intenso de animação, com torneios apeados e a cavalo, espetáculos de fogo, teatro e música de rua, danças orientais e medievais, além de demonstrações de armamento, artes e ofícios tradicionais. A Fortaleza será totalmente decorada a rigor, com bandeiras, adereços e ambientes que recriam o espírito da época.
Nas tendas do mercado, os visitantes poderão encontrar uma vasta oferta de produtos artesanais: peças em couro, madeira, ferro forjado, tapeçarias, especiarias, doces conventuais, licores, bijuteria e muito mais, recriando o ambiente comercial típico das feiras medievais.
Organizado pela Câmara Municipal de Valença, em parceria com a AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, o Turismo de Portugal e a Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia, o evento reforça a identidade histórica de Valença e o seu papel central no turismo cultural da região.
Com entrada livre, o Mercado Medieval de Valença é mais do que um evento: é um convite a viver e sentir a história num dos mais notáveis conjuntos patrimoniais de Portugal.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.