Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O evento propõe uma viagem ao passado com um programa diversificado que inclui torneios a cavalo e apeados, teatro de rua, música ao vivo, espetáculos de fogo, danças orientais e medievais, além de demonstrações de armas e ofícios antigos. O recinto será animado por saltimbancos, figurantes e recriações históricas, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.
Este ano, o tema central é a Peregrinação de D. Manuel I a Santiago de Compostela, assinalando a sua passagem por Valença em 1502. O episódio será recriado em vários momentos ao longo do evento, com destaque para o Cortejo Medieval, um dos momentos mais aguardados da programação.
O mercado contará com dezenas de tendas distribuídas pelas ruas da Fortaleza, onde será possível encontrar artesanato tradicional, bijuteria, produtos em couro, ferro e madeira, especiarias, ervas aromáticas, doces conventuais e outras iguarias típicas da época.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Valença, com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEDVC), Turismo de Portugal e da Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
O Mercado Medieval de Valença é já uma referência na programação cultural da região, atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para a organização, trata-se de “um momento de valorização da história local, do património e da identidade cultural de Valença”.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.