Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O evento propõe uma viagem ao passado com um programa diversificado que inclui torneios a cavalo e apeados, teatro de rua, música ao vivo, espetáculos de fogo, danças orientais e medievais, além de demonstrações de armas e ofícios antigos. O recinto será animado por saltimbancos, figurantes e recriações históricas, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.
Este ano, o tema central é a Peregrinação de D. Manuel I a Santiago de Compostela, assinalando a sua passagem por Valença em 1502. O episódio será recriado em vários momentos ao longo do evento, com destaque para o Cortejo Medieval, um dos momentos mais aguardados da programação.
O mercado contará com dezenas de tendas distribuídas pelas ruas da Fortaleza, onde será possível encontrar artesanato tradicional, bijuteria, produtos em couro, ferro e madeira, especiarias, ervas aromáticas, doces conventuais e outras iguarias típicas da época.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Valença, com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEDVC), Turismo de Portugal e da Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
O Mercado Medieval de Valença é já uma referência na programação cultural da região, atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para a organização, trata-se de “um momento de valorização da história local, do património e da identidade cultural de Valença”.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.
O projeto Viana STARTS, apoiado pela Iniciativa Urbana Europeia, está a expandir o seu impacto para além de Viana do Castelo, replicando soluções inovadoras em três cidades parceiras na Europa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, um voto de louvor que distingue o sucesso das Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, do Festival de Folclore Internacional – Alto Minho e do Mercado dos Descobrimentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um concurso público para a requalificação da avenida central da urbanização da Amorosa, na freguesia de Chafé. A empreitada tem um valor base de 2,4 milhões de euros, mais IVA, e um prazo de execução de 540 dias.