Logo
Regional

Fortaleza de Valença monitorizada em permanência para detetar riscos

18 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Valença disse que nos próximos dias vai ser implementado um sistema de monitorização de toda a zona amuralhada para registar o comportamento das fissuras detetadas na parte norte da Fortaleza da cidade.

“Desta forma será possível identificar, atempadamente, eventuais riscos”, adiantou José Manuel Carpinteira.

O autarca valenciano, que presidiu à primeira reunião de trabalho após a derrocada, no domingo, de parte da muralha da Fortaleza, que juntou com a participação de técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), do município e de uma empresa especializada, adiantou terem sido detetadas mais de uma fissura na zona norte da muralha de Valença, no distrito de Viana do Castelo, onde está localizada a Pousada de São Teotónio.

“Segundo os técnicos, essas fissuras já estavam referenciadas e estavam a ser acompanhadas (…). Há vários anos que se mantêm da mesma forma, mas queremos atuar e corrigir essas fissuras”, especificou.

José Manuel Carpinteira adiantou que “por sugestão dos técnicos DRCN” irá ser implementada nos próximos dias “a restrição temporária de acesso aos túneis dos patamares inferiores dos baluartes do Socorro e do Carmo, junto à Pousada”.

“Neste momento, por uma questão de precaução, vai vedar-se essa zona, que é uma zona crítica já identificada junto à Pousada. Depois será feita nova avaliação da estrutura para saber como se irá atuar”, especificou.

Questionado sobre o risco de novas derrocadas face à previsão de precipitação para os próximos dias, José Manuel Carpinteira disse que “não ser possível tecnicamente” acelerar os trabalhos de consolidação da muralha, sendo que já esta semana será iniciada a drenagem, possível, a partir do exterior, para minimizar a acumulação de águas”.

“Junto à muralha vão ser criadas zonas de drenagem de água. Os técnicos dizem que a derrocada [de domingo] se deve ao peso da água. A água infiltrou-se e o pano de muralha deslizou”, adiantou.

O autarca acrescentou que também “nos próximos dias será alargada a zona de segurança, em torno da área afetada, sendo que a partir de amanhã será iniciado o trabalho topográfico, seguindo-se a estabilização dos terrenos” junto à muralha que deslizou.

Monumento classificado como Património Nacional desde 1928, a Fortaleza está sob a tutela do Ministério das Finanças.

A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Durante a tarde de domingo “houve mais uma derrocada na continuidade da [parte] que já tinha caído”, relatou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, salientando ser “bastante grande” o troço da muralha afetado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Julho, 2025

Festival de Folclore Internacional Alto Minho arrancou com casa cheia

O Festival de Folclore Internacional Alto Minho volta a solo vianense na sua 27ª edição com a Gala de Boas-Vindas na Praça da República.

Regional 16 Julho, 2025

Câmara de Viana apela ao Governo e grupos parlamentares a criar programa nacional de apoio à expansão da rede de creches

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, uma moção sobre a importância do investimento em creches no concelho de Viana do Castelo, onde pede um “compromisso estruturado do Governo, pelo que deve ser considerada a criação de um programa nacional de apoio à expansão da rede de creches, com financiamento adequado”.

Regional 16 Julho, 2025

Chegam de todo o país para a Escola do Rock de Paredes de Coura

Vêm de Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Marvão, Fundão, mas também de cidades mais próximas como Porto, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Esposende, todos com uma enorme vontade de aprender e desfrutar da Escola do Rock, uma residência intensiva de verão, até 18 de julho, com dias de muito trabalho à volta do rock a animar Paredes de Coura nos últimos 11 anos.

Nacional 16 Julho, 2025

Burla “Olá pai, Olá mãe” leva à detenção de dois homens

A Polícia Judiciária deteve dois homens no concelho de Caldas da Rainha, indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".

Regional 16 Julho, 2025

Associação Musical de Vila Nova de Cerveira celebra 10 anos de atividade

A Associação Musical de Vila Nova de Cerveira – Pauta de Caprichos celebra 10 anos de atividade com um espetáculo 'Tributo aos Tributos', no próximo dia 26 de julho, pelas 22h00, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com entrada é livre.

Regional 16 Julho, 2025

Valença retoma Unidade Móvel de Saúde

Valença volta a contar com a sua Unidade Móvel de Saúde, que regressa ao terreno após um interregno prolongado motivado pela pandemia de Covid-19.

Desporto 15 Julho, 2025

Tradicional passeio de bicicletas “Viana à Noite” regressa sexta-feira

Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.