Logo
Regional

Fortaleza de Valença monitorizada em permanência para detetar riscos

18 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Valença disse que nos próximos dias vai ser implementado um sistema de monitorização de toda a zona amuralhada para registar o comportamento das fissuras detetadas na parte norte da Fortaleza da cidade.

“Desta forma será possível identificar, atempadamente, eventuais riscos”, adiantou José Manuel Carpinteira.

O autarca valenciano, que presidiu à primeira reunião de trabalho após a derrocada, no domingo, de parte da muralha da Fortaleza, que juntou com a participação de técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), do município e de uma empresa especializada, adiantou terem sido detetadas mais de uma fissura na zona norte da muralha de Valença, no distrito de Viana do Castelo, onde está localizada a Pousada de São Teotónio.

“Segundo os técnicos, essas fissuras já estavam referenciadas e estavam a ser acompanhadas (…). Há vários anos que se mantêm da mesma forma, mas queremos atuar e corrigir essas fissuras”, especificou.

José Manuel Carpinteira adiantou que “por sugestão dos técnicos DRCN” irá ser implementada nos próximos dias “a restrição temporária de acesso aos túneis dos patamares inferiores dos baluartes do Socorro e do Carmo, junto à Pousada”.

“Neste momento, por uma questão de precaução, vai vedar-se essa zona, que é uma zona crítica já identificada junto à Pousada. Depois será feita nova avaliação da estrutura para saber como se irá atuar”, especificou.

Questionado sobre o risco de novas derrocadas face à previsão de precipitação para os próximos dias, José Manuel Carpinteira disse que “não ser possível tecnicamente” acelerar os trabalhos de consolidação da muralha, sendo que já esta semana será iniciada a drenagem, possível, a partir do exterior, para minimizar a acumulação de águas”.

“Junto à muralha vão ser criadas zonas de drenagem de água. Os técnicos dizem que a derrocada [de domingo] se deve ao peso da água. A água infiltrou-se e o pano de muralha deslizou”, adiantou.

O autarca acrescentou que também “nos próximos dias será alargada a zona de segurança, em torno da área afetada, sendo que a partir de amanhã será iniciado o trabalho topográfico, seguindo-se a estabilização dos terrenos” junto à muralha que deslizou.

Monumento classificado como Património Nacional desde 1928, a Fortaleza está sob a tutela do Ministério das Finanças.

A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Durante a tarde de domingo “houve mais uma derrocada na continuidade da [parte] que já tinha caído”, relatou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, salientando ser “bastante grande” o troço da muralha afetado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Monção e Salvaterra de Miño lançam inscrições para a S. Silvestre Solidária

O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).

Desporto 7 Dezembro, 2025

Juventude Viana ganha ao Infante de Sagres e segue imbatível na II Divisão

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.