Logo
Regional

Fortaleza de Valença monitorizada em permanência para detetar riscos

18 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Valença disse que nos próximos dias vai ser implementado um sistema de monitorização de toda a zona amuralhada para registar o comportamento das fissuras detetadas na parte norte da Fortaleza da cidade.

“Desta forma será possível identificar, atempadamente, eventuais riscos”, adiantou José Manuel Carpinteira.

O autarca valenciano, que presidiu à primeira reunião de trabalho após a derrocada, no domingo, de parte da muralha da Fortaleza, que juntou com a participação de técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), do município e de uma empresa especializada, adiantou terem sido detetadas mais de uma fissura na zona norte da muralha de Valença, no distrito de Viana do Castelo, onde está localizada a Pousada de São Teotónio.

“Segundo os técnicos, essas fissuras já estavam referenciadas e estavam a ser acompanhadas (…). Há vários anos que se mantêm da mesma forma, mas queremos atuar e corrigir essas fissuras”, especificou.

José Manuel Carpinteira adiantou que “por sugestão dos técnicos DRCN” irá ser implementada nos próximos dias “a restrição temporária de acesso aos túneis dos patamares inferiores dos baluartes do Socorro e do Carmo, junto à Pousada”.

“Neste momento, por uma questão de precaução, vai vedar-se essa zona, que é uma zona crítica já identificada junto à Pousada. Depois será feita nova avaliação da estrutura para saber como se irá atuar”, especificou.

Questionado sobre o risco de novas derrocadas face à previsão de precipitação para os próximos dias, José Manuel Carpinteira disse que “não ser possível tecnicamente” acelerar os trabalhos de consolidação da muralha, sendo que já esta semana será iniciada a drenagem, possível, a partir do exterior, para minimizar a acumulação de águas”.

“Junto à muralha vão ser criadas zonas de drenagem de água. Os técnicos dizem que a derrocada [de domingo] se deve ao peso da água. A água infiltrou-se e o pano de muralha deslizou”, adiantou.

O autarca acrescentou que também “nos próximos dias será alargada a zona de segurança, em torno da área afetada, sendo que a partir de amanhã será iniciado o trabalho topográfico, seguindo-se a estabilização dos terrenos” junto à muralha que deslizou.

Monumento classificado como Património Nacional desde 1928, a Fortaleza está sob a tutela do Ministério das Finanças.

A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Durante a tarde de domingo “houve mais uma derrocada na continuidade da [parte] que já tinha caído”, relatou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, salientando ser “bastante grande” o troço da muralha afetado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Salsa Jeans leva provador itinerante a Viana do Castelo

A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.