Ao longo de dois dias, a Fortaleza de Valença recebeu a primeira edição dos "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste". Vinhos de Valença, do Minho e da Galiza estiveram expostos na Coroada para uma mostra vínica, acompanhada de gastronomia da região e de uma programação diversificada.
O evento decorreu na passada sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, e juntou várias componentes como a mostra de vinhos, a Gala vínica e o Roteiro ‘Passaporte dos Vinhos’.
Segundo uma nota da autarquia, a primeira edição pretendeu realizar “uma promoção conjunta dos vinhos verdes do Minho e das Rias Baixas, servindo como trampolim para a valorização dos produtores locais, que merecem ser promovidos e potenciados. A estes, juntou-se a promoção do rico patrimómio que Valença possui, com destaque para a Fortaleza de Valença e a sua rede museológica”.

Gala Vínica
A gala vínica contou com produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade e proporcionou uma oportunidade de mostrar, provar e interpretar os vinhos presentes no certame, bem como elegeu os Embaixadores dos Vinhos do Atlântico 2024, escolhidos pelo conselho de provadores.
Roteiro Passaporte dos Vinhos
O Passaporte Vinhos do Atlântico superou as melhores expectativas com a presença significativa de curiosos pela descoberta de novos vinhos e a interpretação do património da Fortaleza de Valença: Esta experiência vínica teve provas incluídas e visita guiada à Fortaleza.
Músicas do Mundo e Blues
Os vinhos foram servidos ao som dos blues e músicas do mundo à noite, no palco do recinto, com a presença das bandas Ana Cris, Lene Soul Band, Jay Doe & Blues Preachers e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects oriundas de Portugal, Espanha e Itália e ainda do Combo Improviso da Academia de Música Fortaleza de Valença.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.