Ao longo de dois dias, a Fortaleza de Valença recebeu a primeira edição dos "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste". Vinhos de Valença, do Minho e da Galiza estiveram expostos na Coroada para uma mostra vínica, acompanhada de gastronomia da região e de uma programação diversificada.
O evento decorreu na passada sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, e juntou várias componentes como a mostra de vinhos, a Gala vínica e o Roteiro ‘Passaporte dos Vinhos’.
Segundo uma nota da autarquia, a primeira edição pretendeu realizar “uma promoção conjunta dos vinhos verdes do Minho e das Rias Baixas, servindo como trampolim para a valorização dos produtores locais, que merecem ser promovidos e potenciados. A estes, juntou-se a promoção do rico patrimómio que Valença possui, com destaque para a Fortaleza de Valença e a sua rede museológica”.

Gala Vínica
A gala vínica contou com produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade e proporcionou uma oportunidade de mostrar, provar e interpretar os vinhos presentes no certame, bem como elegeu os Embaixadores dos Vinhos do Atlântico 2024, escolhidos pelo conselho de provadores.
Roteiro Passaporte dos Vinhos
O Passaporte Vinhos do Atlântico superou as melhores expectativas com a presença significativa de curiosos pela descoberta de novos vinhos e a interpretação do património da Fortaleza de Valença: Esta experiência vínica teve provas incluídas e visita guiada à Fortaleza.
Músicas do Mundo e Blues
Os vinhos foram servidos ao som dos blues e músicas do mundo à noite, no palco do recinto, com a presença das bandas Ana Cris, Lene Soul Band, Jay Doe & Blues Preachers e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects oriundas de Portugal, Espanha e Itália e ainda do Combo Improviso da Academia de Música Fortaleza de Valença.

O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.