Ao longo de dois dias, a Fortaleza de Valença recebeu a primeira edição dos "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste". Vinhos de Valença, do Minho e da Galiza estiveram expostos na Coroada para uma mostra vínica, acompanhada de gastronomia da região e de uma programação diversificada.
O evento decorreu na passada sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, e juntou várias componentes como a mostra de vinhos, a Gala vínica e o Roteiro ‘Passaporte dos Vinhos’.
Segundo uma nota da autarquia, a primeira edição pretendeu realizar “uma promoção conjunta dos vinhos verdes do Minho e das Rias Baixas, servindo como trampolim para a valorização dos produtores locais, que merecem ser promovidos e potenciados. A estes, juntou-se a promoção do rico patrimómio que Valença possui, com destaque para a Fortaleza de Valença e a sua rede museológica”.

Gala Vínica
A gala vínica contou com produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade e proporcionou uma oportunidade de mostrar, provar e interpretar os vinhos presentes no certame, bem como elegeu os Embaixadores dos Vinhos do Atlântico 2024, escolhidos pelo conselho de provadores.
Roteiro Passaporte dos Vinhos
O Passaporte Vinhos do Atlântico superou as melhores expectativas com a presença significativa de curiosos pela descoberta de novos vinhos e a interpretação do património da Fortaleza de Valença: Esta experiência vínica teve provas incluídas e visita guiada à Fortaleza.
Músicas do Mundo e Blues
Os vinhos foram servidos ao som dos blues e músicas do mundo à noite, no palco do recinto, com a presença das bandas Ana Cris, Lene Soul Band, Jay Doe & Blues Preachers e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects oriundas de Portugal, Espanha e Itália e ainda do Combo Improviso da Academia de Música Fortaleza de Valença.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.