A Fortaleza de Valença, do século XVII, vai ser alvo de um investimento de 700 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que a transformará num Bairro Comercial Digital (BCD), foi divulgado esta terça-feira.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, espera ainda este ano avançar com o projeto de inovação e modernização do comércio e serviços da Fortaleza, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.
“O investimento previsto na candidatura tem uma componente de obra no espaço público, como a beneficiação de algumas praças, instalação de sinalética, e a outra componente, dirigida aos comerciantes do interior da Fortaleza, que vão ser chamados a aderir às ferramentas digitais”, especificou o autarca socialista.
O projeto, cuja candidatura foi aprovada pelo PRR, “pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade”, referiu.
Numa nota enviada às redações, a autarquia justificou a aprovação do BCD “por estar circunscrito, geograficamente, a um espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde estão presentes os principais serviços públicos”.
“O património histórico representa elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência, com uma elevada atratividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano”, refere o documento.
José Manuel Carpinteira acrescentou que o BCD de Valença, numa parceria com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), “será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.
Segundo o autarca socialista, o contrato programa para a execução do BCD vai ser assinado em 6 de setembro, numa cerimónia no Porto, sendo que, posteriormente, terá de ser designado um gestor do projeto.
O BCD de Valença “contempla a instalação de sistemas de conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.
O projeto prevê ainda “a prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações”.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.