O Politécnico de Viana do Castelo abre candidaturas para a Ação de Curta Duração em Piloto de Drone, uma formação inovadora e prática que inicia no próximo mês. Com um modelo híbrido e 25 horas de formação, o curso prepara os participantes para operar drones de forma responsável, cumprindo todas as normas de segurança e regulamentação.
Para quem deseja aprender a pilotar um drone de forma segura e em conformidade com as normas legais, a nova Ação de Curta Duração em Piloto de Drone do Politécnico de Viana do Castelo apresenta-se como uma oportunidade ideal. Financiada pelo PRR, esta formação terá início no próximo mês, com duração de 25 horas, distribuídas por duas semanas.
As candidaturas decorrem exclusivamente online e podem ser feitas AQUI.
Concebida para responder aos desafios de segurança e inovação do setor, esta formação decorre em regime híbrido, combinando aulas online com sessões presenciais, permitindo que os formandos conciliem a formação com a vida profissional.
A Ação de Curta Duração em Piloto de Drone abrange formação em regulamentação, navegação e segurança aérea, preparando os formandos para a utilização responsável de drones em atividades como aquisição de imagens e vídeos aéreos.
Ministrada por especialistas com experiência na área, a formação capacita os formandos a planear operações de voo e a pilotar UAS (Unmanned Aircraft Systems) de acordo com os mais elevados padrões legais e de segurança.
No final, os alunos terão a oportunidade de se submeter à avaliação para obtenção da licença/certificação nas Subcategorias A1 e A3 da Categoria Aberta.
Esta Ação de Curta Duração tem um custo de 350 euros; no entanto, para a comunidade IPVC, o valor é de 100 euros. Para todos os que concluírem com sucesso a formação, e dentro do tempo estipulado, haverá uma bolsa no valor de 100 euros.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.