Em quatro meses decorridos da Época Balnear 2024, a Autoridade Marítima Nacional registou, entre 1 de maio e 31 de agosto, 667 salvamentos, 3 017 ações de primeiros-socorros e quatro vítimas mortais nas praias portuguesas. A época balnear decorre até ao dia 15 de setembro e até ao momento não houve acidentes mortais e/ou considerados graves nas praias de Viana do Castelo.
O resumo da época balnear, de 01 de maio a 31 de agosto de 2024, conclui: 4 acidentes mortais, dos quais 2 resultam em praias marítimas vigiadas, 1 de uma praia marítima não vigiada e o outro de outras zonas marítimas não vigiadas.
Foram registados 667 salvamentos realizados e 3 017 ações de primeiros socorros.
Recorde-se que em Viana do Castelo na época balnear 2024, de 15 de junho a 15 de setembro, foram investidos quase 400 mil euros para garantir a segurança e condições nas praias do concelho, contando ainda com 31 nadadores-salvadores.
A fatia maior serviu para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
De referir que, nesta época balnear (2024), Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior.
Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul foram: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.