Em quatro meses decorridos da Época Balnear 2024, a Autoridade Marítima Nacional registou, entre 1 de maio e 31 de agosto, 667 salvamentos, 3 017 ações de primeiros-socorros e quatro vítimas mortais nas praias portuguesas. A época balnear decorre até ao dia 15 de setembro e até ao momento não houve acidentes mortais e/ou considerados graves nas praias de Viana do Castelo.
O resumo da época balnear, de 01 de maio a 31 de agosto de 2024, conclui: 4 acidentes mortais, dos quais 2 resultam em praias marítimas vigiadas, 1 de uma praia marítima não vigiada e o outro de outras zonas marítimas não vigiadas.
Foram registados 667 salvamentos realizados e 3 017 ações de primeiros socorros.
Recorde-se que em Viana do Castelo na época balnear 2024, de 15 de junho a 15 de setembro, foram investidos quase 400 mil euros para garantir a segurança e condições nas praias do concelho, contando ainda com 31 nadadores-salvadores.
A fatia maior serviu para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
De referir que, nesta época balnear (2024), Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior.
Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul foram: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.