Logo
Nacional

Foram registados 4 acidentes mortais no balanço da época balnear 2024

4 Setembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Em quatro meses decorridos da Época Balnear 2024, a Autoridade Marítima Nacional registou, entre 1 de maio e 31 de agosto, 667 salvamentos, 3 017 ações de primeiros-socorros e quatro vítimas mortais nas praias portuguesas. A época balnear decorre até ao dia 15 de setembro e até ao momento não houve acidentes mortais e/ou considerados graves nas praias de Viana do Castelo.

O resumo da época balnear, de 01 de maio a 31 de agosto de 2024, conclui: 4 acidentes mortais, dos quais 2 resultam em praias marítimas vigiadas, 1 de uma praia marítima não vigiada e o outro de outras zonas marítimas não vigiadas.

Foram registados 667 salvamentos realizados e 3 017 ações de primeiros socorros.

Recorde-se que em Viana do Castelo na época balnear 2024, de 15 de junho a 15 de setembro, foram investidos quase 400 mil euros para garantir a segurança e condições nas praias do concelho, contando ainda com 31 nadadores-salvadores.

A fatia maior serviu para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

De referir que, nesta época balnear (2024), Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior.

Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul foram: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.