Em quatro meses decorridos da Época Balnear 2024, a Autoridade Marítima Nacional registou, entre 1 de maio e 31 de agosto, 667 salvamentos, 3 017 ações de primeiros-socorros e quatro vítimas mortais nas praias portuguesas. A época balnear decorre até ao dia 15 de setembro e até ao momento não houve acidentes mortais e/ou considerados graves nas praias de Viana do Castelo.
O resumo da época balnear, de 01 de maio a 31 de agosto de 2024, conclui: 4 acidentes mortais, dos quais 2 resultam em praias marítimas vigiadas, 1 de uma praia marítima não vigiada e o outro de outras zonas marítimas não vigiadas.
Foram registados 667 salvamentos realizados e 3 017 ações de primeiros socorros.
Recorde-se que em Viana do Castelo na época balnear 2024, de 15 de junho a 15 de setembro, foram investidos quase 400 mil euros para garantir a segurança e condições nas praias do concelho, contando ainda com 31 nadadores-salvadores.
A fatia maior serviu para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
De referir que, nesta época balnear (2024), Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior.
Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul foram: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.