Logo
Desporto

Fonte do Bastardo repete final da Taça de voleibol ao vencer Leixões

24 Março, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Fonte do Bastardo vai disputar a final da Taça de Portugal masculina de voleibol pelo terceiro ano consecutivo, após ter vencido o Leixões por 3-2, na segunda meia-final da ‘final four’, em Viana do Castelo.

Derrotados pelo Benfica nos jogos decisivos das edições de 2022 e de 2023, também na cidade minhota, os açorianos venceram pela primeira vez o conjunto de Matosinhos na presente temporada, com parciais de 25-19, 22-25, 25-22, 32-34 e 15-11, após três desaires para o campeonato.

Num jogo emotivo, com perto de três horas, e constantes oscilações de rendimento, a equipa do concelho da Praia da Vitória viu o Leixões negar-lhe a possibilidade de fechar o encontro nas vantagens do quarto set, mas cometeu menos erros no parcial decisivo e vai tentar repetir o triunfo de 2013, único na prova, na final com o Sporting, às 17:00 deste domingo.

No primeiro set, a formação da ilha Terceira descolou do empate a quatro pontos para a vantagem de 8-4 nos serviços do capitão Caíque Silva, que incluíram um ás, e, além das dificuldades criadas à receção adversária, beneficiou da variedade ofensiva proporcionada pelo distribuidor Alejandro Araya para alcançar sete pontos de vantagem (22-15), antes de conter a reação leixonense no final.

O rendimento ofensivo de Marcus Borlini sustentou a resposta dos homens de Matosinhos no segundo set, com pontos que deram a primeira vantagem logo a abrir e que permitiram à equipa orientada por Tiago Sineiro retomar a dianteira do marcador a meio do set.

Melhor marcador leixonense no desafio, com 27 pontos, o brasileiro protagonizou o remate que travou a recuperação da Fonte do Bastardo, a dar o 23-20 para o Leixões num emotivo final de set, e encerrou-o com um serviço que os açorianos receberam diretamente para o solo.

Com vários erros pelo meio, os serviços de uma e de outra equipa perderam velocidade e precisão no início do terceiro set, o que proporcionou ataques fluidos no ‘side out’ e remates indefensáveis, numa toada de equilíbrio que perdurou até ao 20-20, momento em que os recém-entrados Francisco Pombeiro e Matthew Passalent desequilibraram a ‘balança’ a favor dos açorianos.

O Leixões respondeu no início do quarto set e atingiu uma vantagem de cinco pontos (11-6), mas a potência dos remates de Caíque Silva manteve ‘de pé’ a Fonte, equipa que melhorou nos restantes capítulos e que dispôs de pontos para fechar o encontro, antes de os matosinhenses o fazerem, num remate de Dinis Alves.

Apesar do revés no quarto set, a equipa açoriana exibiu um ataque mais fluido no derradeiro parcial e continuou a beneficiar da precisão de Caíque Silva na hora de atacar para garantir o triunfo. O experiente atleta de 38 anos decidiu, aliás, a meia-final com o seu 27.º ponto no desafio.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.