A Fonte do Bastardo vai disputar a final da Taça de Portugal masculina de voleibol pelo terceiro ano consecutivo, após ter vencido o Leixões por 3-2, na segunda meia-final da ‘final four’, em Viana do Castelo.
Derrotados pelo Benfica nos jogos decisivos das edições de 2022 e de 2023, também na cidade minhota, os açorianos venceram pela primeira vez o conjunto de Matosinhos na presente temporada, com parciais de 25-19, 22-25, 25-22, 32-34 e 15-11, após três desaires para o campeonato.
Num jogo emotivo, com perto de três horas, e constantes oscilações de rendimento, a equipa do concelho da Praia da Vitória viu o Leixões negar-lhe a possibilidade de fechar o encontro nas vantagens do quarto set, mas cometeu menos erros no parcial decisivo e vai tentar repetir o triunfo de 2013, único na prova, na final com o Sporting, às 17:00 deste domingo.
No primeiro set, a formação da ilha Terceira descolou do empate a quatro pontos para a vantagem de 8-4 nos serviços do capitão Caíque Silva, que incluíram um ás, e, além das dificuldades criadas à receção adversária, beneficiou da variedade ofensiva proporcionada pelo distribuidor Alejandro Araya para alcançar sete pontos de vantagem (22-15), antes de conter a reação leixonense no final.
O rendimento ofensivo de Marcus Borlini sustentou a resposta dos homens de Matosinhos no segundo set, com pontos que deram a primeira vantagem logo a abrir e que permitiram à equipa orientada por Tiago Sineiro retomar a dianteira do marcador a meio do set.
Melhor marcador leixonense no desafio, com 27 pontos, o brasileiro protagonizou o remate que travou a recuperação da Fonte do Bastardo, a dar o 23-20 para o Leixões num emotivo final de set, e encerrou-o com um serviço que os açorianos receberam diretamente para o solo.
Com vários erros pelo meio, os serviços de uma e de outra equipa perderam velocidade e precisão no início do terceiro set, o que proporcionou ataques fluidos no ‘side out’ e remates indefensáveis, numa toada de equilíbrio que perdurou até ao 20-20, momento em que os recém-entrados Francisco Pombeiro e Matthew Passalent desequilibraram a ‘balança’ a favor dos açorianos.
O Leixões respondeu no início do quarto set e atingiu uma vantagem de cinco pontos (11-6), mas a potência dos remates de Caíque Silva manteve ‘de pé’ a Fonte, equipa que melhorou nos restantes capítulos e que dispôs de pontos para fechar o encontro, antes de os matosinhenses o fazerem, num remate de Dinis Alves.
Apesar do revés no quarto set, a equipa açoriana exibiu um ataque mais fluido no derradeiro parcial e continuou a beneficiar da precisão de Caíque Silva na hora de atacar para garantir o triunfo. O experiente atleta de 38 anos decidiu, aliás, a meia-final com o seu 27.º ponto no desafio.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.