A Fonte do Bastardo vai disputar a final da Taça de Portugal masculina de voleibol pelo terceiro ano consecutivo, após ter vencido o Leixões por 3-2, na segunda meia-final da ‘final four’, em Viana do Castelo.
Derrotados pelo Benfica nos jogos decisivos das edições de 2022 e de 2023, também na cidade minhota, os açorianos venceram pela primeira vez o conjunto de Matosinhos na presente temporada, com parciais de 25-19, 22-25, 25-22, 32-34 e 15-11, após três desaires para o campeonato.
Num jogo emotivo, com perto de três horas, e constantes oscilações de rendimento, a equipa do concelho da Praia da Vitória viu o Leixões negar-lhe a possibilidade de fechar o encontro nas vantagens do quarto set, mas cometeu menos erros no parcial decisivo e vai tentar repetir o triunfo de 2013, único na prova, na final com o Sporting, às 17:00 deste domingo.
No primeiro set, a formação da ilha Terceira descolou do empate a quatro pontos para a vantagem de 8-4 nos serviços do capitão Caíque Silva, que incluíram um ás, e, além das dificuldades criadas à receção adversária, beneficiou da variedade ofensiva proporcionada pelo distribuidor Alejandro Araya para alcançar sete pontos de vantagem (22-15), antes de conter a reação leixonense no final.
O rendimento ofensivo de Marcus Borlini sustentou a resposta dos homens de Matosinhos no segundo set, com pontos que deram a primeira vantagem logo a abrir e que permitiram à equipa orientada por Tiago Sineiro retomar a dianteira do marcador a meio do set.
Melhor marcador leixonense no desafio, com 27 pontos, o brasileiro protagonizou o remate que travou a recuperação da Fonte do Bastardo, a dar o 23-20 para o Leixões num emotivo final de set, e encerrou-o com um serviço que os açorianos receberam diretamente para o solo.
Com vários erros pelo meio, os serviços de uma e de outra equipa perderam velocidade e precisão no início do terceiro set, o que proporcionou ataques fluidos no ‘side out’ e remates indefensáveis, numa toada de equilíbrio que perdurou até ao 20-20, momento em que os recém-entrados Francisco Pombeiro e Matthew Passalent desequilibraram a ‘balança’ a favor dos açorianos.
O Leixões respondeu no início do quarto set e atingiu uma vantagem de cinco pontos (11-6), mas a potência dos remates de Caíque Silva manteve ‘de pé’ a Fonte, equipa que melhorou nos restantes capítulos e que dispôs de pontos para fechar o encontro, antes de os matosinhenses o fazerem, num remate de Dinis Alves.
Apesar do revés no quarto set, a equipa açoriana exibiu um ataque mais fluido no derradeiro parcial e continuou a beneficiar da precisão de Caíque Silva na hora de atacar para garantir o triunfo. O experiente atleta de 38 anos decidiu, aliás, a meia-final com o seu 27.º ponto no desafio.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.