O Festival Folk Celta de Ponte da Barca está de volta para mais uma edição, que decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, na vila do Alto Minho.
 O evento de entrada gratuita, celebra a música de fusão com diferentes influências culturais, prometendo proporcionar aos visitantes um fim de semana repleto de concertos memoráveis, numa atmosfera festiva. À semelhança dos anos anteriores, o Choupal, nas margens do rio Lima, volta a ser palco deste evento.
Esta sexta-feira, dia 26 de julho, o festival abrirá portas com performances imperdíveis, com artistas como Colmeia, às 21h, um coletivo comprometido com a preservação da cultura popular através da música, com fusão de várias influências; seguindo-se de O Gajo, às 22h30, projeto de João Morais, premiado no Iberian Festival Awards, que comina música tradicional portuguesa com elementos contemporâneos, centrando-se na Viola Campaniça. Para terminar a noite, às 23h45, anima a plateia Cláudia Pascoal, vencedora do Prémio de Melhor Artista Revelação nos Play- Prémios da Música Portuguesa, que funde as suas raízes minhoas com pop e sendo conhecida pelos singles “Fado Chiclete” e “Nasci Maria”.
Sábado, 27 de julho, o palco receberá: às 21h, Sérgio Mirra, músico multi-instrumentista dedicado á música tradicional portuguesa e aclamado pelo seu talento com o cavaquinho e bandolim e pelos espetáculos vibrantes; às 22h, Isidro Vidal, que com a gaita galega cria paisagens sonoras inovadoras e texturas frescas na música folk; e às 23h, Mazgani, um cantor de origem iraniana mas a viver em Portugal desde 1979, apreciado pela crítica internacional desde o lançamento do álbum ‘Song of the New Heart’. Para terminar, às 00h15 sobem a palco Sebastião Antunes e Quadrilha, que são, respetivamente, uma figura proeminente na música portuguesa, com elementos tradicionais e sonoridades pop e rock, e uma banda da qual é mentor, compositor, letrista e intérprete, que resulta da fusão da música tradicional portuguesa com música celta.
Para além dos concertos, todos os visitantes poderão desfrutar da Feira Medieval, que decorrerá durante todo o fim-de-semana. Com os mais diversos expositores de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais, entre outros produtos manufaturados, inclui, ainda, uma zona de restauração, permitindo aos visitantes de todas as idades momentos de diversão e degustação das iguarias barquenses.
  Numa operação conjunta de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, a Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa interceptaram, nos últimos dias, um semi-submersível que transportava mais de 1,7 toneladas de cocaína, destinadas à Península Ibérica.
  Entre 26 de outubro e 2 de novembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo realizou várias ações de prevenção e combate à criminalidade, que resultaram na detenção de quatro pessoas por crimes como desobediência, agressão a agentes da autoridade e condução ilegal.
  A nova Assembleia de Freguesia de Darque, eleita para o mandato 2025-2029, tomou posse na noite desta segunda-feira, 3 de novembro. A sessão marcou a aprovação do executivo proposto por Paulo Taborda (AD), que assume a presidência da Junta de Freguesia.
  Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizaram recentemente uma ação interna de sensibilização e contacto com pessoas com deficiência visual, em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
  A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta promove, no próximo dia 23 de novembro, o tradicional “Sarrabulho à Romaria”, um convívio gastronómico que terá lugar no salão de festas do Centro Social de Santa Marta.
  A AF Viana do Castelo realizou uma cerimónia de reconhecimento dedicada a clubes, dirigentes e personalidades que têm contribuído de forma exemplar para o crescimento e sucesso do futebol distrital.
  O Município de Ponte de Lima continua a apostar em iniciativas que aproximam famílias da cultura e da criatividade, através da realização de Workshops Criativos na Biblioteca Municipal. Estas atividades lúdico-pedagógicas promovem a aprendizagem conjunta, o convívio e a expressão artística, num ambiente de partilha e descoberta.