O Festival Folk Celta de Ponte da Barca está de volta para mais uma edição, que decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, na vila do Alto Minho.
O evento de entrada gratuita, celebra a música de fusão com diferentes influências culturais, prometendo proporcionar aos visitantes um fim de semana repleto de concertos memoráveis, numa atmosfera festiva. À semelhança dos anos anteriores, o Choupal, nas margens do rio Lima, volta a ser palco deste evento.
Esta sexta-feira, dia 26 de julho, o festival abrirá portas com performances imperdíveis, com artistas como Colmeia, às 21h, um coletivo comprometido com a preservação da cultura popular através da música, com fusão de várias influências; seguindo-se de O Gajo, às 22h30, projeto de João Morais, premiado no Iberian Festival Awards, que comina música tradicional portuguesa com elementos contemporâneos, centrando-se na Viola Campaniça. Para terminar a noite, às 23h45, anima a plateia Cláudia Pascoal, vencedora do Prémio de Melhor Artista Revelação nos Play- Prémios da Música Portuguesa, que funde as suas raízes minhoas com pop e sendo conhecida pelos singles “Fado Chiclete” e “Nasci Maria”.
Sábado, 27 de julho, o palco receberá: às 21h, Sérgio Mirra, músico multi-instrumentista dedicado á música tradicional portuguesa e aclamado pelo seu talento com o cavaquinho e bandolim e pelos espetáculos vibrantes; às 22h, Isidro Vidal, que com a gaita galega cria paisagens sonoras inovadoras e texturas frescas na música folk; e às 23h, Mazgani, um cantor de origem iraniana mas a viver em Portugal desde 1979, apreciado pela crítica internacional desde o lançamento do álbum ‘Song of the New Heart’. Para terminar, às 00h15 sobem a palco Sebastião Antunes e Quadrilha, que são, respetivamente, uma figura proeminente na música portuguesa, com elementos tradicionais e sonoridades pop e rock, e uma banda da qual é mentor, compositor, letrista e intérprete, que resulta da fusão da música tradicional portuguesa com música celta.
Para além dos concertos, todos os visitantes poderão desfrutar da Feira Medieval, que decorrerá durante todo o fim-de-semana. Com os mais diversos expositores de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais, entre outros produtos manufaturados, inclui, ainda, uma zona de restauração, permitindo aos visitantes de todas as idades momentos de diversão e degustação das iguarias barquenses.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.