O Festival Folk Celta de Ponte da Barca está de volta para mais uma edição, que decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, na vila do Alto Minho.
O evento de entrada gratuita, celebra a música de fusão com diferentes influências culturais, prometendo proporcionar aos visitantes um fim de semana repleto de concertos memoráveis, numa atmosfera festiva. À semelhança dos anos anteriores, o Choupal, nas margens do rio Lima, volta a ser palco deste evento.
Esta sexta-feira, dia 26 de julho, o festival abrirá portas com performances imperdíveis, com artistas como Colmeia, às 21h, um coletivo comprometido com a preservação da cultura popular através da música, com fusão de várias influências; seguindo-se de O Gajo, às 22h30, projeto de João Morais, premiado no Iberian Festival Awards, que comina música tradicional portuguesa com elementos contemporâneos, centrando-se na Viola Campaniça. Para terminar a noite, às 23h45, anima a plateia Cláudia Pascoal, vencedora do Prémio de Melhor Artista Revelação nos Play- Prémios da Música Portuguesa, que funde as suas raízes minhoas com pop e sendo conhecida pelos singles “Fado Chiclete” e “Nasci Maria”.
Sábado, 27 de julho, o palco receberá: às 21h, Sérgio Mirra, músico multi-instrumentista dedicado á música tradicional portuguesa e aclamado pelo seu talento com o cavaquinho e bandolim e pelos espetáculos vibrantes; às 22h, Isidro Vidal, que com a gaita galega cria paisagens sonoras inovadoras e texturas frescas na música folk; e às 23h, Mazgani, um cantor de origem iraniana mas a viver em Portugal desde 1979, apreciado pela crítica internacional desde o lançamento do álbum ‘Song of the New Heart’. Para terminar, às 00h15 sobem a palco Sebastião Antunes e Quadrilha, que são, respetivamente, uma figura proeminente na música portuguesa, com elementos tradicionais e sonoridades pop e rock, e uma banda da qual é mentor, compositor, letrista e intérprete, que resulta da fusão da música tradicional portuguesa com música celta.
Para além dos concertos, todos os visitantes poderão desfrutar da Feira Medieval, que decorrerá durante todo o fim-de-semana. Com os mais diversos expositores de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais, entre outros produtos manufaturados, inclui, ainda, uma zona de restauração, permitindo aos visitantes de todas as idades momentos de diversão e degustação das iguarias barquenses.
É já esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, que o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala que contará com a presença de cerca de 400 alunos de escolas do concelho e que integra ainda duas masterclasses.
'Curtas do Castelo': este é o mais recente projeto cultural e comunitário que, ao longo do ano letivo 2024/2025, envolverá cerca de 200 alunos a frequentar a Escola Básica e Secundária e a ETAP de Cerveira na criação de curtas-metragens centradas no Castelo de Cerveira.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana está a apresentar o espetáculo “Despertar", com interpretação de Marta Bonito, Liliana Barbosa e Simão Pinto, de segunda a sexta-feira e até ao próximo dia 29 de novembro, nas Escolas Secundárias do concelho de Viana do Castelo.
A construção do Skatepark de Ponte da Barca, junto ao Pavilhão Municipal, está a decorrer a bom ritmo, com a sua conclusão prevista para o início de janeiro.
O Tribunal de Contas notificou o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, do arquivamento do processo de denúncia relativo à aquisição do livro de fotografias da autoria do fotógrafo Alfredo Cunha - “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, ficando assim confirmada a legalidade de mais este procedimento, que integrou as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico daquele ano.
Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões apreenderam mais de 40 mil euros de pescado durante uma ação de fiscalização na lota de Matosinhos.