Trinta tripulações de Remo Olímpico partiram nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, à conquista do IX Troféu Centro de Mar, organizado pelo Clube Viana Remadores do Lima (VR Lima).Esta que foi mais uma edição da Regata Internacional Centro de Mar, na modalidade de Remo.
Na IX edição da Regata Internacional Centro de Mar, onde estiveram presentes clubes portugueses, espanhóis, franceses, belgas e italianos, foram totalizados mais de 200 atletas, onde pela primeira vez, foi alcançada a paridade ao nível do número de tripulações masculinas e femininas (15 de cada).
Esta é uma competição realizada nas embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. À semelhança das últimas edições, voltaram a ser incluídas provas na vertente de Remo Adaptado.
A competição teve início no sábado, com as provas de Sprint, na Doca do Gil Eannes, local emblemático, que apesar dos breves aguaceiros, a moldura humana que se formou para assistir a estas provas, foi significativo.

Resultados das provas de Sprint (sábado):
PR2 Feminino – 1o lugar: VR Lima; PR3 Masculino – 1o lugar: SC Porto; 4x+ PR3 Misto: 1o lugar – APPACDM Viana do Castelo
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CR Miño/CR Tui (Espanha).
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Caminhense; 3o lugar: Gentse RS (Bélgica).
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Porto; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: VR Lima e SR Maconnaise (França); 3o lugar: CN Infante
Já no domingo, com as condições atmosféricas favoráveis e vento fraco, os atletas foram brindados com “condições excelentes” para as provas de 5km.
O percurso, com saída e chegada junto ao Centro de Remo, incluiu ainda uma viragem de bóias junto à “Ponte Nova”.
Resultados das provas de Fundo (domingo):
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CF Portuense
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: Gentse RS (Bélgica); 2o lugar: CN Infante; 3o lugar: SC Caminhense.
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: Misto VR Lima / SC Caminhense; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: SR Maconnaise (França); 2o lugar: VR Lima; 3o lugar: RC Mediterrâneo (Espanha).

Os vencedores das provas de Absolutos Femininos e Masculinos receberam prémios monetários num valor global de 1425€.
Também os Troféus Centro de Mar, da autoria da escultora vianense Iva Viana, foram atribuídos aos clubes com maior pontuação coletiva.
O grande vencedor foi o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense.

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.