Trinta tripulações de Remo Olímpico partiram nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, à conquista do IX Troféu Centro de Mar, organizado pelo Clube Viana Remadores do Lima (VR Lima).Esta que foi mais uma edição da Regata Internacional Centro de Mar, na modalidade de Remo.
Na IX edição da Regata Internacional Centro de Mar, onde estiveram presentes clubes portugueses, espanhóis, franceses, belgas e italianos, foram totalizados mais de 200 atletas, onde pela primeira vez, foi alcançada a paridade ao nível do número de tripulações masculinas e femininas (15 de cada).
Esta é uma competição realizada nas embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. À semelhança das últimas edições, voltaram a ser incluídas provas na vertente de Remo Adaptado.
A competição teve início no sábado, com as provas de Sprint, na Doca do Gil Eannes, local emblemático, que apesar dos breves aguaceiros, a moldura humana que se formou para assistir a estas provas, foi significativo.

Resultados das provas de Sprint (sábado):
PR2 Feminino – 1o lugar: VR Lima; PR3 Masculino – 1o lugar: SC Porto; 4x+ PR3 Misto: 1o lugar – APPACDM Viana do Castelo
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CR Miño/CR Tui (Espanha).
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Caminhense; 3o lugar: Gentse RS (Bélgica).
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Porto; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: VR Lima e SR Maconnaise (França); 3o lugar: CN Infante
Já no domingo, com as condições atmosféricas favoráveis e vento fraco, os atletas foram brindados com “condições excelentes” para as provas de 5km.
O percurso, com saída e chegada junto ao Centro de Remo, incluiu ainda uma viragem de bóias junto à “Ponte Nova”.
Resultados das provas de Fundo (domingo):
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CF Portuense
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: Gentse RS (Bélgica); 2o lugar: CN Infante; 3o lugar: SC Caminhense.
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: Misto VR Lima / SC Caminhense; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: SR Maconnaise (França); 2o lugar: VR Lima; 3o lugar: RC Mediterrâneo (Espanha).

Os vencedores das provas de Absolutos Femininos e Masculinos receberam prémios monetários num valor global de 1425€.
Também os Troféus Centro de Mar, da autoria da escultora vianense Iva Viana, foram atribuídos aos clubes com maior pontuação coletiva.
O grande vencedor foi o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense.

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.