Trinta tripulações de Remo Olímpico partiram nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, à conquista do IX Troféu Centro de Mar, organizado pelo Clube Viana Remadores do Lima (VR Lima).Esta que foi mais uma edição da Regata Internacional Centro de Mar, na modalidade de Remo.
Na IX edição da Regata Internacional Centro de Mar, onde estiveram presentes clubes portugueses, espanhóis, franceses, belgas e italianos, foram totalizados mais de 200 atletas, onde pela primeira vez, foi alcançada a paridade ao nível do número de tripulações masculinas e femininas (15 de cada).
Esta é uma competição realizada nas embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. À semelhança das últimas edições, voltaram a ser incluídas provas na vertente de Remo Adaptado.
A competição teve início no sábado, com as provas de Sprint, na Doca do Gil Eannes, local emblemático, que apesar dos breves aguaceiros, a moldura humana que se formou para assistir a estas provas, foi significativo.

Resultados das provas de Sprint (sábado):
PR2 Feminino – 1o lugar: VR Lima; PR3 Masculino – 1o lugar: SC Porto; 4x+ PR3 Misto: 1o lugar – APPACDM Viana do Castelo
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CR Miño/CR Tui (Espanha).
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Caminhense; 3o lugar: Gentse RS (Bélgica).
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Porto; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: VR Lima e SR Maconnaise (França); 3o lugar: CN Infante
Já no domingo, com as condições atmosféricas favoráveis e vento fraco, os atletas foram brindados com “condições excelentes” para as provas de 5km.
O percurso, com saída e chegada junto ao Centro de Remo, incluiu ainda uma viragem de bóias junto à “Ponte Nova”.
Resultados das provas de Fundo (domingo):
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CF Portuense
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: Gentse RS (Bélgica); 2o lugar: CN Infante; 3o lugar: SC Caminhense.
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: Misto VR Lima / SC Caminhense; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: SR Maconnaise (França); 2o lugar: VR Lima; 3o lugar: RC Mediterrâneo (Espanha).

Os vencedores das provas de Absolutos Femininos e Masculinos receberam prémios monetários num valor global de 1425€.
Também os Troféus Centro de Mar, da autoria da escultora vianense Iva Viana, foram atribuídos aos clubes com maior pontuação coletiva.
O grande vencedor foi o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.