Trinta tripulações de Remo Olímpico partiram nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, à conquista do IX Troféu Centro de Mar, organizado pelo Clube Viana Remadores do Lima (VR Lima).Esta que foi mais uma edição da Regata Internacional Centro de Mar, na modalidade de Remo.
Na IX edição da Regata Internacional Centro de Mar, onde estiveram presentes clubes portugueses, espanhóis, franceses, belgas e italianos, foram totalizados mais de 200 atletas, onde pela primeira vez, foi alcançada a paridade ao nível do número de tripulações masculinas e femininas (15 de cada).
Esta é uma competição realizada nas embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. À semelhança das últimas edições, voltaram a ser incluídas provas na vertente de Remo Adaptado.
A competição teve início no sábado, com as provas de Sprint, na Doca do Gil Eannes, local emblemático, que apesar dos breves aguaceiros, a moldura humana que se formou para assistir a estas provas, foi significativo.

Resultados das provas de Sprint (sábado):
PR2 Feminino – 1o lugar: VR Lima; PR3 Masculino – 1o lugar: SC Porto; 4x+ PR3 Misto: 1o lugar – APPACDM Viana do Castelo
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CR Miño/CR Tui (Espanha).
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Caminhense; 3o lugar: Gentse RS (Bélgica).
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Porto; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: VR Lima e SR Maconnaise (França); 3o lugar: CN Infante
Já no domingo, com as condições atmosféricas favoráveis e vento fraco, os atletas foram brindados com “condições excelentes” para as provas de 5km.
O percurso, com saída e chegada junto ao Centro de Remo, incluiu ainda uma viragem de bóias junto à “Ponte Nova”.
Resultados das provas de Fundo (domingo):
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CF Portuense
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: Gentse RS (Bélgica); 2o lugar: CN Infante; 3o lugar: SC Caminhense.
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: Misto VR Lima / SC Caminhense; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: SR Maconnaise (França); 2o lugar: VR Lima; 3o lugar: RC Mediterrâneo (Espanha).

Os vencedores das provas de Absolutos Femininos e Masculinos receberam prémios monetários num valor global de 1425€.
Também os Troféus Centro de Mar, da autoria da escultora vianense Iva Viana, foram atribuídos aos clubes com maior pontuação coletiva.
O grande vencedor foi o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense.

O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.
Depois de uma estreia de grande sucesso em 2025, o Basketball International Games (BIG) – Monção está de volta para a sua segunda edição, que decorrerá entre 9 e 12 de julho, reunindo os escalões de Sub13 e Sub15, em masculinos e femininos.
Quinze anos depois, o futuro do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora começa finalmente a ganhar forma. A Presidente da Câmara Municipal de Caminha reuniu-se com Nuno Coelho, Diretor Regional da DOCAPESCAS, e Pedro Peixeiro, do Gabinete de Assessoria Técnica, num encontro que marca um avanço decisivo para a definição das regras de funcionamento daquela infraestrutura portuária.
A APPACDM de Viana do Castelo cumpriu, na manhã desta segunda-feira, a tradição do Cantar dos Reis na Câmara Municipal. O grupo, composto por utentes e monitores da instituição, foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, acompanhado pelos vereadores Fabíola Oliveira e Ricardo Rego.
As Cantadeiras do Vale do Neiva são protagonistas de “O Círculo das Contas de Ouro em Filigrana: Conexões Históricas entre Bahia e Viana do Castelo”, performance inédita da artista portuguesa Rita GT, apresentada no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra surge em colaboração com as Cantadeiras Ohùn Obìnrin (Bahia, Brasil) e propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial, destacando o papel das mulheres nos dois lados do Atlântico.
Vila Nova de Cerveira participa na edição 2026 das Festas do Povo de Campo Maior, levando os seus reconhecidos trabalhos em croché para decorar uma das ruas da vila. O evento, que decorre entre 08 e 16 de agosto, conta com um orçamento superior a 600 mil euros e é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2021.
Dois alunos da Escola Secundária de Monserrate foram distinguidos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) como os melhores da região, no âmbito dos Prémios Escolares APDL 2025, que reconhecem o mérito académico dos estudantes.