Trinta tripulações de Remo Olímpico partiram nos dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, à conquista do IX Troféu Centro de Mar, organizado pelo Clube Viana Remadores do Lima (VR Lima).Esta que foi mais uma edição da Regata Internacional Centro de Mar, na modalidade de Remo.
Na IX edição da Regata Internacional Centro de Mar, onde estiveram presentes clubes portugueses, espanhóis, franceses, belgas e italianos, foram totalizados mais de 200 atletas, onde pela primeira vez, foi alcançada a paridade ao nível do número de tripulações masculinas e femininas (15 de cada).
Esta é uma competição realizada nas embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. À semelhança das últimas edições, voltaram a ser incluídas provas na vertente de Remo Adaptado.
A competição teve início no sábado, com as provas de Sprint, na Doca do Gil Eannes, local emblemático, que apesar dos breves aguaceiros, a moldura humana que se formou para assistir a estas provas, foi significativo.

Resultados das provas de Sprint (sábado):
PR2 Feminino – 1o lugar: VR Lima; PR3 Masculino – 1o lugar: SC Porto; 4x+ PR3 Misto: 1o lugar – APPACDM Viana do Castelo
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CR Miño/CR Tui (Espanha).
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Caminhense; 3o lugar: Gentse RS (Bélgica).
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: SC Porto; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: VR Lima e SR Maconnaise (França); 3o lugar: CN Infante
Já no domingo, com as condições atmosféricas favoráveis e vento fraco, os atletas foram brindados com “condições excelentes” para as provas de 5km.
O percurso, com saída e chegada junto ao Centro de Remo, incluiu ainda uma viragem de bóias junto à “Ponte Nova”.
Resultados das provas de Fundo (domingo):
4x Júnior Feminino – 1o lugar: VR Lima; 2o lugar: Gentse RS (Bélgica); 3o lugar: CF Portuense
8+ Júnior Masculino – 1o lugar: Gentse RS (Bélgica); 2o lugar: CN Infante; 3o lugar: SC Caminhense.
4x Absoluto Feminino – 1o lugar: CN Infante; 2o lugar: Misto VR Lima / SC Caminhense; 3o lugar: CF Portuense.
8+ Absoluto Masculino – 1o lugar: SR Maconnaise (França); 2o lugar: VR Lima; 3o lugar: RC Mediterrâneo (Espanha).

Os vencedores das provas de Absolutos Femininos e Masculinos receberam prémios monetários num valor global de 1425€.
Também os Troféus Centro de Mar, da autoria da escultora vianense Iva Viana, foram atribuídos aos clubes com maior pontuação coletiva.
O grande vencedor foi o Viana Remadores do Lima, equipa da casa, seguido pelo CN Infante e pelo CF Portuense.

A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).