Logo
Regional

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

21 Maio, 2024 | 16:52
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

“Não foi identificada a fonte de contaminação. Foram feitas colheitas de amostras em 10 locais [que] foram enviadas para o INSA [Instituto de Saúde Pública Ricardo Jorge], mas os resultados foram todos negativos. Ou seja, não foi identificada ‘legionella’ em nenhuma das amostras”, explicou Luís Delgado.

As conclusões da investigação epidemiológica relativa ao surto que infetou 10 pessoas e provocou um óbito naquele concelho do distrito de Viana do Castelo ficou concluído em março e foi enviado à Direção-Geral de Saúde, acrescentou o delegado de Saúde do Alto Minho, que recusou facultar o documento à Lusa por se tratar de um “relatório técnico”.

Luís Delgado indicou que foram “identificados 26 locais onde havia pontos de emissão de aerossóis”, tendo sido feitas 10 colheitas para análise.

O responsável afirmou que o surto “provocou 10 infetados e um óbito”, mas não soube precisar a data da morte relacionada com a infeção por ‘legionella’.

A 20 de novembro, a Câmara de Caminha revelou que o número de infetados por ‘legionella’ no concelho tinha subido para oito e as autoridades de Saúde da Xunta da Galiza revelaram à Lusa estarem a estudar com Portugal a relação entre aquele surto e outro naquela região espanhola, com 10 casos de infeção pela bactéria.

A Lusa contactou hoje a autoridade de Saúde da Xunta da Galiza, mas não obteve resposta até ao momento.

Em Caminha, o último caso de infeção reportado pela autarquia à comunicação social dizia respeito à oitava infeção por ‘legionella’, que era uma mulher “de 83 anos, residente em Vila Praia de Âncora”, então “internada no hospital de Viana do Castelo, em situação estável”.

O primeiro doente de Caminha infetado com ‘legionella’ foi notificado às autoridades de saúde em 10 de novembro.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana reúne quarta-feira com apoios às freguesias e bombeiros em destaque

A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne amanhã dia 18 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Viana do Castelo, para mais uma reunião ordinária do executivo municipal.

Música 17 Fevereiro, 2026

6tàs9 assinalam 13 anos de carreira com concerto gratuito em Valença

O auditório da ESCE Valença recebe, esta terça-feira, pelas 21h30, o concerto do grupo valenciano 6tàs9, espetáculo de entrada livre que marca o arranque oficial das comemorações do Feriado Municipal de Valença, celebrado a 18 de fevereiro, quarta-feira.

Regional 17 Fevereiro, 2026

PSP de Viana do Castelo regista duas detenções e apreensão de droga

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo deteve dois homens esta semana no âmbito de operações de prevenção e combate à criminalidade, além de apreender estupefacientes numa ação policial na cidade.

Desporto 17 Fevereiro, 2026

AFVC promove reunião estratégica descentralizada em Caminha

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) promove no dia 19 de fevereiro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Caminha, uma reunião descentralizada com os clubes filiados.

Nacional 17 Fevereiro, 2026

Homem constituído arguido por difamação online em Viana do Castelo

Um homem foi constituído arguido pela Polícia Judiciária por suspeitas da prática dos crimes de difamação, denúncia caluniosa e falsidade informática, no concelho de Viana do Castelo.

Cultura 17 Fevereiro, 2026

Vela Votiva de Santa Marta em avaliação para património imaterial nacional

A inscrição da Vela Votiva de Santa Marta, tradição associada à freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, entrou em consulta pública por um período de 30 dias, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Desporto 17 Fevereiro, 2026

Centro de Atletismo de Mazarefes brilha no Campeonato Nacional de Clubes

O Centro de Atletismo de Mazarefes alcançou um lugar de destaque na Final do Campeonato Nacional de Clubes – III Divisão de pista coberta, disputada no passado fim de semana no Altice Fórum Braga, em Braga.