Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.
O tema central do congresso será o futuro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que enfrenta atualmente um cenário considerado crítico.
O encontro ocorre num contexto de escassez de médicos e dificuldades crescentes nos serviços de urgência, com impacto na prestação de cuidados à população. A desvalorização da carreira médica, evidenciada pela redução progressiva da proporção do salário dos médicos em relação ao salário mínimo nacional ao longo das últimas décadas, é também um dos temas centrais a ser abordado.
Durante o congresso, serão debatidos temas como a carreira médica, concursos, progressões e a reintegração do internato na carreira. Os delegados elegerão o novo Conselho Nacional, responsável por definir as linhas estratégicas e reivindicativas da Fnam para os próximos anos.
A Fnam tem origem na articulação entre os sindicatos de médicos das zonas Sul, Centro e Norte do país. Em 1986, foi criada a Coordenadora Nacional dos Sindicatos Médicos e, dois anos depois, formalizada a Federação Nacional dos Médicos. Os congressos da federação realizam-se ordinariamente de três em três anos.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.
Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.
As portagens nas autoestradas portuguesas vão aumentar 2,29% em 2026, uma subida que resulta da taxa de inflação homóloga sem habitação no continente, fixada em 2,19%, a que se junta 0,1% de compensação às concessionárias. O cálculo baseia-se nos dados de outubro divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.