Pelo oitavo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana traz o FITEI - Festival de Teatro de Expressão Ibérica a Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No dia 19 de maio, no Largo do Coreto da Beira Rio, no coração do centro histórico de Viana do Castelo, o espetáculo “Trajetória”, pelo Teatro do Frio, do Porto, contempla uma performance audiovisual que transporta o público através de uma jornada sensorial que combina sons e imagens que foram captadas durante expedições de bicicleta pelos artistas Rodrigo Malvar e Gonçalo Mota, projeto que é parte de um processo de investigação dos dois artistas denominado “Gyrovagus”. O espetáculo tem entrada gratuita.
Além disso, no dia 24 de maio, das 19h00 às 22h00, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, terá lugar a oficina “El Cuerpo del Autor”, conduzida pelo próprio Martín Flores Cárdenas. Contemplando uma metodologia alternativa inovadora para a escrita de textos teatrais, os participantes são convidados a explorar o corpo como fonte de inspiração e criação. As inscrições são gratuitas.
No dia 25 de maio, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, o espetáculo “No hay banda”, do criador argentino Martín Flores Cárdenas, desafia os limites da existência e da representação teatral, explorando o processo de escrita e encenação de uma peça inexistente. Os bilhetes custam entre 4€ e 10€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda, assim como em bol.pt.
Mais informação sobre o FITEI em Viana está disponível em http://www.tmsm.pt, assim como a programação integral do festival pode ser consultada em http://www.fitei.com.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Instituição fundada no ano de 1940 está a comemorar os 85 anos de atividade no que "consideramos ser a representatividade dos usos e costumes dos nossos antepassados procurando contribuir para a defesa da nossa identidade", destaca a direção do grupo.
Portugal iniciou com um triunfo a caminhada no Mundial de andebol, ao bater os Estados Unidos (EUA) por 30-21, no jogo de abertura do Grupo E, disputado em Oslo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou no dia 04 o nível 1 do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.
O espetáculo Rottweiler vs Chihuahua do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana sobe à cena do Teatro do Montemuro, na aldeia de Campo Benfeito, Castro Daire, no próximo domingo 19 de janeiro, às 16h00, iniciando uma digressão nacional da nova criação companhia de Viana do Castelo que vai passar por várias cidades ao longo do ano.
A 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.
A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, instalou, na terça-feira, um novo posto de transformação (PTD), na freguesia da Montaria. no concelho de Viana do Castelo.
O aguardado concerto de Marisa Liz, no grande auditório do Centro Cultural, tem a lotação completamente esgotada. Agendado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, pelas 21h30, bastou apenas 1 dia para que a lotação da sala esgotasse completamente, tanto na venda de ingressos ao balcão como na bilheteira online.