Pelo oitavo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana traz o FITEI - Festival de Teatro de Expressão Ibérica a Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No dia 19 de maio, no Largo do Coreto da Beira Rio, no coração do centro histórico de Viana do Castelo, o espetáculo “Trajetória”, pelo Teatro do Frio, do Porto, contempla uma performance audiovisual que transporta o público através de uma jornada sensorial que combina sons e imagens que foram captadas durante expedições de bicicleta pelos artistas Rodrigo Malvar e Gonçalo Mota, projeto que é parte de um processo de investigação dos dois artistas denominado “Gyrovagus”. O espetáculo tem entrada gratuita.
Além disso, no dia 24 de maio, das 19h00 às 22h00, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, terá lugar a oficina “El Cuerpo del Autor”, conduzida pelo próprio Martín Flores Cárdenas. Contemplando uma metodologia alternativa inovadora para a escrita de textos teatrais, os participantes são convidados a explorar o corpo como fonte de inspiração e criação. As inscrições são gratuitas.
No dia 25 de maio, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, o espetáculo “No hay banda”, do criador argentino Martín Flores Cárdenas, desafia os limites da existência e da representação teatral, explorando o processo de escrita e encenação de uma peça inexistente. Os bilhetes custam entre 4€ e 10€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda, assim como em bol.pt.
Mais informação sobre o FITEI em Viana está disponível em http://www.tmsm.pt, assim como a programação integral do festival pode ser consultada em http://www.fitei.com.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.