Pelo oitavo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana traz o FITEI - Festival de Teatro de Expressão Ibérica a Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No dia 19 de maio, no Largo do Coreto da Beira Rio, no coração do centro histórico de Viana do Castelo, o espetáculo “Trajetória”, pelo Teatro do Frio, do Porto, contempla uma performance audiovisual que transporta o público através de uma jornada sensorial que combina sons e imagens que foram captadas durante expedições de bicicleta pelos artistas Rodrigo Malvar e Gonçalo Mota, projeto que é parte de um processo de investigação dos dois artistas denominado “Gyrovagus”. O espetáculo tem entrada gratuita.
Além disso, no dia 24 de maio, das 19h00 às 22h00, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, terá lugar a oficina “El Cuerpo del Autor”, conduzida pelo próprio Martín Flores Cárdenas. Contemplando uma metodologia alternativa inovadora para a escrita de textos teatrais, os participantes são convidados a explorar o corpo como fonte de inspiração e criação. As inscrições são gratuitas.
No dia 25 de maio, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, o espetáculo “No hay banda”, do criador argentino Martín Flores Cárdenas, desafia os limites da existência e da representação teatral, explorando o processo de escrita e encenação de uma peça inexistente. Os bilhetes custam entre 4€ e 10€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda, assim como em bol.pt.
Mais informação sobre o FITEI em Viana está disponível em http://www.tmsm.pt, assim como a programação integral do festival pode ser consultada em http://www.fitei.com.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.