Pelo oitavo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana traz o FITEI - Festival de Teatro de Expressão Ibérica a Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No dia 19 de maio, no Largo do Coreto da Beira Rio, no coração do centro histórico de Viana do Castelo, o espetáculo “Trajetória”, pelo Teatro do Frio, do Porto, contempla uma performance audiovisual que transporta o público através de uma jornada sensorial que combina sons e imagens que foram captadas durante expedições de bicicleta pelos artistas Rodrigo Malvar e Gonçalo Mota, projeto que é parte de um processo de investigação dos dois artistas denominado “Gyrovagus”. O espetáculo tem entrada gratuita.
Além disso, no dia 24 de maio, das 19h00 às 22h00, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, terá lugar a oficina “El Cuerpo del Autor”, conduzida pelo próprio Martín Flores Cárdenas. Contemplando uma metodologia alternativa inovadora para a escrita de textos teatrais, os participantes são convidados a explorar o corpo como fonte de inspiração e criação. As inscrições são gratuitas.
No dia 25 de maio, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, o espetáculo “No hay banda”, do criador argentino Martín Flores Cárdenas, desafia os limites da existência e da representação teatral, explorando o processo de escrita e encenação de uma peça inexistente. Os bilhetes custam entre 4€ e 10€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda, assim como em bol.pt.
Mais informação sobre o FITEI em Viana está disponível em http://www.tmsm.pt, assim como a programação integral do festival pode ser consultada em http://www.fitei.com.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.