Logo
Regional

“Fit4Alz” é o Programa desenvolvido no Politécnico de Viana do Castelo para ajudar doentes de Alzheimer

11 Abril, 2023 | 11:51
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No Dia Mundial da Atividade Física, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou o projeto "Fitness for Alzheimer". Coordenado pela Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), este projeto dispõe de um conjunto de ferramentas para a prática de exercício físico para pessoas com problemas cognitivos, nomeadamente doentes de Alzheimer.

Atualmente prevê-se que, mais de 44 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de demência. Sem tratamento ou cura e com o aumento da esperança média de vida, os investigadores acreditam que o número mais do que triplique em 2050 e atinja 135 milhões de pessoas. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e as estimativas apontam para que seja responsável por cerca de 70% dos casos.

Foi a pensar nestes dados que alunos da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), desenvolveram o projeto Fitness for Alzheimer – Fit4Alz.

Trata-se de um conjunto de ferramentas, digitais e manuais, bem como as orientações para a prática de exercício físico para pessoas com problemas cognitivos, nomeadamente doentes de Alzheimer.

Coordenado pela docente Ana Silva, o projeto Fit4Alz, com financiamento da União Europeia, está inserido no programa Erasmus + Sport. Em Portugal, além da ESDL-IPVC, conta com apoios da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, da Universidade da Maia, do Politécnico da Maia e do Município da Maia. Fit4Alz conta, ainda, com contributos de instituições dos Países Baixos, Itália, Sérvia e Polónia, englobando cerca de 500 idosos em cada um dos países.

Pensado para ultrapassar as barreiras para a prática de atividade física por parte de doentes de Alzheimer, adequando a atividade física às necessidades desta população específica, “vamos aplicar diferentes metodologias de treino nos seniores para verificar aquelas que causarão melhores resultados e que ajudarão a mitigar os efeitos, que possam ser responsáveis por melhorias cognitivas ou até que travem o avanço da doença” bem como, “paralelamente, vamos incluir exercícios de dupla tarefa, ou seja,
exercícios não só físicos, mas também cognitivos”. “A ideia será analisar o conjunto de exercícios que melhor se adeque para amenizar os efeitos da doença”, explica a docente e investigadora da ESLD-IPVC, Ana Silva.

O Objetivo final será criar um guia de boas práticas com orientações de exercícios para pessoas com declínio cognitivo com quatro tipos de exercícios: treino aeróbio; treino de força; treino aeróbio com exercícios cognitivos e treino de força com exercícios cognitivos.

“A literatura mostra que o treino aeróbio, pelo facto de promover uma maior oxigenação cerebral, produz uma melhoria do funcionamento do cérebro. Existem já exercícios mentais com impacto cognitivo e o que vamos fazer é analisar o efeito que cada exercício tem. Queremos também analisar se a junção de exercícios trata melhores resultados. O treino de força é outra alternativa. Neste momento, é pouco estudada, mas queremos analisá-la. Nestes doentes, o que mais se estuda são os exercícios mentais, mas poderão os físicos ser uma alternativa”, acrescenta Ana Silva.

Os idosos estão já referenciados. Em Portugal, o Fit4Alz será aplicado pelo Município da Maia, que tem já um projeto sénior em
curso.

O programa terá a duração de 30 meses.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.