Projeto inovador foi desenvolvido em cooperação com a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro. Os resultados do projeto, 32 protótipos, serão apresentados, na Turquia, no próximo mês de novembro.
O desafio foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e prontamente aceite pelos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, para que utilizassem a folha de pedra e a aplicassem em novos conceitos.
Lapisfolies consiste no projeto que os alunos finalistas do ciclo de estudos em Design do Produto da ESTG-IPVC desenvolveram numa atividade protocolada entre o ESTG-IPVC e a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro”.
Um dos objetivos do projeto foi o de dar aos alunos a oportunidade de alcançarem a leitura e a interpretação do material, adianta a docente do curso de Design Liliana Soares, que sublinha ainda que se tratou de uma “oportunidade importante de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projeto”.
Lapisfolies, revela a docente “interpreta a folha de pedra orientando o design de materiais para novas aplicações, numa realidade à procura de qualidades locais, sustentabilidade e renovação”.
No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que “foi utilizada a metodologia da cross-fertilization que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos”.
Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, “muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo”.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.