Projeto inovador foi desenvolvido em cooperação com a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro. Os resultados do projeto, 32 protótipos, serão apresentados, na Turquia, no próximo mês de novembro.
O desafio foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e prontamente aceite pelos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, para que utilizassem a folha de pedra e a aplicassem em novos conceitos.
Lapisfolies consiste no projeto que os alunos finalistas do ciclo de estudos em Design do Produto da ESTG-IPVC desenvolveram numa atividade protocolada entre o ESTG-IPVC e a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro”.
Um dos objetivos do projeto foi o de dar aos alunos a oportunidade de alcançarem a leitura e a interpretação do material, adianta a docente do curso de Design Liliana Soares, que sublinha ainda que se tratou de uma “oportunidade importante de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projeto”.
Lapisfolies, revela a docente “interpreta a folha de pedra orientando o design de materiais para novas aplicações, numa realidade à procura de qualidades locais, sustentabilidade e renovação”.
No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que “foi utilizada a metodologia da cross-fertilization que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos”.
Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, “muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo”.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.