Projeto inovador foi desenvolvido em cooperação com a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro. Os resultados do projeto, 32 protótipos, serão apresentados, na Turquia, no próximo mês de novembro.
O desafio foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e prontamente aceite pelos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, para que utilizassem a folha de pedra e a aplicassem em novos conceitos.
Lapisfolies consiste no projeto que os alunos finalistas do ciclo de estudos em Design do Produto da ESTG-IPVC desenvolveram numa atividade protocolada entre o ESTG-IPVC e a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro”.
Um dos objetivos do projeto foi o de dar aos alunos a oportunidade de alcançarem a leitura e a interpretação do material, adianta a docente do curso de Design Liliana Soares, que sublinha ainda que se tratou de uma “oportunidade importante de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projeto”.
Lapisfolies, revela a docente “interpreta a folha de pedra orientando o design de materiais para novas aplicações, numa realidade à procura de qualidades locais, sustentabilidade e renovação”.
No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que “foi utilizada a metodologia da cross-fertilization que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos”.
Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, “muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo”.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.